Saas o novo garimpo do marketing digital
A sigla SaaS significa “Software as a Service”. Proponho que coloquemos a ênfase no serviço. Sim, o software deve ser importante, impecável, poderoso e impressionante. Mas o serviço precisa ser mantido como modelo de virtudes.
Com o rápido desenvolvimento de tecnologias, inteligência artificial e inovações, o segmento SaaS está crescendo rapidamente. Em 2023, estima-se que o mercado global de software como serviço (SaaS) atinja US 208 bilhões , o que representa um tremendo crescimento em comparação com US 31,4 bilhões em 2015. Portanto, devido ao rápido aumento no número e valor do segmento SaaS.
E se algo está dando muito dinheiro pode ter certeza que o desenvolvimento e implementação de soluções de marketing orientadas ao "SaaS" estarão em alta em 2023 por diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos "Saas" ou cursos digitais relacionados ao mercado.
Mas é fundamental ter uma abordagem coerente específica para o desenvolvimento da estratégia de marketing digital SaaS.
Marketing é difícil. Mas e o marketing de algo que não tem presença física ? Ou comercializar algo que está em constante mudança? Ou comercializando algo que tem algum nome bobo? Ou comercializar algo que apenas cerca de 20 empresas B2B estarão interessadas? Ou comercializar algo que nem faz sentido para a pessoa comum?
O marketing "SaaS" não é para os fracos de coração. É desafiador. E é extremamente diferente de praticamente todos os outros tipos de marketing que o mundo conhece.
Neste artigo, quero apontar algumas dessas diferenças. Eu quero fazer outra coisa, no entanto. Quero destacar algumas das vantagens inerentes ao marketing SaaS, que talvez o ajudem a fazer seu trabalho de marketing um pouco melhor.
Dar coisas grátis é realmente uma coisa boa.
Se você estivesse vendendo mercadorias físicas, não daria uma tonelada de coisas grátis. Algumas amostras grátis para a loja de varejo? Pode ser. Uma promoção de mala direta com uma amostra? Pode ser.
Mas dar o produto completo? Nunca!
Mas é exatamente isso que o marketing SaaS deve fazer. Oferecer um produto ou serviço gratuito é uma das estratégias de marketing SaaS mais comuns e amplamente aceitas. A “avaliação gratuita” é uma estratégia de marketing estratégica para aquisição e integração de clientes SaaS .
O modelo gratuito tem dezenas de iterações - avaliação gratuita, avaliação paga, avaliação com informações de cartão de crédito, avaliação sem informações de cartão de crédito, modelo freemium, avaliação gratuita de 90 dias, versão limitada gratuita, etc., etc. recurso é gratuito. Gratuito é o óleo do mecanismo de marketing SaaS.
Você verá isso em quase todos os lugares que olhar. Se você quiser qualquer tipo de produto SaaS, provavelmente verá uma opção de avaliação gratuita em algum lugar.
O ciclo de vendas é notavelmente curto.
“Vendas B2B” é sinônimo de “longos ciclos de vendas”. Trabalho com empresas que consideram um ciclo de vendas de 12 meses um processo rápido.
Mas no mundo SaaS, 12 meses é como uma eternidade.
As vendas SaaS têm tudo a ver com vendas rápidas. Peter Cohen, sócio-gerente da SaaS Marketing Strategy Advisors escreveu isso , que eu acho que é perfeito.
Você não encontrará bate-papo, eventos esportivos caros, degustações de vinhos sofisticadas ou tacadas em um clube de golfe caro. O processo de compra de SaaS é rápido, transacional e pronto.
Uma das coisas que torna o processo tão rápido é a natureza do próprio software. O software é uma área em constante evolução, com constantes mudanças, avanços e retrocessos. Se um processo de vendas durasse seis meses, haveria pelo menos doze iterações do software nesse período de tempo.
Seu maior patrimônio são suas informações.
O marketing de SaaS depende de informações.
É incrível como isso é fundamental, mas com que frequência é negligenciado. Pense por um minuto sobre alguns de seus blogs e fontes de informação favoritos. Você percebe que muitas dessas informações vêm de pessoas que vendem SaaS ou de um provedor de SaaS?
Tomemos, por exemplo, Buffer. Seu blog mundialmente famoso é, na verdade, um produto de informação para apoiar seu serviço de mídia social. Sim, eles querem que você leia o blog deles. Mas o mais importante, eles querem que você experimente o produto deles.
Se você está blogando, twittando, falando, postando, pensando, falando ou fazendo seu trabalho de outra forma, isso deve envolver a propagação de informações. A maioria dos SaaS é projetada com a finalidade de fornecer informações. Assim, o principal trabalho do profissional de marketing SaaS deve ser fornecer informações que levem à fonte de mais informações - o produto SaaS.
A maior parte de sua receita vem de seus clientes SaaS existentes. De acordo com o Gartner, 80% de toda a receita futura virá de apenas uma fração (20%) de seus clientes atuais. Se você aumentar a retenção de clientes em apenas 5%, poderá aumentar a lucratividade do seu negócio em 75%, dizem pesquisadores da Bain & Co.
A retenção de clientes é fundamental para o setor de SaaS, mais do que para todos os outros setores. Christopher Janz destaca em seu artigo - aprender mais sobre as porcentagens de retenção de clientes e o valor vitalício é fundamental para o sucesso do marketing SaaS.
Quando você tabula e analisa essas informações, o verdadeiro poder e valor da retenção de clientes é extremamente óbvio.