Isso não é sobre a área de TI, é sobre a vida.
Concordo em partes com o que foi dito, mas acredito que ao buscar viver de forma mais leve nesses ambientes (alguns até tóxicos) ajuda bastante.
Não tô dizendo que é fácil, mas muita inteligência emocional é necessária para ambientes corporativos.
Eu adicionaria também que existem pessoas que são de fato muito boas, e que de fato, conseguem entregar mais do que você em menos tempo. Faz parte.
Por último, é necessário saber se posicionar e socializar. O ser humano é sociável, na TI perdemos bastante por limitarmos nossa capacidade de se relacionar. Enfim, como eu disse mais cedo, não é sobre TI, é sobre a vida.
Tratando-se de vida, o que eu digo é: tenha princípios e viva a vida conforme os seus princípios, não abra mão deles. É isso que vai trazer felicidade, e não o emprego ou cargo em si. Não importa se existem pessoas falsas, se você não o é. Não importa se você vai ser injustiçado, se você foi justo. Se vier a ser líder, seja um líder integro. O seu caráter prevalecerá, e por mais que demore você será reconhecido por isso. E mesmo que não fosse, você não será infeliz, porque você foi fiel aos seus princípios.