Executando verificação de segurança...
4

Parabéns pelo post! E obrigado por compartilhar. É legal ver outros se aventurando na da programação dentro do banco de dados.

PL/SQL é uma ferramenta incrível para quem realmente quer dominar a arte de programação. E não se trata só de PL/SQL no Oracle, mas também do pgSQL no Postgres, inclusive com suporte à JavaScript, ou até funções nativas em C para o SQLite.

Programar direto no banco é poderoso, eficiente, e, sinceramente, muito mais divertido! E tem muita gente por aí ainda discutindo qual ORM é o melhor... Hahaha, mal sabem eles o que estão perdendo!

Um abraço e bons estudos!

Carregando publicação patrocinada...
3

Porém colocar regra de negócios no banco de dados é de uma burrice sem tamanho, gerando acoplamento desnecessário.

Outro ponto é o fato de ser Oracle, um banco que se perdeu no tempo, deixando muito a desejar. O PostgreSQL hoje em dia é muito superior ao Oracle em vários aspectos.

2
2

Se não colocar a regra de negócio no banco de dados, como consegue garantir a qualidade/integridade dos dados, se estes forem alterados fora da aplicação. No caso Oracle se eu aceder aos dados a partir do cliente sqlplus por exemplo e modificar dados, como garantir a consistência?

Quanto ao Oracle se ter perdido no tempo, não me parece que tenha estado com atenção às versões que têm sido lançadas... podemos ter queixas do custo, mas de funcionalidades não vejo atraso nenhum :-)

1