Executando verificação de segurança...
21

Como diria o poeta, "nem discordo, nem concordo, muito pelo contrário".

Por um lado, se você que construir algo para vender. O método científico — teoria, hipótese, experimento, validação — é o caminho. No mundo das startups, isso se chama botar o MVP para rodar, que, aliás, tem um nome péssimo, porque o MVP não é um produto, é um experimento. Steve Blank tem uma metodologia brilhante para isso, o Customer Discovery, que basicamente diz: "Saia do prédio e fale com pessoas reais antes de construir." LEIA O LIVRO!!!

Mas, por outro lado, sou obrigado a discordar. Às vezes, a melhor forma de construir algo realmente revolucionário é simplesmente porque você quer. E fodasse o mundo.

  • Linus Torvalds não validou o Linux antes de começar. Ele só queria um sistema operacional que funcionasse no PC dele.
  • Tim Berners-Lee não fez pesquisa de mercado antes de criar a World Wide Web. Ele só queria compartilhar documentos com outros cientistas.
  • Santos Dumont não perguntou se alguém queria o avião. Ele só queria voar.

Enfim...as vezes engenharia vira pura arte.

  • Picasso não perguntou se alguém queria ver cubismo. Ele só pintou.
Carregando publicação patrocinada...
3

Pra não cair na armadilha de "perder tempo construindo algo que ninguém quer", eu costumo só iniciar um projeto se, de antemão, ele tiver pelo menos alguma serventia para mim.

É claro que o ganho básico e natural para não sentir que perdeu tempo é o conhecimento adquirido. Mas é bem mais gratificante, em vez de apenas obter aprendizado, fazer isso enquanto constrói algo útil.

Por isso, se não tenho certeza de que servirá para alguém, preciso ter absoluta certeza de que será algo que resolve um problema meu. Assim nunca será perda de tempo.

3

Ontem o que mais aconteceu comigo foi isso!! E vou guarda essa frase comigo O jeito mais rápido de perder tempo é construir algo que ninguém quer. Realmente é o que resumiu meu dia super improdutivo ontem kkkk.

2

Steve Blank tem uma metodologia brilhante para isso, o Customer Discovery, que basicamente diz: "Saia do prédio e fale com pessoas reais antes de construir." LEIA O LIVRO!!!

Gostei da sugestão! Vou colocar no topo da minha lista.

Às vezes, a melhor forma de construir algo realmente revolucionário é simplesmente porque você quer. E fodasse o mundo.

É interessante essa perspectiva! Ao mesmo tempo, há outros caminhos que não envolvem criar algo revolucionário. Por exemplo, àqueles que envolvem construir algo minimamente sustentável ao longo dos anos com o objetivo de conseguir financiar outros sonhos (que não necessariamente envolvam criar um negócio).