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Se ninguém pediu, por que você tá construindo? 😅

Você já parou pra pensar na quantidade absurda de coisas que a gente constrói sem nunca ter perguntado se alguém realmente precisava delas?

Eu já cometi esse erro várias vezes:

  • Passar semanas (ou meses!) desenvolvendo algo incrível… que ninguém pediu.
  • Me empolgar com ideias brilhantes e super completas sem validar antes.
  • Ficar frustrado depois, achando que o problema era a ideia, o mercado ou qualquer coisa, menos eu mesmo.😅

Mas descobri uma coisa importante no meio desse processo todo:

O jeito mais rápido de perder tempo é construir algo que ninguém quer.

A validação não é só um detalhe "legalzinho" pra depois que você já gastou tempo e dinheiro. É o ponto zero de qualquer coisa que você for fazer.

Recentemente comecei a pensar se não existe um jeito mais fácil de fazer essa validação inicial. Algo que me ajudasse a conversar com pessoas certas, testar as ideias e entender se alguém realmente se importa, sem precisar sofrer tanto com esse processo.

E você? Concorda? Discorda? Já construiu algo que ninguém queria também? Tem algum jeito mais fácil que você usa pra validar ideias hoje em dia? Me conta aí nos comentários.

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Como diria o poeta, "nem discordo, nem concordo, muito pelo contrário".

Por um lado, se você que construir algo para vender. O método científico — teoria, hipótese, experimento, validação — é o caminho. No mundo das startups, isso se chama botar o MVP para rodar, que, aliás, tem um nome péssimo, porque o MVP não é um produto, é um experimento. Steve Blank tem uma metodologia brilhante para isso, o Customer Discovery, que basicamente diz: "Saia do prédio e fale com pessoas reais antes de construir." LEIA O LIVRO!!!

Mas, por outro lado, sou obrigado a discordar. Às vezes, a melhor forma de construir algo realmente revolucionário é simplesmente porque você quer. E fodasse o mundo.

  • Linus Torvalds não validou o Linux antes de começar. Ele só queria um sistema operacional que funcionasse no PC dele.
  • Tim Berners-Lee não fez pesquisa de mercado antes de criar a World Wide Web. Ele só queria compartilhar documentos com outros cientistas.
  • Santos Dumont não perguntou se alguém queria o avião. Ele só queria voar.

Enfim...as vezes engenharia vira pura arte.

  • Picasso não perguntou se alguém queria ver cubismo. Ele só pintou.
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Pra não cair na armadilha de "perder tempo construindo algo que ninguém quer", eu costumo só iniciar um projeto se, de antemão, ele tiver pelo menos alguma serventia para mim.

É claro que o ganho básico e natural para não sentir que perdeu tempo é o conhecimento adquirido. Mas é bem mais gratificante, em vez de apenas obter aprendizado, fazer isso enquanto constrói algo útil.

Por isso, se não tenho certeza de que servirá para alguém, preciso ter absoluta certeza de que será algo que resolve um problema meu. Assim nunca será perda de tempo.

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Ontem o que mais aconteceu comigo foi isso!! E vou guarda essa frase comigo O jeito mais rápido de perder tempo é construir algo que ninguém quer. Realmente é o que resumiu meu dia super improdutivo ontem kkkk.

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Steve Blank tem uma metodologia brilhante para isso, o Customer Discovery, que basicamente diz: "Saia do prédio e fale com pessoas reais antes de construir." LEIA O LIVRO!!!

Gostei da sugestão! Vou colocar no topo da minha lista.

Às vezes, a melhor forma de construir algo realmente revolucionário é simplesmente porque você quer. E fodasse o mundo.

É interessante essa perspectiva! Ao mesmo tempo, há outros caminhos que não envolvem criar algo revolucionário. Por exemplo, àqueles que envolvem construir algo minimamente sustentável ao longo dos anos com o objetivo de conseguir financiar outros sonhos (que não necessariamente envolvam criar um negócio).

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Com certeza! E muito. Ao mesmo tempo, é importante ter as expectativas alinhadas desde o começo. Por exemplo, "estou criando isso para aprender ou no fundo tenho a expectativa de isso virar um negócio?". Se a expectativa for transformar em um negócio, a validação da ideia deveria ser o primeiro passo antes de qualquer linha de código.

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Mas ai que tá a coisa da criação, voce pode criar so para aprender e nisso virar um negócio bilionário, como poode querer criar coisa e so aprender com elas. E claro que temos que colocar metas e expectativa e trilhar o que vamos fazer, mas se colocar como ponto crucial voce nao vai sair do lugar ou nao vai fazer Nada, porque sempre vai estar se perguntando se aquilo vai virar algo ou alguem vai querer.A validação e importante muito eu diria, mas em um pesamento e melhor o faça depois valide, crie primeiro, se niguem gostar voce terá aprendido, ou pode pegar outro rumo bem mais rapido e facil porque ja vai ter criado bastante coisa pra mudar.Porque se voce querer validar primeiro, voce nao vai ter feito nada , assim nao apredido nada, e nao vai ter nada para pivotar ou seguir outro rumo.

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Tenho 2 pontos e que não envolvem "Criar para ganhar experiência ou Conhecimento"

1 - Se pensa em ganhar dinheiro, criar algo que ninguem pediu e QUE NÃO existe demanda de pessoas que buscam por isso, é um tiro no escuro, as chances são grandes de não ganhar nada e de o projeto sem um fracasso total.

2 - Se pensa em criar algo INOVADOR, então o caminho é criar algo que as pessoas não pediram, pois "As pessoas não sabem o que querem até mostrarmos a elas - Steve Jobs".

Meu pensamento é: Criar algo para ganhar dinheiro, depois quando já tiver dinheiro suficiente, começar a criar coisas aleatórias que ninguem pediu, visando na criação de algo inovador que terá sucesso e que me dará um retorno financeiro.

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Bem básico: se é apenas para aquisição de conhecimento, que coisa boa construir o que ninguem pediu! Colocar para rodar coisas simplesmente pelo prazer de ver a coisa funcionando, dando um belo de um dedo do meio para o mercado, como ele merece!

AGORA, SE VOCÊ ESTÁ CAÇANDO DINHEIRO, ai a coisa muda. Vender o produto que mercado está demandando já não é facil. Imagina se ninguém pediu por ele...

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Complicado, eu faço muito isso ... mas tem um porém, eu amo programar e se eu programasse só o que me pedem ou o que é "produtivo" eu seria infeliz, eu amo testar uma tool nova, realizar algo só por que "dá pra fazer". Um dev que programa por satisfação e que possui o codigo na alma (e não pq a área paga bem) é como um mago digital, possibilitando coisas inexperadas por satisfação própria e para nós magos deixo uma frase que gosto muito:

"Um mago nao comete erros, ele cria possibilidades inesperadas!" - Merlin (Wizards - Contos de Arcádia)

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Uma infinidade de coisa foram criadas sem ninguem pedir, voce mesmo usa e usufruir de coisa que niguem pediu que niguem queria, mas quando foi criado a pessoas usaram e muitas coisa se tornaram padrao de uso do mundo.
Ninguém pediu a energia e produtos derivados dela, mas hoje todos usam..Já dizia a frase
"As pessoas não sabem o que querem até ter essa coisa"

Desculpe mas eu nao concordo nem um misero com isso, se nao fosse alguem fazendo nao teriamos nada, e a inovação nao existiria, fazer somente o que pede , voce nao faria nada.

Como muito citaram varias coisas na tecnologia que só existem porque alguem fez sem ao menos alguém pedir, mas também temos a ciencia que funciona e descobre e realiza sem ninguém querer ou pedir.