Executando verificação de segurança...
1

Concordo totalmente com seu comentario e acredito tambem que se importar com as pessoas é sempre a soluçāo. Tenho a impressāo que aqui no Brasil isso nāo acontece tanto e as pessoas nāo conseguem entender que isso é necessário.

Hoje trabalho na Alemanha, tenho muito a impressão de que a cultura corporativa lá tem uma consciencia maior de vida pessoal vs. trabalho, e por isso entendem que as pessoas tem realidades diferentes, mas pode ser uma impressao minha mesmo...

Carregando publicação patrocinada...
2

Em termos de entrega o Brasil sempre foi superior em agilidade e qualidade, porém isso veio acompanhado de uma má liderança focada na micro-gestão e auto burnout (sempre aconteceu, só demos nome agora)

Lembro de conversar com meu primo que mora na europa, ele mencionou que estava para fazer a entrega de um produto importante na sexta-feira, porém por algum motivo ninguém ligou para isso, fizeram só na segunda-feira.

Os dois casos que citei são extremos, acredito que temos que trabalhar em uma linha tenue entre manter a entrega de qualidade e agilidade mas com um time livre sem um gerente batendo no ombro a cada segundo perguntando como estão suas atividades

Para isso é necessário que o gestor confie na equipe e delegue as atividades voltadas a entrega

Isso da cada vez mais autonomia para os devs e isso é o que importa

Assim sendo, o tal do espirito de dono que os gestores de hoje em dia tanto cobram vem de forma automatica e fluida