Informação ruim é pior do que não ter informação.
"Você é o responsável pela verdade?" Não adianta apelar pra conceitos filosóficos do que é verdade, o problema são coisas bem mais básicas como "enfiar ozônio na b... pra curar Covid". E pra não ter uma montanha de bobagens como essa é simples, basta dar mais peso para fontes com curadoria e reputação (institutos de pesquisa, universidades, etc), resposabilizar quem deveria gastar um mínimo de rescurso para melhorar a qualidade da informação.
Exemplo, hoje o juninho influencer falando de Covid tem tanto ou mais peso do que a Fiocroz nas redes sociais. E o seu Zé não vai saber entrar nos canais oficiais da Fiocruz pra se informar sobre a Covid, ele vai entrar no Facebook e se medicar incorretamente porque o juninho falou. As Big Techs preferem ver o seu Zé morrendo por medicação incorreta do que gastar dinheiro moderando o conteúdo.
O problema é muito mais óbvio e simples do que a discussão filosófica "do que é verdade".
Na verdade, essa argumentação de "liberdade pra falar qualquer coisa" é tão boba que chega a ser infantil e dá uma tristeza enorme ver tantos "adultos" repetindo uma argumentação boba dessas...