Executando verificação de segurança...
3

Sua fala faz sentido para um mundo Web, onde o objetivo é criar e consumir serviços.

Eu era pesquisador na de Petróleo, mais especificamente, Sísmica. Então o objetivo era processar volumes gigantescos de dados. Então o "Acontece que eu NUNCA me deparei com um cenário em que o verdadeiro gargalo é a linguagem", nesse meu caso, já me deparei. E digo "Python é lento demais! Deveria ter usado Fortran." (é o que pessoa mais usa nessa área).

Seismic Animation

Mas o Python mesmo tem várias soluções pra deixá-lo rápido (a maioria é feito em C/C++). Mas o cara tem que saber fuçar. Se se só pegar direto em Python puro, irá sofrer rsrs.

Carregando publicação patrocinada...
1

Para projetos novos, o debate sobre qual linguagem utilizar é muito importante.
Não adianta querer usar python para criar um aplicativo mobile, ou querer usar Javascript para criar um modelo de ML...

O meu ponto aqui é que frequentemente o diagnóstico do problema é feito da maneira errada. É muito confortável olhar um sistema ruim e dizer que o problema é a linguagem. Você terceiriza a culpa para os desenvolvedores da linguagem/framework e ainda ganha argumento para reescrever tudo na sua linguagem favorita, quando a solução mais viável para o negócio seria a refatoração.

2

Ah, sim. Agora ficou claro.

Realmente é isso. O gargalo está na forma em que foi escrito.

Tanto é que tem projetos grandes que são feitos em monolíticos como Github (Rails), YouTube (Django) e stackoverflow (acho que é Rails), que são linguagens "lentas" mais aguenta mais porrada que muito projeto feito em Go ou Rust. Não adianta. Código é ruim é código ruim, não importa a linguagem escrita.