[DESABAFO] de um desenvolvedor jr em uma startup
Resenha após o texto: Isso é só a ponta do iceberg, não coloquei nesse texto que eu tive que largar minha vida pessoal, menos tempo pra minha namorada, menos tempo pra minha familia, menos tempo pra mim mesmo e na maioria do tempo eu só quero não levantar da cama e ficar sem fazer nada o dia inteiro, meu corpo e minha mente se sente assim, mas todo dia eu tenho que levantar e fazer o que tem que ser feito, independente do que acontecer
Enfim, como titulo já diz, isso é basicamente um desabafo. Recentemente fiz 18 anos e com isso veio novas responsabilidades, há cerca de 2 meses me mudei de cidade para começar na faculdade (sistemas de informação), é um curso bem maneiro, com uma grade curricular muito boa e recomendo muito.
Me mudando de cidade, a empresa que eu já estou há cerca de 1 ano e 4 meses me deixou no regime home-office, antes de me mudar de cidade eu já me sentia totalmente desgastado na empresa, como é uma startup, não existe nenhum desenvolvedor superior(tirando o CEO), mas o conhecimento dele também não é grandes coisas.
E já faz uns 8 meses que é assim, todas as responsabilidades como desenvolvedor caem para cima de mim, e basicamente não tenho nenhum superior para conseguir me auxiliar nisso, mesmo que não pareça eu gosto bastante disso, creio que em um futuro ter essas "soft skills" vão ser completamente essenciais e vão se tornar um diferencial.
Agora home-office, achei que eu ia ficar um pouco mais tranquilo, por "parar" de ser o "desenvolvedor principal", mas foi bem ao contrário, além da pressão que eu coloco em mim mesmo, as tarefas já não rendem como antes, e parece que tudo isso vira uma bola de neve, eu não deixei de ser o desenvolvedor que mais entrega, mas mesmo assim eu me cobro bastante pelo meu desempenho e tenho medo dos superiores acharem que o home-office fez isso.
O meu salário comparado ao que fazemos, também não é muito atrativo, mas como estou no começo, creio que isso é o que menos importa, mas já cheguei a conversar com os superiores e não tem pretensão do meu salário mudar e muito menos o cargo, sempre vai ser mais tarefas e menos remuneração. Sem contar que o sistema é totalmente legado criado pelo CEO, tecnologias "novas" mas feitas de forma porca, toda alteração tem que ser feita em produção, e mesmo que eu queira mudar isso, o CEO nunca vai ver isso como "benéfico" para dedicar tempo para isso, sempre vai ser desenvolvendo coisas que vão virar legado, e jogando bugs direto para produção, já que o que importa é só entregar, sem ligar pra nem um minimo de qualidade.
Sinceramente, sinto que estou começando a ficar estagnado e cansado, não tenho uma remuneração atrativa para o que desempenho, não consigo aprender com o trabalho que exerco, apenas aprendo a como lidar com a pressão de entregas e ajudar os outros desenvolvedores, e todo tempo livre que me resta é pra ir a academia, fazer a faculdade(que me ocupam 4 horas do meu dia) e não tenho mais tempo livre para conseguir focar nos projetos que eu fazia para tentar ganhar conhecimento.
E pra quem se sente igual eu, fique tranquilo, uma hora isso tudo vai melhorar e todo o esforço dedicado para se tornar um dev melhor vai ser compensado. Não desistam amigos, no final isso tudo vale apena.