Executando verificação de segurança...
14

[DESABAFO] de um desenvolvedor jr em uma startup

Resenha após o texto: Isso é só a ponta do iceberg, não coloquei nesse texto que eu tive que largar minha vida pessoal, menos tempo pra minha namorada, menos tempo pra minha familia, menos tempo pra mim mesmo e na maioria do tempo eu só quero não levantar da cama e ficar sem fazer nada o dia inteiro, meu corpo e minha mente se sente assim, mas todo dia eu tenho que levantar e fazer o que tem que ser feito, independente do que acontecer

Enfim, como titulo já diz, isso é basicamente um desabafo. Recentemente fiz 18 anos e com isso veio novas responsabilidades, há cerca de 2 meses me mudei de cidade para começar na faculdade (sistemas de informação), é um curso bem maneiro, com uma grade curricular muito boa e recomendo muito.

Me mudando de cidade, a empresa que eu já estou há cerca de 1 ano e 4 meses me deixou no regime home-office, antes de me mudar de cidade eu já me sentia totalmente desgastado na empresa, como é uma startup, não existe nenhum desenvolvedor superior(tirando o CEO), mas o conhecimento dele também não é grandes coisas.

E já faz uns 8 meses que é assim, todas as responsabilidades como desenvolvedor caem para cima de mim, e basicamente não tenho nenhum superior para conseguir me auxiliar nisso, mesmo que não pareça eu gosto bastante disso, creio que em um futuro ter essas "soft skills" vão ser completamente essenciais e vão se tornar um diferencial.

Agora home-office, achei que eu ia ficar um pouco mais tranquilo, por "parar" de ser o "desenvolvedor principal", mas foi bem ao contrário, além da pressão que eu coloco em mim mesmo, as tarefas já não rendem como antes, e parece que tudo isso vira uma bola de neve, eu não deixei de ser o desenvolvedor que mais entrega, mas mesmo assim eu me cobro bastante pelo meu desempenho e tenho medo dos superiores acharem que o home-office fez isso.

O meu salário comparado ao que fazemos, também não é muito atrativo, mas como estou no começo, creio que isso é o que menos importa, mas já cheguei a conversar com os superiores e não tem pretensão do meu salário mudar e muito menos o cargo, sempre vai ser mais tarefas e menos remuneração. Sem contar que o sistema é totalmente legado criado pelo CEO, tecnologias "novas" mas feitas de forma porca, toda alteração tem que ser feita em produção, e mesmo que eu queira mudar isso, o CEO nunca vai ver isso como "benéfico" para dedicar tempo para isso, sempre vai ser desenvolvendo coisas que vão virar legado, e jogando bugs direto para produção, já que o que importa é só entregar, sem ligar pra nem um minimo de qualidade.

Sinceramente, sinto que estou começando a ficar estagnado e cansado, não tenho uma remuneração atrativa para o que desempenho, não consigo aprender com o trabalho que exerco, apenas aprendo a como lidar com a pressão de entregas e ajudar os outros desenvolvedores, e todo tempo livre que me resta é pra ir a academia, fazer a faculdade(que me ocupam 4 horas do meu dia) e não tenho mais tempo livre para conseguir focar nos projetos que eu fazia para tentar ganhar conhecimento.

E pra quem se sente igual eu, fique tranquilo, uma hora isso tudo vai melhorar e todo o esforço dedicado para se tornar um dev melhor vai ser compensado. Não desistam amigos, no final isso tudo vale apena.

Carregando publicação patrocinada...
6

não tem pretensão do meu salário mudar e muito menos o cargo, sempre vai ser mais tarefas e menos remuneração.

1- Atualizar o Linkedin
2- Aplicar pra 50 vagas por dia
3- Ir para um emprego melhor que te valorizem

É a única solução

3

Você ainda é muito novo, 18 anos, terá um grande caminho pela frente para se tornar pleno, depois Senior e assim por diante.

Atualmente o mercado de trabalho para os iniciantes esta complicado sim, salarios estão baixos como uma média geral e existe uma avalanche de profissionais que estão se formando por ai em universidades duvidosas, com baixo conhecimento, aceitando qualquer vaga.

Você ainda vai começar a faculdade e tem apenas 1 ano e 4 meses de experiência e na grande maioria das empresas ainda seria JR por um bom tempo. Subir o degrau envolve muito mais do que tempo, alias, envolve adquirir conhecimento, amadurecer profissionalmente e consolidar conhecimentos, em muito mais coisas do que codificar. Ah, e hoje em dia, você precisa sim estar formado, mesmo que seja mais pela formalização do título. Em apenas 2 a 3 anos atrás isso era bobagem, mas mudou muito rapido.

O que vejo aos montes por aí é comentário de "Sêniores" se auto intitulados com 2 anos de experiencia e as vezes nem sequer trabalharam em um ambiente empresarial, aceitando salarios de 3 a 4 mil. Se o profissional trabalha desde os 12 anos e esta em ambiente empresarial a um ano, ainda será JR.

Tenha paciencia, enquanto isso vai procurando por novas oportunidades, pois você já esta na frente de 90% dessa mão de obra que esta procurando o seu primeiro emprego, pois, quase todo esse percentual não tem experiência nenhuma.

Não estou dizendo aqui que você precisa ficar em emprego que te desvalorize, mas que tenha paciencia, procure algo melhor e deixe as coisas acontecerem.

2

"no final isso tudo vale a pena".
Hummm... nao, as vezes nao vale.

Lembre-se: para a empresa, vc é uma lampada - enquanto brilhar, otimo, perdeu a luz ou comecou a oscilar, tira voce da rosca e coloca outra lampada no lugar.

So que isso vale para os dois lados: enquanto voce estiver aprendendo, aproveite. Estagnou, comeca a se mexer e procurar outra posicao.

Faca contatos, procure sempre manter uma rede de conhecidos e amigos - seja via projetos online ou coisas do dia-a-dia (como participar daquele conselho comunitario e ajudar a melhor a infra-estrutura e sistema deles, nem que seja um forum mixuruca para troca de dados entre vizinhos).

As vezes um emprego é uma zona de conforto - voce ja conhece os perrengues e fica com medo de enfrentar uma empresa nova onde vai ter de aprender os detalhes do zero.

Mas nunca se esqueca: voce é uma peca descartavel - a empresa so te mantem enquanto o custo/beneficio for positivo. Procure sempre o que for melhor para voce - porque a empresa nao vai fazer isso por ti.

2

Uma coisa que falavam pra mim quando era Jr e falo pra você. Você está testando o mercado? Está mandando cvs por ai? Tem uma noção se fora dai vão te pagar mais? Tem muitas oportunidades que encaixam no seu perfil? Precisa mudar algo?
Respondendo essas perguntas podem te ajudar, não pense que por entrar num trabalho tu é obrigado ficar nele anos e anos. É importante para sua experiência, mas se o ambiente não está legal e não tem nenhuma perspectiva de valorização olhe o mercado na verdade digo que mesmo num trabalho legal é bom mandar alguns CVs e fazer algumas entrevistas de vez em quando pra saber se tu tem condição de se recolocar rapidamente. Uma das coisas que muita gente fica desesperado é que só vai realmente se preocupar com isso quando é demitida ou a situação do trabalho já está insustentável.

Espero ter ajudado.

2

Startup no comecinho é só estresse. Só fica o tempo de adquirir uma experiência e procura algo melhor.

A conversa é sempre a mesma, que todos vão crescer ali e não sei o que mais. É essa promessa que faz voce entregar mais, sair mais tarde e aceitar pouco dinheiro.

2

Rapaz, também trabalho há três anos numa startup. Sei bem como é. Trabalho com código legado, moderno (mas aqui já estamos aplicando boas práticas de desenvolvimento) e home office, também. Estou satisfeito onde estou. Há muito trabalho a ser feito, muito conhecimento a ser adquirido e, portanto, ainda não é hora de sair.
Eu já acho que dedico muito do meu tempo a empresa (segunda a sexta trabalhando e estudando por conta própria) e pouco tempo a vida pessoal (final de semana), mas no seu caso, não está valendo a pena continuar nessa startup. Sei bem como é procurar emprego nos cenários atuais do mercado e sei que às vezes precisamos sacrificar salários altos/bons benefícios em troca de uma boa carcaça! (conhecimento e experiência), mas confesso que se eu fosse você pediria o que é justo (um salário/benefícios mais atrativos) ou iria buscar outro emprego.

Por que digo isso? Porque há uma grande chance de você perder totalmente aquela motivação pela área, perder aquilo que faz os olhos "brilharem" pela coisa toda.

Enfim, é só a opinião de alguém com um caso parecido, mas que ainda tem motivação e paixão pela área, carreira e lugar onde trabalha.

Pense bem nisso, afinal, é a sua carreira que está em jogo!
Espero que fique bem. Se quiser conversar algum dia, é só chamar. Sucesso na jornada e que Deus te abençoe!!

1
1

Passei por algo muito parecido do que vc está passando, passei na faculdade em outro estado e me mudei pra cá com 17 anos, isso no começo de 2023, fazendo o curso de BSI sem ter oque fazer a tarde por ninguém aceitar dev menor de idade mesmo tendo já o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

Fui apresentado pra incubadora de ideias da faculdade, e decidi falar do meu projeto de TCC do técnico onde desenvolvi um app pra venda de produtos orgânicos direto do produtor, como um ifood para vegetais e produtos da agricultura familiar, algo que encaixa muito bem aqui onde estou no Sudoeste do Paraná, onde as cooperativas do agro são muito forte e tem muita agricultura familiar, além da extensiva também.

Me apresentaram um cara da faculdade que ta quase virando propriedade da instituição pq ta lá desde 2011 (ainda vejo ele nos corredores), e o projeto que ele tinha era exatamente o mesmo, porém ele tocava tudo pelo whatsapp, já tinha contato com os produtores e tudo, mas sem sistema.

Começei a desenvolver e chamei mais um colega meu pra fazer o backend e web, enquanto eu só focava nas burocracias aqui já que tinha envolvimento com a faculdade e fazia o mobile, foi só estresse, tinha que tocar tudo do 0, o cara não sabia oque queria, os clientes tavam pouco se fudendo, e isso só caducando a minha cabeça e me estressando, pediam coisas que mudava toda a arquitetura, o desenvolvimento ficou caótico e eu carecia de muitas coisas por ser a primeira vez que fazia algo para produção assim e não tava indo muito bem.

No fim decidi prezar pela minha saúde mesmo estando mal financeiramente, e 2 meses depois conheci meu chefe atual por networking já que ele é amigo de um professor meu, agora estou muito mais tranquilo que antes num local bem mais agradável e organizado onde eu tenho um superior que me auxilia e me ensina muitas coisas desse mundo real da programação que não tem como aprender sem ser na prática.

A sua saúde mental vale muito mais que qualquer coisa, se não te faz bem procura outra coisa, se precisa do dinheiro procura enquanto toca isso ai.

Tive uma situação muito parecida e quiz trazer aqui para a discussão, tenta fazer um networking com professores, muitas vezes é mais fácil uma indicação assim do que esses processos seletivos que parece que nunca vai pra frente