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Bom, vou trazer minha visão de recrutador técnico.

A resposta curta é não. Não vejo isso como o mínimo necessário.

Eu julgo mais a capacidade da pessoa em saber resolver problemas. Inclusive, uma das perguntas que eu faço é: qual foi o problema mais difícil que você já resolveu? E como que você resolveu?

A questão é que micro serviços é uma forma de resolver problemas (que muitas vezes nem precisava). A questão é que, de alguma forma, surgiu um hype tão grande em volta disso, que todo mundo acha que deve usar.

Outra coisa que tem que ficar claro, é o seguinte: boa parte dos anúncios de vaga não são feitos por pessoal técnico, mas sim pelo próprio pessoal do RH.

Claro que o pessoal de RH vai perguntar:

  1. Quais são os requisitos da vaga?
  2. Existe algum diferencial que podemos colocar?
  3. Qual a stack que precisa ser divulgada na vaga?

Porém, veja bem, quem monta a vaga, na grande maioria das vezes, é o pessoal de RH.

Agora, se mesmo nas entrevistas técnicas estão solicitando micro serviço, acredito fortemente que se enquadra no que comentei acima: virou moda, e as pessoas acham que precisam.

Mas que fique claro, edta é apenas a minha opinião.

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Eu também não veria isso como o mínimo necessário e nem acho que o pessoal mais técnico deveria ver assim, a menos que a empresa viva e respire isso todos os dias e queira alguém que já chegue produzindo e contribuindo. No final, nossa capacidade está em saber aprender. Se eu não conheço um pattern ou uma arquitetura, consigo estudar, me preparar e colocar em prática, mesmo que nunca tenha ouvido falar antes. Mas, sim, eles acabam seguindo um checklist, e o "Sim" ou "Não" conta muito nesse pente fino. No fim do dia, o que importa é resolver problemas e saber se virar. Ótima reflexão de um recrutador técnico! Muito obrigado!