Executando verificação de segurança...
1

PHP é inundado pelo WordPress. E vagas relatadas acabam também sendo para WordPress. Tem muita coisa sendo produzida com PHP, mas vejo mais em startups para MVP ou coisas do tipo. Lá fora já tem mais demanda que no Brasil.

Acho que o ponto é que a maioria dos novos projetos estão migrando para NodeJS. Ele é o "PHP moderno", arroz com feijão. Mas, o mercado de WordPress tem potencial. Minha opinião é que no Brasil a galera que trabalha com PHP é muito amadora.

Lancei várias libs open source em PHP e o que mais recebo são mensagens de gente que se quer sabe o que é Composer. E olha que já utilizam PHP há algum tempo. Além disso, quem trabalha com WordPress, pouco desenvolve em PHP. Fica muito dependente dos plugins, o que derruba o valor das vagas.

Não tenho nada a reclamar do PHP entretando, minha software house fatura uma média de 60 mil no mês só com PHP (entrei no subnicho de plugins personalizados para WordPress), depois vem Python e NodeJS.

Carregando publicação patrocinada...
2
1

Para publicar em produção, projetos complexos e com muitas alterações usa-se uma automação do Workflow no proprio Git, composer, filezilla você só vai encontrar essas praticas em projetos pequenos e muito simples. Um simples Pull publica tudo, reverte, faz backup, deixa tudo rastreavel.

1

Em mundo sério, sem devagações, e na opinão de quem atuou muito com o Wordpress, faturar 60 mil só com plugins personalizados é realmente algo totalmente irreal. Se você me disse que faturou isso com sites de alto padrão e sua empresa é conceituada nesse segmento, ai sim, acredito.
Mas voltando aos plugins, se for vender por conta seria necessário gastar mais com marketing do que o faturado. Vamos levar em conta que existe um comercio extremamente concorrido nesse mercado, e quase tudo o que você imaginar alguem fez grátis. Por outro lado, temos marketplaces como a Codecanyon, objeto de um estudo meu que gerou outra postagem aqui tempos atras. Criei 10 plugins simples com base nos mais vendidos e publiquei e para faturar mil dolares levei praticamente 3 meses, e desse valor, me sobrou pouco mais de 400 depois de todos os descontos. Então 10 plugins faturaram em torno de 300 dolares por mes, sendo a media de 30 dolares por mes cada um. Isso significa que para faturar 60 mil reais seria necessario algo em torno de 350 plugins vendendo pelo menos um de cada ao mes. Algo totalmente irreal, tanto na quantidade (nem sei se seria possivel) quanto em valor para um item disponibilizado gratis em todos os cantos.

1

Node é sensacional. Simples de aprender, simples de programar e tem um desempenho excelente, mas precisa ser muito bem projetado e desenvolvido. Usamos principalmente para APIs e a produtividade é perfeita.