A verdade não dita por qualquer investidor é que a riqueza é diretamente proporcional a sua geração de receita. Aceitar isso é entender que os 150 reais que você lutar para guardar e investir todo mês, tornarão você disciplinado, mas não independente.
Se você não aumentar a sua capacidade de gerar receita continuamente, talvez você possa conquistar uma vida financeira saudável com disciplina, porém não se tornará a promessa de tantos coachs de Youtube por aí que exploram seus sonhos para gerar suas próprias riquezas.
Além disso, os tempos são outros. Atualmente ganho meu salário dos sonhos de há 10 anos atrás. Naquela época, pensava que com esse valor estaria vivendo livremente em uma casa na praia e só curtindo a vida. Hoje, esse dinheiro não vale nada. É engraçado porque é muito (eu sei que é), poucos tem acesso a isso. Mas, quando você tem ou você abre mão de muita coisa ou sua vida será tão normal quanto a do seus pais.
À exemplo, moro em uma capital. Só isso já altera a dinâmica. Aluguel caro, condomínio caro, contas básicas caras. Para piorar, a média de custos do mercado é mais alta, passeios são mais caros, tudo é mais caro. Às vezes penso, o que estou fazendo na capital? Mas, aí lembro que também é onde tenho mais capacidade de geração de receita. Vender pessoalmente ainda converte muito mais do que só ficar em casa.
Mas as coisas vem mudando esse ano com uma carta na mão que todo desenvolvedor tem: escalabilidade. Essa palavrinha é a matemática da riqueza. Às vezes acho que nós mesmo esquecemos do poder que temos em mão como desenvolvedores para gerar receita. Esse ano, por exemplo, dupliquei meus ganhos construindo softwares escaláveis e micro-saas, ano que vem pretendo triplicar.
No fim, o parágrafo abaixo que você mencionou é o que faz a diferença final para a nossa mudança interior:
Invista no seu desenvolvimento técnico. Invista na sua capacidade de liderar pessoas. Invista no seu desenvolvimento emocional. Invista no seu desenvolvimento intelectual. Invista na sua capacidade de se relacionar. Invista na sua rede de relacionamentos. Invista no seu desenvolvimento psicológico. Invista no seu desenvolvimento físico. Invista na sua saúde. Invista na sua capacidade de ser uma pessoa que gera valor.
E se fosse para fechar falando sobre dinheiro. Para aqueles que buscam riqueza: não abandonem a responsabilidade financeira, mas gastem mais tempo construindo geração de receita do que investindo dinheiro. Quando você tiver receita suficiente, então gaste seu tempo investindo, aí você entenderá o que é riqueza de verdade.