Executando verificação de segurança...
1

Finalizar uma 2º graduação, ou não?

Olá gente, esse é meu primeiro post aqui, e queria ouvir experiências/opniões de outras pessoas.

Me formei em Eng. Ambiental no final de 2019, mas sempre com um pézinho voltado a TI (tentando aplicar programação na área). Com a pandemia em 2020, fiquei praticamente 1 ano bem desanimado e sem emprego, e com isso comecei a estudar programação. No início de 2021, pensando em como seria mais fácil ingressar no mercado por meio de estágio, ingressei em uma faculdade particular "conceituada" em minha região (não é uniesquina, e não faz parte de nenhuma rede), no curso de Eng da Computação. Creditei em torno de 4 semestres, e mais algumas disciplinas de outros semestres.

Devido a faculdade consegui ingressar na área em 6 meses, conseguindo meu primeiro estágio ao participar de um processo seletivo de um orgão público do estado. Nele tive meu primeiro contato com a área de suporte, mas dei a sorte de existir um setor de desenvolvimento, onde pude aprender bastante. Fiquei 8 meses nesse orgão, e consegui um outro estágio em uma start-up de SP, dessa vez home-office e pagando bem mais.

Resumindo ben, fiquei mais uns 8-10 meses nessa start-up, e evolui demais tecnicamente, até que percebi que estava fazendo trabalho de Jr, sendo pago como estagiário. Resolvi então aplicar para vagas, e em 2 semanas aplicando em vagas da Gupy (pura sorte, quase um milagre) consegui uma proposta para uma vaga dev Jr CLT, pagando em torno de 4,5k.

Estou a alguns meses nessa empresa, e meu chefe já me deu sinal de que em breve vou ser promovido, consequentemente aumentando mais ainda as expectativas sobre mim. Atualmente estou no 8º semestre da faculdade, mas bem desanimado com a rotina de faculdade e trabalho. Sinto que não rendo o que eu poderia render no trabalho, além de ter todo o estresse de provas/trabalhos.

Estou pensando seriamente em largar a faculdade, devido a já possuir a graduação em uma Engenharia qualquer. Mas a minha dúvida é, até que ponto um diploma em um curso na área específica faria diferença na minha carreira? Já estou inserindo no mercado, e aparentemente bem encaminhado dentro da empresa.

Não tenho interesse sem seguir a área academica, mas tenho interesse em um dia poder sair do país.

TLDR:: Possuo uma graduação em engenharia, e estou no 8º semestre de eng da computação, pensando em largar o curso, por já estar inserido no mercado, até que ponto isso pode impactar minha carreira, se pode?

Carregando publicação patrocinada...
3

Minhas respostas são dadas para todos, usando o exemplo individual. É sempre bom ter isso em mente.

As pessoas são diferentes. Todas elas. A resposta para cada pessoa é diferente. E adivinha quem é a única que pode responder isso para você?

O'Que pode funcionar para um, pode não funcionar para outro.

Seria ingênuo alguém dizer isso para você.

Me espanta a quantidade de pessoas todos os dias que acham que pessoas aleatórias na internet podem definir para elas o que devem fazer da própria vida.

Mesmo dando mais detalhes do que a maioria faz, ainda é difícil alguém acertar, é quase uma loteria, até porque a chance de uma pessoa sensata responder é pequena.

Vou ser duro aqui. Em geral esse tipo de procura é por alguma questão psicológica. Então a pessoa não está com problema com essa resposta e precisa de ajuda profissional para resolver essa questão. E isso vale para grande parte das pessoas, não é vergonha para ninguém e não foi pra mim. Esse tipo de problema é que mais impede a pessoa de evoluir. É o que posso dizer, o que fazer, é com cada um.

A faculdade não resolve a vida de ninguém, mas ajuda muita gente evoluir muito mais. Depende do quanto a pessoa vai aproveitá-la ou se virar bem sem ela.

Dito tudo isso, eu tenho que admitir que esse caso é meio sui generis, porque uma pessoa com uma graduação não costuma ter esse tipo de dúvida. Uma pessoa com 1 e 4/5 de uma graduação, não deveria pensar sobre isso, só faz a &%#@* dos semestres restantes e pega esse diploma logo!!!!!

Ou faz outra coisa.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Então, acho que o título ficou bem confuso com o que na verdade eu pretendia perguntar, ou talvez não tenha ficado claro no texto, mas eu não quero pedir para ninguém dizer oq eu devo fazer. Eu perguntei com o intuito de ouvir relatos em que um diploma NA ÁREA DE TI fez diferença ou não.

E sim, a dúvida de largar ou não um curso nos semestres finais é bem comum, e na minha bolha conheço 3 exemplos de pessoas que fizeram isso.

1

Finalizar sempre é uma boa, é bom ter em mente que a maior parte das coisas de valor forçam sua zona de conforto. Não se engane sobre o diploma, mas afinal de contas, irá descatar seu esforço até então? A maior parte de nós só vê a utilidade depois e sinceramente, sua bagagem é um pedaço, mas cada pedaço conta.

Enquanto isso, continue na luta de mais e mais conhecimento, network, nada se perde.

1

Esses tempos penso que diploma de faculdade/graduação vai perder seu peso com o tempo. Mas hoje, em 2023, ainda acho que nos filtros de recrutadores, pode ser o diferencial em candidatos que tenham experiências e conhecimentos técnicos parecidos.
Juro que é achismo (se alguém tiver mais visão disso por favor me corrija), mas imagino que seja um ponto para pensar.

Eu mesmo terminei Eng. Elétrica inicialmente, resolvi fazer uma graduação em Tecnologia em Banco de Dados com o intuito de me ajudar a entrar na área de TI, isso há mais de 10 anos atrás.

Na prática, o que ocorreu comigo desde então é que o nome da universidade da minha primeira faculdade pesou mais, e depois é minha experiência na área que vem sendo mais olhada.

Por outro ponto de vista, se você tiver a resiliência e persistência de terminar a 2a. graaduação, mesmo trancando por algum período, eu vejo ganhos pessoais nisso.

1