Fala meu(s) querido(s), essa pergunta é de milhões!!! 😅
Mais vou te ajudar, porém deixando claro que minha opinião tem vieses expostos. Mas bora lá...
1° Step: Entre nesse site de roadmap https://roadmap.sh/ e veja como cada tecnologia se deriva e se conecta com outras, e verifica qual você acha mais interessante.
2° Step: Entre no LinkedIn, Glassdoor, Catho, ProgramadorThor e etc... para entender como são as vagas de cada linguagem que você está interessado, qual a quantidade de demanda por elas e seus respectivos salários por tipos de empresas.
3° Step: Entre no site da documentação oficial da linguagem e veja qual mais lhe agrada, afinal ele irá fazer parte do seu dia-a-dia.
4° Step: Comece a codar e executar seu código na linguagem selecionada, para se familiarizar como e de que maneira ela "pensa" e se comporta(syntax, semântica e arquitetura/paradigma) .
5° Step: Se você seguiu os passos anteriores, nesta etapa já deve ter alguma noção da linguagem que deseja aprender, para finalizar faça um curso básico sobre a linguagem selecionada, de preferência um gratuito ou bem barato.
Final Step: Agora você já tem todos os recursos para selecionar o que é o melhor para você, e compartilhar conosco o que você aprendeu nessa jornada de descoberta!
Vale Resaltar: não se prenda à uma liguagem, afinal elas são apenas ferramentas, e o que realmente é importante e como você as usa, ou seja, qual é a sua capacidade de resolver problemas com elas. Pois cada uma delas tem o seu propósito.
->A lista abaixo está se baseando em mercado de trabalho e flexibilidade e desconsiderando a stack JS...
->A ordem é do mais flexível para o menos flexível - na minha visão é claro 😂
LISTA DE RECOMENDAÇÃO:
- Java Spring - Kotlin Spring
- C# .NET
- Python Django
- PHP Laravel
- Ruby On Rails
- Dart Flutter
Agora vem o viés: "- NÃO FAÇA ADESÃO A NENHUMA MODINHA NA PROGRAMAÇÃO, POIS ISSO NÃO É SAUDAVEL!!!"
Na lista apresentada, com exceção do Kotlin, todas as stacks já estão bem consolidadas, com boas documentações e uma boa comunidade, quem está começando não tem a necessidade de reiventar a roda, o que você e todos nós devs precisamos aprender é a resolver problemas complexos e a melhorar nossa velocidade de aprendizado.
PS: O Kotlin está na lista, pois como o Scala ela se aproveita de vários recursos do Java/JVM, de modo que, por mais que seja uma linguagem nova, a mesma acaba por se aproveita de bibliotecas e frameworks já consolidados como por exemplo o próprio Spring!🍃