Executando verificação de segurança...
7

Estar cursando uma segunda faculdade é um fator positivo ou negativo em um curriculum?

Olá pessoal!

Embora eu seja formado em Ciência da Computação e trabalhe como desenvolvedor há vários anos (sou um dev sênior na empresa onde trabalho), em 2021 eu iniciei uma nova graduação em Economia em uma universidade federal. Continuo trabalhando como dev, mas de noite visto a camisa de estudante.

Porém, até hoje eu não inseri no meu LinkedIn que estou fazendo essa faculdade, porque eu não sei o que um recrutador (nacional ou internacional) poderia pensar a respeito disso. Por exemplo, se surgisse uma vaga de desenvolvedor e eu me interessasse em aplicar, não sei se um recrutador(a) veria a faculdade como um diferencial positivo ou um problema. As vezes penso que perderia oportunidades ao mencionar que estou fazendo uma segunda faculdade, pois ele(a) poderia pensar que, em vez de estar usando o meu tempo para me aperfeiçoar como desenvolvedor, estou usando para fazer algo que não agrega diretamente na minha carreira.

Por isso, dado esse contexto, gostaria de saber: vocês adicionariam essa informação no curriculum ou no perfil do LinkedIn?

Eu gosto bastante de estudar Economia e o curso também me oferece uma bagagem de conhecimento que complementa a minha formação como desenvolvedor. Porém, o que me sustenta é a Computação. Então, eu não posso deixar de manter o meu curriculum como desenvolvedor relevante para o mercado.

Abraço e desde já agradeço por qualquer dica.

Carregando publicação patrocinada...
7

Fazer uma faculdade sempre será positivo, mesmo de outra área. No caso específico será mais ainda porque é de uma área bastante importante e fará você ter um domínio sobre um domínio novo, e que a maioria dos programadores não tem, então você terá uma enorme vantagem. Não há desvantagens.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Sou formado em Administração e trabalho no setor de Controladoria (Financeiro - Contas a Receber) e estou cursando uma segunda graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e após finalizar pretendo cursar algo relacionado a Gestão de Projetos, ambas as Graduações (concluida e em curso) estão no LinkedIn.

1

pois ele(a) poderia pensar que, em vez de estar usando o meu tempo para me aperfeiçoar como desenvolvedor, estou usando para fazer algo que não agrega diretamente na minha carreira.

Cara, cuidado com esses pensamentos. Jaja fica paranoico e doente por isso.

Nossa área ainda, onde está intimamente misturada com TODAS as áreas. Seja Engenharia, finanças, saude, educação, militarismo, entretenimento, serviços em geral, etc.

Uma segunda graduação em economia, lhe da forte base para tentar evoluir sua carreira de dev para o setor de finanças, muitissimo!

Além de que mostra seu empenho em continuar se aperfeiçoando.

E cara, SE, e somente SE, houver um recruiter que olhe isso como negativo, é livramento isso. Se livra de uma empresa que vai querer mandar na tua vida, escolher o que estuda. Nunca dê essa liberdade a ninguém!

-8

A decisão de incluir ou não a informação sobre estar cursando uma segunda faculdade no seu currículo ou perfil do LinkedIn depende do contexto e dos seus objetivos profissionais. Aqui estão algumas considerações que podem ajudar na sua decisão:

Inclua a informação se:

  1. Relevância: Se a sua segunda graduação em Economia de alguma forma se relaciona com a sua carreira atual ou objetivos profissionais futuros, pode ser uma informação valiosa. Por exemplo, se você planeja trabalhar em desenvolvimento de software para empresas financeiras, a formação em Economia pode ser vista como um diferencial.

  2. Habilidades Complementares: Se o conhecimento adquirido na segunda graduação complementa as suas habilidades como desenvolvedor e pode ser aplicado no seu trabalho atual, destacar isso pode mostrar a sua versatilidade e capacidade de aplicar conhecimentos interdisciplinares.

Considere não incluir a informação se:

  1. Não Contribui para a Carreira: Se a segunda graduação não tem relação direta com a sua carreira atual e não adiciona valor ao seu perfil como desenvolvedor, pode ser desnecessário incluí-la.

  2. Ocupa Espaço Precioso: Currículos e perfis do LinkedIn têm espaço limitado, e incluir informações não relevantes pode fazer com que informações mais críticas se percam.

  3. Potencial Mal-Entendido: Se houver um risco de que os recrutadores ou empregadores vejam a segunda graduação como uma distração ou desvio de foco da sua carreira principal, pode ser melhor não incluí-la.

No seu caso, como você mencionou que a formação em Economia complementa a sua carreira como desenvolvedor e você gosta de estudar o assunto, pode ser uma boa ideia incluir essa informação no seu LinkedIn ou currículo. Lembre-se de destacar como essa formação pode ser um ativo para a sua carreira ou empresa.

Além disso, se você estiver se candidatando a vagas em empresas onde a Economia possa ser relevante, isso pode ser um diferencial positivo. No entanto, é sempre uma boa ideia personalizar o seu currículo para se adequar a oportunidades específicas e destacar as habilidades que são mais relevantes para a posição em questão.