Executando verificação de segurança...
2

Arquiteto Cloud x Dev: Decisão de carreira, como lidar com as incertezas ?

Olá, Pessoal! Td bem?

Me encontro em um "dilema" no início da minha carreira, e acredito que ao passar dos anos, esse "dilema" irá se repetir várias vezes. Por isso, criei este post para que se há alguém que já passou por isso, pudesse dar sua opnião e quem sabe clarear um pouco as minhas ideias, uma vez que deve ser muito comum na carreira de todos...

Desde que consegui a minha bolsa de estudos na universidade para cursar sistemas de informação, estive motivado a estudar sobre programação. Talvez uma visão limitada sobre a área de tecnologia nos leva a fazer isso no começo, fechar o raio de atuação/estudos acreditando ser o único caminho nessa área tão vasta.

Para abreviar muitos processos seletivos e "nãos" durante vários meses...Graças a Deus, consegui a minha primeira vaga. Estagiário, mais especificamente na área de Arquitetura de soluções (Arquiteto Cloud).

Dai vem a questão, como conduzir a carreira da melhor maneira possível e lidar com as incertezas de se estamos ou não seguindo o que deveriamos seguir. Afinal de contas, desde o início, estive pensando em seguir como Dev, apesar de estar curtindo a área de Cloud. Há uma forma mais tranquila de sair dessas incertezas mesmo sem conhecer os dois lados da moeda ?

Por último, acredito que para resolver essa minha questão, seria legal entender um pouco mais sobre a profissão de Arquiteto Cloud, que eu tenho curtido bastante, mas que por não ter referências de pessoas com mais experiência nessa área, fico indeciso ao pensar se vale a pena investir e seguir focando.

Vai ser mt legal bater esse papo e com ctza podemos ajudar mt gente com essa discussão...

Abraços!!

Carregando publicação patrocinada...
2

Você está bem no início.
Você vai estar fazendo esse trabalho de segunda a sexta.
Você irá resolver suas incertezas apenas ao longo do tempo.
Observe seus sentimentos nas Sextas feiras à tarde e nos Domingos à noite.
Nas sextas, você está sempre agradecendo a Deus por ser sexta feira, ansioso pelo fim do expediente, sem vontade de fazer mais nada, olhando para o relógio o tempo todo?
Nos domingos, você está sempre lamentando que o fim de semana acabou?

Claro que por mais que estejamos realizados com o que fazemos, nem sempre estaremos felizes fazendo aquilo. Mas note que falei pra observar a constância desses sentimentos.
Aí você vai descobrir se você está seguindo o que deveria seguir.

Essa é minha opnião e experiência própria por ter a sorte de ter escolhido algo que eu gosto bastante de fazer.
Desde 2017 eu não tenho sentimentos ruins com relação a segunda-feira chegando, nem ansiedade com o fim de semana.

1

Realmente, sempre me mantive observando esses sentimentos que você comentou. E sou muito feliz, porque quando vejo algumas pessoas se remoendo no domingo à noite, porque estão super infelizes com oq terão que fazer no dia seguinte, percebo que realmente faço o que eu gosto!

A questão é:

  • Será que isso no futuro me trará o mesmo sentimento ?
  • "Isso dá futuro" ?
  • Será que é promissor ?
  • O cargo nem tem um nome ao certo... etc

Tudo isso, para quem está começando, fica confuso kk.

Mas relatos iguais ao seu me ajudam bastante a entender cada vez mais o caminho...

De uma coisa tenho certeza, vou dar o meu melhor onde eu estiver e que lá na frente vou ler esse mesmo post e rir porque com ctza tudo deu certo!!

**Obrigado pelo seu tempo!! **

1

Será que isso no futuro me trará o mesmo sentimento ?

Isso nenhum de nós poderá te responder.

"Isso dá futuro" ?

É uma pergunta interessante, pois tenho notado que o papel de Arquiteto não absolutamente necessário em qualquer time, como é o de dev e deveriam ser o de UX e QA, por exemplo.
Em muitos times, essa atividade de arquitetar soluções é distribuída entre os devs mais seniores.
O papel exclusive de Arquiteto surge quando a questão da arquitetura cloud, incluindo não apenas desenho de soluções, mas também monitorar os sistemas, se torna muito crítico. Talvez no Netflix por exemplo seja crítico ter alguém exclusivamente para isso.
Por isso reforço meu conselho de não deixar de ser dev, ainda que não esteja fazendo esse papel no seu time

Passa pelo papel de um Arquiteto por exemplo decidir se uma API de backend vai ser SOAP (acredite, ainda há casos de uso para isso), REST ou GraphQL
Pega uma linguagem e implementa com cada uma delas essas apis. Mais do que um Hello World.
Ainda pode unir a seus estudos de cloud e fazer deploy nos diferentes serviços da AWS (EC2, EBS, ECS, EKS, Lambda...)

1

Cara, realmente me ajudou bastante, muito obrigado pelo bate papo, espero que nossa discussão ajude outras pessoas que estão com esses pensamentos meio "impostores". =)

Abração!!

2

Já com relação a atividade do arquiteto, deixo a minha experiência:

  • Eu tinha muitas reuniões
    • Com pessoal de produto para entender os problema e desenhar soluções técnicas adequadas
    • Com outros arquitetos de outros times para entender como integrar sistemas e serviços que estavam sob a minha responsabilidade com outras da empresa ou mesmo externos
    • Auxiliar os devs quanto a quaisquer dúvidas sobre a solução proposta e colher feedback e sugestões deles
  • Eu também precisava desenvolver para criar POCs e validar soluções de forma rápida.
  • Lia bastante a documentação dos serviços da AWS
  • Me mantinha antenado sobre novos serviços disponíveis e novas features de serviços existentes
  • Me reunião a cada 2 ou 3 semanas com outros arquitetos da empresa quando aprensentávamos nossos serviços e soluções, discutíamos e trocávamos experiências.

E um detalhe, eu não tinha o cargo de Arquiteto. Meu papel era denominado Tech Lead e entre as responsabilidades, incluía-se Arquitetura de Soluções. Mas se não tivesse demanda quanto a Arquitetura, eu também desenvolvia.
Inclusive há 2 anos e meio troquei de emprego e sou apenas dev hoje.

Meu conselho é que você mantenha a programação no seu dia-a-dia o máximo possível ainda que atuando apenas como Arquiteto. Isso vai te trazer alguns benefícios:

  • Facilitar trocar de papel caso decida que não quer mais atuar como Arquiteto
  • Fazer com que esteja mais próximo dos devs que vão ter que por a mão na massa para implementar o que você arquitetou (acho muito ruim quem se torna "Arquiteto de PowerPoint", ficando distante dos devs e deixando de entender os desafios de se desenvolver o que foi desenhado).
1

Show!! Faz muito sentido manter os dois mundos em paralelo.

Quando começamos, fica difícil entender como vai ser lá na frente e suas experiências me ajudaram a visualizar melhor sobre o que eu posso esperar caso siga esse caminho.

Inseguranças fazem parte do caminho e muitas vezes apenas conversar e trocar conhecimento com alguém já nos ajuda a "clarear a mente"! kk...

Obrigado pelo seu tempo!!

2

Não é uma questão técnica e por isso posso ajudar pouco. O que eu posso dizer, pela minha experiência, é que você só pode ter mais tranquilidade para decidir, e não resolve tanto assim, é realmente se aventurar em todos os lados possíveis da decisão.

Ou pode só decidir e se conformar. A vida é assim. mais que decidir, precisa aceitar a sua decisão. Aceitar que haverá uma perda por decidir por algo. Mas também haverá um ganho. Escolha oque te faz feliz. O que nem sempre é simples, porque a felicidade tem várias facetas, e quase tudo te dará uma felicidade de um lado e infelicidade de outro. Tem que ver o que é mais importante para você, que é diferente do que é ́ para mim, e é diferente do que era para você ontem. Isso é normal.

Claro que a vida precisa de praticidade, não dá só para viver de coisas gostosas, inclusive porque trará infelicidade em algum ponto. Equilibrar isso é complicado, até por ser um alvo móvel.

Eu tive um aluno que eu falava pra ele ir para infra. Ele era bom em dev, pelo menos acima de muita gente, mas não eu via que não era praia dele. Pude perceber isso porque convivia em ambiente "de trabalho" quase todo dia. Ele insistiu bastante, e só deslanchou a carreira quando assumiu que pra ele era infra. E hoje ele adora. Até porque é mais fácil você gostar do que se dá bem (tem exceções, há quem goste do que é mais desafiador e difícil, mas tudo tem limite).

Eu acho que boa parte das pessoas que tentam ser devs e acabarão sendo "ruins", se dariam bem com infra.

Mas você tem que entender seus objetivos e decidir por conta própria. Experimente e tente decidir.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Show!!! Obrigado pelo seu comentário, me ajudou bastante.

Principalmente a parte do: "A vida é assim. mais que decidir, precisa aceitar a sua decisão. Aceitar que haverá uma perda por decidir por algo. Mas também haverá um ganho. Escolha oque te faz feliz."

Obg pelo seu tempo!!