Executando verificação de segurança...
2

Quem paga a hospedagem num freela?

Olá, eu estou iniciando no mundo de freelancer e ainda estou buscando conhecimento sobre hospedagem.

Mas a minha maior dúvida é: eu coloco um site no ar, quem paga a hospedagem anualmente sou eu ou a cliente?

Carregando publicação patrocinada...
2

Olá @borrao não existe uma regra sobre esse assunto. Quando eu tinha agência eu cobrava um valor do cliente mensal para manutenções no site e gestão da hospedagem. Assim você pode agregar serviços e cobrar um valor único do seu cliente.

Ele vai pagar um único valor para você. Podendo oferecer por exemplo:

  • Manutenções corretivas no site
  • Hospedagem do site
  • E-mails personalizados
  • Google Analytics (relatório mensal)
  • Atualizações de segurança

Assim você vai criando uma carteira mensal.

2

Olá! Meu amigo, vai depender do acordo que vocês vão fazer, você pode conversar com seu cliente e decidir o valor que vai cobrar e colocar o valor da hospedagem, ou pode deixar claro pra ele o valor e passas as informações pra ele e ele paga. Geralmente eu compro hospedagem de 3 anos q sai mais barato e cobro dele, e deixo claro o tempo da hospedagem. E tbm dependendo da aplicação tem meios gratuitos...

1

É sempre o cliente, a questão é como você quer cobrar isso, você pode imbutir o valor no site ou cobrar a parte, eu recomendaria sempre cobrar a parte para evitar qualquer tipo de inconveniência...

1

Acho que isso varia muito de profissional para profissional.

Conheço colegas que hospedam o site e cobram um valor mensal a mais para deixar o site do cliente no ar. Eu particularmente prefiro só fazer o projeto e deixar o cliente se virar. O ajudo a hospedar o site, e depois deixo essa responsa de pagamento pra ele.

1

Estas são condições que você tratará com o seu cliente. É a resposta que só você e ele sabem. rsrs

Se ele já tiver um servidor ou somente que o seu trabalho pontual, você entrega o serviço e acabou, a hospedagen é dele e com ele...

Mas, pode ser interessante você fazer do seu freela, um produto de entrada. De maneira que você pode revender a hospedagem ou fazer um contrato de manutenção com ele. Assim consegue também construir uma renda recorrente...

1

Aqui eu pago uma hospedagem para mim (onde tem meu domínio) e é onde eu aloco cada cliente para aprovações de páginas ou sistemas, só depois de aprovado e pago que passo para o servidor e hospedagem onde vai ficar tudo.

Isso aumenta a minha velocidade (pois não preciso de configuração prévia para já começar o serviço) e aumenta também a confiabilidade para o cliente, mostrando que você é mais rápido na execução e amostragem do resultado final.

Também é vantajoso para vendas de servidores/hospedagem, se você preferir por um dedicado para alocar todos os clientes dentro. Assim você pode vender um serviço completo cobrando mensalidade para o cliente (promentendo manutenção, sempre no ar, velocidade de execussão, etc.) além só do serviço de freela.

1

Eu tenho uma revenda de hospedagem e neste caso fecho um plano de hospedagem com o cliente, e ganho na recorrência também não só no projeto.
Outra questão é que é sempre o cliente que paga como o pessoal falou, pois como o projeto final é do cliente ele deve arcar com os custos de manter o site ou sistema no ar e não você.