Executando verificação de segurança...
4

Gemini: Um novo protocolo de internet

Gemini

O protocolo Gemini, lançado em 2019, diz ser mais leve que a web atual (HTTP) e mais pesado que a Gopher, porem não pretende substituir nenhum dos dois. O que é interessante sobre esse protocolo é sua simplicidade, segurança e respeito a privacidade dos usuarios.

A Gemini web tem crescido bastante desde seu lançamento por isso resolvi contar um pouco dele pra voces.

Para navegar na Gemini voce precisa de um navegador que suporta o protocolo, gemini://, porem o protocolo é tão simples que usando o comando openssl é possivel se comunicar. Veja um exemplo:

echo "gemini://gemini.circumlunar.space:1965/" | openssl s_client -connect gemini.circumlunar.space:1965 -crlf -quiet

e voce devera receber 20 text/gemini seguido do conteudo da pagina. Basicamente esse é o protocolo. Como voce pode perceber a primeira linha da resposta nao faz parte do conteudo, mas sim parte do protocolo: 20 é o codigo de status e text/gemini é o typo MIME da resposta. O protocolo Gemini possui um MIME proprio para seu conteudo, que alias é muito parecido com Markdown. As definiçoes do protocolo estão em [1].

Nomenclatura

No Gemini o tema é espaco, entao todas as entidades sao inspiradas na exploracao espacial, por exemplo: as paginas sao chamadas de capsulas, o proprio Gemini é o nome de uma serie de missoes espaciais americanas. E o conjunto de todas as capsulas conhecidas, 200.000 segundo o site do projeto, é chamado de Geminispace, ou espaco Gemini em portugues.

Eu já me aventurei nesse espaco e criei uma capsula, uma versao Gemini do meu portolio [2], confesso que foi divertido.

Conteudo

Pelo que percebi, a maioria do conteudo encontrado é sobre tecnologia, blogs (chamados de Gemlogs), e outros projetos. Alguns exemplos são:

  • gemini://geminispace.info (Um buscador)
  • gemini://flounder.online (hospedagem)
  • gemini://gemini.circumlunar.space (o projeto)

Software

Como é necessario um navegador com suporte ao protocolo muitas implementaçães foram feitas, tanto de navegadores quanto de servidores e proxies. Veja alguns exemplos:

Browsers:

Servidores:

Uma lista maior está em [3].

Conclusao

Eu vejo muito potencial de crescimento desse novo protocolo, pois possui caracteristicas unicas e bem interessantes, como a simplicidade, uso de SNI (um pouco controverso) e autenticação de usuarios por certificado, alem da sua propria linguagem de marcaçao o Gemtext.

Como o gemspace ainda é bem reduzido há oportunidade de destaque para os novos usuarios, alem de serem capazes de dar seu proprio toque nos softwares.

Alguns desevolvedores bem conhecidos já possuem um espaco no gemini, como o Drew Devault, criador do sway [4] e do source hut [5].

Obrigado. Espero que tenha despertado a curiosidade de voces.


Referencias

  1. https://gemini.circumlunar.space/docs/specification.gmi
  2. gemini://blmayer.dev
  3. https://github.com/kr1sp1n/awesome-gemini
  4. https://swaywm.org/
  5. https://sr.ht

PS.: Perdão pela falta de acentos, meu teclado é complicado.

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Pelo que li ele eh uma opcao para os usuarios que se preocupam mais com privacidade ou com o uso mais eficiente das tecnologias, pois nao suporta o uso de popups, tracking e javascript.

1

Não ficou tão claro quais as vantagens dele. Falo de detalhes, de ter uma comparação com HTTP. Ser leve é muito vago. Não fica claro porque ele é tão necessário assim. Olhando por cima me pareceu um ganho irrisório. Mas fiquei interessado. Poderia elaborar mais?

E ele opera com qualquer conteúdo HTML e afins, ou até isso é específico? E aí é que o ganho viria?

1

Ser leve é muito vago

Leve no sentido de dados trafegados, pois os cabecalhos sao bem reduzidos. O foco do protocolo eh no conteudo. Alem disso eh madatorio o uso do TLSv1.3 o que permite o 0RTT que reduz drasticamente a latencia.

E ele opera com qualquer conteúdo HTML e afins, ou até isso é específico?

A linguagem nativa do gemini eh o gemtext (.gmi), entao os navegadores sao instruidos a precessa-los. Quanto as outras liguagens acredito que cada navegador implementa como quiser. Eu vi alguns que abrem imagens em outras abas, por exemplo.

E aí é que o ganho viria?

Acredito que o ganho seja maior na privacidade do usuario, pois o protocolo nao suporta cookies e outras tecnologias que podem ser usadas para roubar dados. Nesse artigo nao quis fazer uma comparacao, quem sabe num proximo artigo? Eu quis simplesmente trazer ao conhecimento de voces.

1