Executando verificação de segurança...
75

💵 Como eu Consegui um Freelance em Dólar em Menos de 24 Horas


Olá amigos!

Me chamo Lucas Bezerra, e não estou aqui para te vender nenhum curso nem ganhar dinheiro com este conhecimento que vou te passar.

O meu único objetivo com este post é mostrar para todos programadores iniciantes que tem uma capacidade técnica, mas estão perdidos na hora de monetizar o seu conhecimento (da mesma forma que eu estava há uns meses atrás).

Aqui, eu vou te ensinar a forma que eu usei para ganhar dinheiro com programação do jeito mais inteligente, rápido e eficaz que consegui encontrar.


O que é Freelance?

Freelance é uma modalidade de trabalho onde empresas e pessoas físicas te contratam para fazer um trabalho pontual.

Imagine que você é o dono de um restaurante e analisando o fluxo de pessoas no estabelecimento, você repara uma coisa restranha: de segunda a quinta, há pouquíssimo movimento, algumas ou outras pessoas frequentam o restaurante, e no geral, é bem parado e monótono.

Porém, aos finais de semana, a situação muda completamente: milhares de pessoas fazendo fila na porta do seu restaurante esperando para serem atendidas, correria dos garçons correndo e tropecando por todo lado - um verdadeiro caos.

Ora, você como uma pessoa muito inteligente (tenho certeza que é), repara que o grande problema está na quantidade de funcionários da sua empresa, que durante a semana sobram, e de sexta a domingo faltam. Como resolver então?

A solução é contratar um garçom freelancer. Ele não receberá um salário fixo todos os meses, mas sempre que o restaurante estiver superlotado, basta ligar para ele, que cobrando o preço de uma diária de trabalho, supre as suas necessidades sem precisar gerar um gasto desnecessário para a empresa.

Se você prestar atenção neste exemplo, fica claro: o freelancer é um trabalhador que supre uma necessidade específica e pontual de uma empresa.


Como Encontrar Clientes?

Existem plataformas focadas em conectar freelancers e empresas. Estas plataformas podem funcionar de jeitos levemente diferentes entre si, mas geralmente funciona do seguinte jeito:

  1. Você cria um perfil explicando o que você sabe fazer, quais tecnologias e meios utiliza.
  2. O site te exibirá uma lista de trabalhos disponíveis.
  3. Você se candidata ao trabalho e envia uma proposta.
  4. A empresa analisa sua proposta e de outros freelancers e escolhe qual vale mais a pena para ela.

Lista de Plataformas de Freelance

Eu criei meu perfil em todas estas que estou deixando o link, mas a que realmente me fez focar minha energia e que me trouxe resultados foi a UpWork, acredito que seja uma das maiores do mundo, é bem simples e intuitiva e se vocês quiserem eu trago um tutorial falando sobre ela mais a fundo.

Upwork - https://www.upwork.com
Workana - https://www.workana.com
Freelancer - https://www.freelancer.com
GetNinjas - https://www.getninjas.com.br
99Freelas - https://www.99freelas.com.br
Glassdoor - https://www.glassdoor.com.br/
TopTal - https://www.toptal.com
VIbbra - https://www.vibbra.com.br


Minha Experiência Pessoal

Certo dia, eu estava extremamente determinado a conseguir ganhar dinheiro com meus conhecimentos em programação. Então eu criei uma conta em todas plataformas de freelance que consegui encontrar pela internet à fora.

Passei o dia inteiro criando perfis, escrevendo sobre minha experiência, cursos e projetos pessoais. Tudo isso durou mais ou menos das 07h da manhã até as 21h da noite (sim, foi um esforço quase compulsivo), porém me rendeu bons resultados pois às 01h da manhã do dia seguinte, depois de dezenas de "nãos", uma das propostas finalmente recebeu um retorno positivo!

E desde então venho trabalhando e evoluindo dentro do UpWork, espero continuar contando essa jornada para vocês aqui no TabNews!

Carregando publicação patrocinada...
10
2

Sim, todo fluxo de pagamento funciona através da plataforma.

Quando você cria sua proposta, pode definir certas metas de pagamento por feature. Exemplo:

  • Sistema de login: $50
  • Sistema de pagamentos integrado: $60
  • Finalização do Sistema: $30

Isso ajuda a proteger ambas as partes no caso de descumprimento do acordo.

O cliente paga para plataforma primeiro e o saldo fica bloqueado, então as chances de um calote são bem pequenas.

Porém, isso tem um custo alto, a UpWork tem uma tabela regressiva onde você paga de 20% a 2% do valor do projeto, a alíquota diminui conforme os seus ganhos aumentam.

4

Você citou que a UpWork é onde você está crescendo. Isso foi uma escolha sua, e se sim, porque?

Obrigado por compartilhar sua experiência me motivou a começar.

1

É uma boa ideia de conteúdo para postar aqui, é um decisão bem complexa.

Resumidamente, eu escolhi por esses motivos:

1. Muita demanda de clientes que não está sendo atendida.
2. Plataforma com estrutura completa e consolidada.
3. A média de profissionalismo entre os freelancers é baixa, então é fácil se destacar.
4. Ganhar em dólar te faz ganhar mais dinheiro com o câmbio, mesmo com seu cliente pagando menos. (4.2: tenho expectativa de alta para o dólar nos próximos anos).
5. Plataforma está preparada para receber desenvolvedores, ao contrário de outras que tem foco para designers e profissionais de marketing.
6. Me identifiquei com os termos de contrato e achei justo pelo que oferecem.
1
1

Focada especificamente nestas coisas não, mas dá uma olhada nos jobs para isso no UpWork.

DevOps:
https://www.upwork.com/nx/jobs/search/?q=devops&sort=recency

Python:
https://www.upwork.com/nx/jobs/search/?q=python&sort=recency

Analisando brevemente esses dois serviços dentro da plataforma, vejo que o DevOps tem poucos profissionais e bastante demanda, é um espaço aberto para ganhar dinheiro.

Python está um pouco mais disputado, mas com um bom perfil e paciência você consegue se destacar, sem dúvidas.

8

Sensacional! E como sei que to pronto para tentar conseguir dinheiro com programação? Tipo, a partir de que ponto posso começar a querer ganhar dinheiro com freelance?

1

É normal sentir uma certa insegurança sobre isso, geralmente os programadores se sentem menos capazes do que realmente são.

Muito difícil te dar uma resposta do que você deve ou não fazer com a sua carreira, inclusive muito cuidado com qualquer pessoa que bata o martelo no melhor caminho, pois cada pessoa vive de um jeito.

Exemplo: eu nasci em uma favela em São Paulo, e logo agora, com 17 anos, preciso ganhar dinheiro para me sustentar pois não posso depender só dos meus pais. Talvez você tenha mais tempo para estudar e isso seja a decisão certa.

Dito isso, eu recomendo o caminho de freelancer o quanto antes, se for trabalhar com front-end assim como eu:

- Básico de teoria das cores
- Básico de design gráfico
- HTML, CSS e JS

Sabendo isso, tenha em mente que raramente você vai pegar um trabalho o qual você está pronto para executar. Por experiência própria, eu quase nunca tenho uma ideia clara de como executar o projeto logo no começo, exige estudo e dedicação, mas nunca deixei de entregar algo que me comprometi a fazer.

1

Isso foi esclarecedor... Sabe, também tenho 17 anos, só que meu objetivo é apenas renda extra.. Vou continuar focando em python (to mais interessado no back end ultimamente kk), e vou procurar em sites de freelance. Muito obrigado pelo tempo que você tirou pra me responder, acredito que você vai longe. Aliás, a quanto tempo você ta na programação?

1

Eu comecei a programar com 10 anos de idade, quando ganhei meu primeiro computador.

Desde então eu fazia jogos simples ou scripts em python.

Estudo programação do jeito hardcore todos os dias desde o começo deste ano, pelo menos 2h por dia.

6
1
1

Bom ele é um site mais conhecido no lado oriental do planeta, mas tem projetos também daqui do ocidente.
Eles pagam em dólar e o meio de recebimento mais famoso e mais prático é o PayPal.
A grande vantagem deles é que você não necessariamente precisa pagar alguma taxa ou contrar um plano "VIP" para se inscrever em uma proposta de projeto (Para ser um contratante de um projeto precisa pagar). Assim o contrante avalia sua qualificações através de um github, linkedin ou outra plataforma que você consiga expor suas qualificações.
E por fim, as partes acordam um valor dentro do range que o contrante colocou, mas você pode decidir se quer receber uma parte como "sinal" e depois o pagamento restante, por exemplo.
Acho muito bom e prático e sempre que preciso de uma grana extra corro para lá, tem muito projeto em PHP lá, os caras amam PHP! kkkk

5
4
1

Tenho inglês fluente, mas preciso exercitar a minha fala, pois perco a coordenação de falar certas palavras por falta de prática no dia-a-dia.

Mesmo assim, eles são bem compreensivos e estão acostumados a trabalhar com quem não tem o inglês perfeito.

4
1
4

Que ótimo que deu certo! Tenho conta no UpWork também, só que ainda não corri atrás de começar. Mas, em breve, pretendo sim ir atrás de um trabalho freelancer. Acho que vale muito a pena, pois permite que a rotina do dev seja mais flexível, e permite que ele faça desde coisas básicas, até as mais avançadas; dependendo apenas do tipo de trabalho que ele pegar.

1

Opa, beleza?

É normal ficar preso depois de criar uma conta, você precisa escolher os trabalhos certo, gastar um tempo para mandar as propostas, melhorar o seu perfil...

Devido a muitas pessoas que comentaram que estão precisando de ajuda no UpWork, eu estou marcando alguns espaços na minha agenda pra dar uma mentoria para vocês!

Minha ideia é montar junto contigo seu perfil focando no seu objetivo como freelancer, além de te mostrar o método que eu uso para conseguir mais propostas aceitas por lá.

Se você estiver interessado em ganhar dinheiro com freelance em dólar, me manda uma mensagem no meu Whatsapp: 11 94199-6397.

4
2

A comunicação foi um pouco traumática, porque o cliente é chinês e não fala um inglês tão fluído.

Precisamos de muito esforço para nos entendermos, mas vejo que escrever os requisitos do projeto é uma das melhores abordagens para evitar qualquer atrito nesse sentido.

Ter boa comunicação é mais importante do que escrever um bom código, e poucos programadores se preocupam com isso.

1
3

Qual seu nivel de experiencia? E como é entrar no projeto assim no meio do percurso? Eu ainda sou estágiario e quero entender melhor como funciona o mercado freelance pra não passar o sufoco novamente de ser dispensado e ficar parado até achar outra vaga

2

Meu nível de experiência é completamente inciante. Tenho uma capacidade técnica boa pois estudo sobre tecnologia e programação desde os 10 anos de idade, inclusive criando alguns projetos pessoais no caminho, mas nunca tinha tido experiência profissional.

Entrar no projeto no meio do percurso costuma ser tranquilo, pois nos trabalhos pequenos você recebe uma feature muito específica e geralmente isolada do resto da aplicação. É como um mini-projeto.

O mercado freelance não é para todo mundo, você se torna um empresário. Precisa pensar em lucro, despesas, gerenciamento de tempo, busca de novos clientes, comunicação, atendimento.Tudo ao mesmo tempo.

Se você se identifica com um perfil mais livre de trabalho e está disposto a investir muitas horas estudando, é um caminho com uma grana violenta e muita liberdade. Mas entenda que nada vem sem um preço, cuidado com pessoas que romantizam demais.

1
1
1

Esqueci Lucas de elogiar, parabéns brother pela sua iniciativa e olha só como isso já rendeu, seu post está em primeiro é isso que faz a diferença.
Deixa essas merda de low-code e openAI por aí e a gente mergulha que vai ter vaga boa de emprego pra quem for pra cima.
Conheci um jovem de 15anos no discord que manja demais de programação baixo e alto nível, falei de coisas que achei que ninguém sábia o garoto estava por dentro de tudo.
É isso é atitude é ir pra cima, não entendeu o código ?? vira a noite até entender e depois dorme pra grudar na cabeça o entendimento.

3

Fala lucas, me conta quantos anos é a sua experiencia na area e como o que você recomenda para estudar e se preparar para ser um bom programador, e qual aspecto é fundamental para evoluir nessa area, um abraço!

1

Opa, eai Leonardo!

Profissionalmente foi o segundo freelance na área de desenvolvimento. Já havia trabalhado com marketing e design em uma agência de publicidade, mas nada envolvendo código.

Fundamental é ser um bom estudante, sempre buscar aprender e ter esse hábito de pesquisar coisas novas pelo menos 1h por dia todos os dias.

Minha recomendação é que você escolha uma área específica, procure se existe mercado para ela e se especialize, é a forma mais fácil de se destacar.

Por exemplo, eu escolhi ser front-end pois tenho background em design, é algo que eu gosto de fazer e tem um mercado em expansão. O ideal é conciliar as três coisas: seu propósito (o que te dá prazer), demanda do mercado e o que você é bom fazendo.

3
3

Você acha que dá para conciliar alguns freelas com um "trabalho formal" (entre muitas aspas)?
Já tentei pegar uns freelas em alguns desses sites mas não chegaram propostas, acredito que com suas dicas, o cenário mude facilmente.

2

Opa mano, com certeza dá pra conciliar os dois!

Muita gente usa do freelance pra complementar e diversificar sua renda.

Eu vi que muita gente aqui no TabNews tem esse problema de não estar conseguindo propostas, e isso provavelmente se deve a alguns erros na criação do perfil ou na escrita das propostas.

Eu estou experimentando ajudar pessoalmente com uma mentoria!

Melhor do que dicas, nós vamos otimizar seu perfil juntos e eu vou te ensinar como usar um modelo de proposta profissional.

Se você tiver interesse, me manda mensagem o quanto antes, porque eu já agendei algumas mentorias essa semana e vou ver se consigo encaixar um bom horário para nós dois.

P.S. Vou ser sincero, minha ideia é ganhar dinheiro com isso, mas não agora. Não vou te cobrar nada pela mentoria!

Meu Whatsapp:
(11) 94199-6397

1
3

Olá! Rapaz ótimo tópico este seu, eu realmente estava precisando de uma inspiração que consegui adquirir aqui, e lendo os comentários também consegui pegar muitas coisas.
Já sou desenvolvedor a dois anos e 5 meses, trabalho como fullstack na SAJ Clube de Benefícios aqui em Campo Grande - MS. E vou te falar que essas informações que eu obtive aqui no seu tópico foram preciosas.
Esta plataforma recém foi lançada e já temos excelentes pessoas aqui para todos nos ajudarmos a crescer juntos.

Eu estou a um tempo querendo fazer esses trabalhos mas nunca me empenhei para obter algum resultado.

Se me permite perguntar: Quanto de inglês é preciso saber para conseguir desenrolar bem com esse mercado de freelance? O contato que há com o cliente é por video chamada?

3

Parabéns Man,

Esforço feito e recompensado! Acho que o maior passo que deu foi realmente a força de vontade para ir lá e fazer acontecer.

Muito bom mesmo.

1
3
3

Boa André, se você quer ser freelancer, acompanha aqui porque eu vou postar mais conteúdo sobre isso.

Muitas pessoas acham que freelance é meramente um contrato diferente, mas viver de freelance muda completamente seu estilo de vida.

O que você compra, faz, seu dia-a-dia, tudo influencia.

O freelancer é um empresário, não um funcionário, você precisa ter departamento de marketing, jurídico, financeiro, administrativo... tudo dentro da sua cabeça.

Boa sorte na sua jornada meu mano!

1
2

Realmente, muito difícil se adaptar a alguém mandando em vcdepois de tanto tempo. kkkkkkkk

Você quer migrar para ser desenvolvedor? Como foi essa decisão?

1

Eu brinco com programação desde os meus 12 anos de idade (hoje tenho 37), porém eu tive a ideia brilhante de largar a TI em 2006 e migrar para a área da psicologia. Acabei saturando do meu trabalho e agora estou voltando timidamente para a Programação.
Quero essa mudança porque estou cansado de ficar engessado com conselho de psicologia e diversas burocracias que não servem para nada. Sem contar que com programação não preciso necessáriamente ter contato com gente kkkk Posso trabalhar home office de qualquer lugar a qualquer hora, e é isso que estou buscando, liberdade.

3

Muito legal o seu post, chegou em boa hora. Eu estou finalizando um curso de desenvolvimento android e estava tentando conseguir alguma vaga na area. Mesmo com alguns projetos é realmente dificil encontrar.
Eu só tinha como base o Fiiver para este tipo de trabalho, mas olhando alguns dos que tu postou, parecem ser bem mais promissores.
Obrigado por compartilhar!

1

Muito obrigado pelo feedback!

O Fiverr é melhor para trabalhos pequenos, geralmente lá você encontra coisas que dá pra fazer em 1-2 dias.

No UpWork tem trabalhos mais variados e com faixas de preços mais amplas.

Boa sorte na sua caminhada!!

1

como fica a questao de pessoas encontrar o que vc faz, vende por sí só ou teria que fazer um anuncio no google ads para chamar pessoas com interessados no seu produto ?

eu criei alguns thumbnails para canais de youtube usando canva para vender no fiverr, eu tive 21 impressoes e 1 click, ainda nao comprarem oque pode ser totalmente normal, qual seria a sua dica, preciso de uma ajuda...

sou programador, sei fazer um bom site em react native, react js, html, css, js, figma UI
gosto de fazer edição tipo thumbnail de youtube, business card

https://www.fiverr.com/s/ZPbQRm

3

Muito massa esse relato, como você enxerga o mercado de freela? tipo, quais são as tecnologias que você mais vê nos jobs e tal?

2

Obrigado pelo elogio!

O modelo freelancer está crescendo demais aqui no Brasil, mas só vai se manter neste mercado quem tiver boas capacidades de comunicação (especialmente em inglês), uma vez que a tendência é que tenham cada vez menos barreiras entre as empresas e freelancers do mundo todo.

Os trabalhos mais requisitados são:

1. DevOps
2. Banco de Dados
3. Machine Learning
4. Testes Automatizados
5. Artes 3D

Varia bastante entre cada plataforma, mas estes que eu citei sempre estão no top 10 mais requisitados.

1
1
2
1
2
1
2
1
2
1
1

Habilidade de Freela! Sobre as tarefas, tempo de execução, como isso te é passado, pode compartilhar uma pouco mais? Acho que tem boas possibilidades para quem consegue se virar e entregar resultados, acho que muitos ficararam curiosos! Grato por compartilhar!

1
1

Ótimas dicas ainda mais para programadores que já trabalham como freelancer a tempo a conseguir mais clientes e para os iniciantes em freelancing.

1
1
1

Eu tenho uma conta no GetNinjas, mas de uns tempos pra cá percebi que a plataforma não presta um bom serviço para quem oferta os serviços lá. Por exemplo, aquelas moedinhas, quando compramos aquilo e as gastamos para pegar um trampo, sempre tem algum cliente que só quer fazer orçamento. No fim das contas a gente acaba gastando moeda atoa.
Dessa plataformas brasileiras, qual delas você acha interessante para trabalhar com esse esquema de freela?
Grato por compartilhar a experiência!

1

Opa, tudo certo?

Não conheço nnehuma plataforma brasileira que me agrade, pra mim o UpWork é a melhor, ainda mais para nós que temos uma moeda desvalorizada, praticamente tudo que você recebe é pelo menos 4x mais (mesmo discontando impostos e custo da plataforma).

1
0
1

Caramba, que incrivel. Atualmente estou fazendo um estágio como dev full stack e estava procurando alguma forma de ganhar um dinheiro a mais, principalmente nesse periodo de férias, muito obrigado por compartilhar!!

Agora me tira uma duvida, qual nivel de inglês é necessário para conseguir alguma tarefa de freelancer?

1
1

Assim que aceitei a proposta, marcamos uma call pelo Google Meet, conversamos durante 3h, mas não deveria durar tudo isso! Ele não tinha muito claro em mente o que queria e nós tivemos que bolar juntos algumas ideias pro projeto.

1

Sempre tive vontade de fazer freelance, mas nunca tive confiança suficiente pra arquitetar a melhor solução possível pro cliente. Geralmente com quanto tempo de experiência na área é uma boa pra começar a fazer freelance?

1
1

Cara, adorei as dicas! Parabéns pelo post! Meu primeiro freelance teve uma experiência meio traumática, eu diria, mas esse post me incentivou a continuar e seguir em frente com a monetização do meu conhecimento técnico. Obrigado pelas dicas! Vai pela sombra!

1

Parabéns pela iniciativa de compartilhar sua experiência, Lucas.

Agora vamos as dúvidas. 😁

Qual linguagens você domina mais ? Esse freela aí q vc ta fazendo por exemplo, é qual linguagem?

Como funciona pra vc testar a aplicação/parte da aplicação?

2

Opa Giovanne, tudo certo?

Qual linguagens você domina mais?

Sou especializado em JavaScript front-end, porém esse trampo é em PHP usando WordPress.

Como funciona pra vc testar a aplicação/parte da aplicação?

Essa em questão eu testei no meu local mesmo.

2

Opa..tudo beleza.

Eu tb, meu forte é javascript.
Mas comecei com PHP.

Apesar de eu não atuar na área profissionalmente.

PHP é muito bom tb.

Grande abraço.

1
1
1

Nossa!! eu sempre estive perdido em relação ao assunto de freelancer de programação, agradeço o conteúdo, irei aplica-lo imediatamente! e com sua experiência na UpWork você conseguiu se manter de forma constante?? é questão de iniciar e ter uma experiência e histórico bom na plataforma?

1

Opa, tudo bem @kauaaquino?

O sucesso na UpWork é fruto de criar uma boa reputação. Esse deveria ser seu foco desde o começo! Experiência e histórico contam sim para um perfil bem avaliado, mas não é o suficiente.

Muitas pessoas que querem viver de freelance deixam isso de lado, mas é o ponto em comum entre todas pessoas que deram certo na plataforma: aprender a vender o próprio trabalho.

Na carreira como freelancer, não basta ser bom programador, e é isso que frustra muitas pessoas. Imagina ter anos de experiência, trabalhando em diversas empresas do mercado, sendo um dos melhores na sua área e não conseguir comunicar isso? E é esse o motivo de existirem tantos frustrados com freelance por aí.

Eu andei pensando muito sobre esse problema, principalmente depois que o post aqui no TabNews teve muito sucesso, e estou disposto a ajudar quem quer começar na carreira de freelance, ensinando o que eu sei sobre a plataforma e facilitando a entrada nesse mercado.

Se você tem interesse em ter a UpWork como sua renda extra ou até mesmo seu trabalho em tempo integral, eu posso te ajudar a atingir esse objetivo! Me manda uma mensagem no WhatsApp: (11) 94199-6497 e bora marcar uma reunião gratuita para que eu possa tirar todas suas dúvidas e te explicar melhor.

1
1

Muito massa mano! UpWork com certeza é uma ótima plataforma. Eu costumo preferir as plataformas que recebem uma porcetagem do valor assim que seu projeto é entregue, do que aquelas que pedem uma assinatura mensal pra poder acessar as oportunidades.

1
1
1
1
1

Conteudo muito bom. Eu sempre penso eu realizar isso, mas tenho medo porque eu acho que nao sou o tipo de pessoa que vai conseguir organizar meu tempo sabendo que eu posso pegar 2 ou mais trabalhos.

1
3

Acho que vocês tão precisando de um tutorial de como começar no Freelance, com um passo a passo certinho...

Eu já cobrei por essa mentoria, mas se esse comentário aqui bater 15 tabcoins eu disponibilizo de graça um tutorial ensinando a montar o seu perfil e conseguir os primeiros trabalhos mesmo sem experiência aqui.

2

Fala Lucas cara medo eu não tenho sou iniciante já estudei java por um ano no back e perdi uma vaga na Zup que trabalha parceira do Itaú, tenho 49 anos mudando de profissão hoje estudando front-end por dois cursos um na Origamid e o outro na Devsamurai e vou pro pau sem dó, viro a noite fácil se for preciso, no passado programei com assembly 8bits e 16bits... Cara esse tabcoins eu passo metade, monta essa apostila. passa por e-mail. [email protected]

1
1
1
1
1

Acho que você deve pegar um freela que você ler e sente uma segurança com toda a sua carga de aprendizado.

Algumas dicas pra se tornar um Ótimo freelancer:

  • Nunca pare de estudar!
    Lembre-se de revisitar conteúdos já estudados, principalmente porque as linguagens de programação estão em constante evolução. Desse modo, mantenha-se sempre atualizado.

  • Aprenda um novo idioma (vai te possibilitar trabalhar pro exterior)
    Muitos freelancers de programação sonham em trabalhar com empresas do exterior.
    Pensando nisso, saber outros idiomas é primordial.

  • Invista em networking
    Networking é uma palavra de origem inglesa que significa “rede de contatos”. Dedicar-se ao networking, portanto, quer dizer estar em contato com outros profissionais do ramo para que um possa ajudar o outro a crescer e se desenvolver na carreira.

  • Crie um portfólio interessante
    Portfólio é um documento que reúne seus principais trabalhos, funcionando como um complemento ao currículo. Para encantar os clientes e conseguir boas ofertas, não abarrote seu portfólio. Separe os trabalhos que mais têm relação com a oportunidade que você está buscando, de modo a despertar o interesse do cliente.

1
1

Otimo tab!
Espero que continue a compartilhar sua jornada com a gente aqui no TabNews.
Dessa sua lista eu só conhecia a Workana, obrigado por compartilhar.

1
1

Top demais esse relato, estou começando agora nesse mundo de FreeLancer apos um amigo trabalhar com uma empresa no UpWork, onde a empresa passava o pagamento por la e ajudou ele a desenvolver um perfil q ajudou ele a conseguir mais Freelas. Agora estou tentando conseguir uma renda disso e quem sabe eu possa passar a ter isso como renda principal, agora 2 anos apos esse relato, existe alguma atualizaçao e algo a mais que gostarias de compartilhar? Como estas hoje?