Eu fundei a wepipe.com.br e agora estou fundando a menthor.io, espero que minhas respostas tenham algum valor.
-
Não pague social ads no início em hipótese alguma, você só vai queimar dinheiro. Isso acontece porque você não sabe se seu produto realmente resolve uma dor e você não sabe seu ICP. Os primeiros 20 clientes você deve tentar adquirir com seu networking (chama todo mundo do seu linkedin pra trocar ideia).
-
Esquece estratégia de marketing no início. Tu tem que gastar 50% do seu tempo fazendo seu produto e consertando bugs e os outros 50% tu vai chamar as pessoas individualmente no linkedin/redes sociais. Quando passar dos 20 primeiros clientes tu vai implementar ideias dos livros Tração / Growth Marketing (para marketing) e Prospecção Fanática / Receita Previsível (para vendas). Se for um SaaS B2C, pode focar mais em marketing e PLG (deixar seu produto o mais auto-suficiente possível), se for B2B você deve focar 90% em vendas outbound e 10% em marketing.
-
Indo atrás de empresas de Venture Capital. Tem alguns formatos de conseguir investimento, recebendo diretamente de uma empresa de VC ou com crowdfunding (uma empresa intermediária recebe dinheiro de pessoas e transfere para sua empresa). Aqui no Brasil infelizmente é muito difícil alguém investir na sua ideia, então sugiro que vá atrás de algum familiar/conhecido para conseguir o primeiro investimento (no máximo 5% do cap table) e, quando você atingir 5000 de MRR, você pode ir começar a atrás de fundos pra uma rodada de pré-seed.