Executando verificação de segurança...
1

É necessária uma formação acadêmica dentro de universidades para ser programador?

Não sei... ainda.

Faço Engenharia de Computação no CEFET-MG e já trabalho como Desenvolvedor Mobile, e por isso já me fiz várias vezes a pergunta se realmente preciso formar pra continuar sendo desenvolvedor e não só isso, mas me tornar um profissional diferenciado que um dia será visto como referência da área.

Nessas crises de querer "chutar o balde" encontrei um artigo na DevMountain que traduzido tem o seguinte título: "Por que você não precisa de um diploma para começar sua carreira de programação". Onde mostrou um dado de que 89% dos empregadores acreditam que os graduados com um "intensivão de programação", ou o famoso bootcamp, estão tão preparados, às vezes ainda mais preparados, para uma carreira na área de programação do que os graduados e, cara, isso reforça ainda mais minha vontade de deixar a universidade pra lá, confirmando possíveis suspeitas.

Mas sei que isso não é tão simples, ainda mais que tendências de fora são sentidas aqui, mas ainda somos um país com peculiaridades. Por isso eu queria entender um pouco mais essa questão e disponibilizar um formulário bem simples pra gente ver um pouco sobre o nosso mercado. É realmente necessário a formação? E quem já ta na universidade, continua? Qual o impacto disso mais pra frente em nossas carreiras?

Eu ainda não sei, e por isso queria abrir essa discussão pra gente. Enviem artigos e estou aceitando dicas.

Link do formulário:
https://forms.gle/E3SYCpr26bC8phK79

Link do artigo:
https://devmountain.com/blog/why-you-dont-need-a-degree-in-coding-to-start-your-programming-career/

Carregando publicação patrocinada...
1

O propósito de uma formação acadêmica é bem mais amplo que o necessário para programar. Claro que traz uma bagagem vasta, mas coloque na conta seu investimento em anos e saiba olhar em volta. Hoje é bem possível ter um conteúdo voltado para programação. Não é uma resposta fácil. Tem de ter mente aberta e muita vontade.

1

Penso o mesmo, é bem ampla essa questão. O CEFET é uma universidade federal, então não tenho custos financeiros diretamente, mas ainda assim tive um custo de tempo grande, apesar de ainda faltar um tempinho pra formar.
Talvez nessa fase que estou não me ajude tanto esse questionamento, mas ajudaria quem está em dúvida se começaria ou se sairia no começo do curso ainda.

1
1

Se eu tivesse apenas que responder a pergunta feita no título seria: Não, você não precisa. Tanto é que existem muitos profissionais que não possuem uma formação superior e são desenvolvedores. O problema é que não possuir o curso superior pode implicar limitações, como trabalhar em um grande player do mercado, ou trabalhar para uma empresa do exterior, onde na maioria das vezes, é exigido.

Porém mais do que essas limitações, acredito que fazer uma faculdade não irá te transformar em um programador, pois esse não é o foco dela. Claro que depende do curso e da instituição, mas geralmente a faculdade tem a intenção de te dar uma visão geral sobre tecnologia. Nos primeiros semestres provavelmente você irá "escovar bits", ou seja, entender o funcionamento do computador no mais baixo nível, e isso vai evoluindo com o passar do tempo, até abordar coisas como gestão, redes, etc.

Resumindo: A faculdade te dará uma boa visão do que ocorre por de baixo dos panos, o que facilitará muito o seu aprendizado em programação. Um combo de faculdade, fazendo um estágio, com um curso online focado em programação é muito interessante. Mas é uma opinião minha.