Executando verificação de segurança...
-1

Privatização da CELEPAR - Paraná - A favor ou Contra ?

Olá Pessoal tudo bem ?

Gostaria de saber a opinião de todos sobre a, infeliz, advinda privatização da CELEPAR.

Pra constar, acredito que empresas governamentais que tratam dados dos cidadãos não deveriam ser privadas, a LGPD e ANPD não protegem o cidadão como deveria.

O projeto iniciou o trâmite agora em Novembro, onde o governo do Ratinho Jr tem folga e consegue atuar livremente.

Ele privatizou a COPEL, mas diferentemente, a CELEPAR trata todos os dados da vida do cidadão e de empresas e o que um poder muito grande para cair nas mãos erradas.

Enfim, peço, encarecidamente, sua opinião honesta e educada, sem viés político. Um ponto de vista restrito.

Tenha em mente que a CELEPAR é - mal gerida infelizmente - pelo governo e hoje está sem concursos e recursos há mais de 10 anos - sendo sucateada há 8 anos pelo atual governo.

Muito obrigado.

Carregando publicação patrocinada...
3

Privatizações envolvem muita emoção provocada pelas posições ideológicas das pessoas, que se deixam levar pela militância (a favor ou contra) e deixam o raciocínio para o último plano.

Empresas privadas como Americanas e Ricardo Eletro estão ai pra desmistificar a ideia de que "empresas privadas são sempre bem geridas". E a ENEL está ai pra acabar com a falácia de que "empresas privadas sempre atendem com excelência". Todos os exemplos citados parecem até empresas públicas, de tanta corrupção e pataquadas de todo tipo.

Logo, achar que privatização é a tábua da salvação é, no mínimo, ingenuidade. Por mais que a Celepar seja privatizada, o seu cliente continuará sendo o Estado. E se vc é daqueles que acham que o estado é um corruptor potencial, então saiba que ele continuará na jogada, da mesma forma. Basta pensar em todas as construtoras privadas envolvidas na lava jato...

Tirando da frente o conto de fadas de que "só a privatização salvará" (e aproveitando pra colocar na sala o bode do "sucatear pra privatizar", aparentemente o que está acontecendo com a CELEPAR), resta analisar cada caso.

Há empresas que devem ser privatizadas, há empresas que podem ser privatizadas, há empresas publicas que jamais deveriamos estar cogitando privatização. (Sim, o estado de SP entregando a Sabesp, gestora do recurso natural que será o mais escasso daqui há alguns anos, na mão de empresário estrangeiro ainda não me desceu...)

Quanto a Celepar, que seja analisado. Mas sempre lembrando que privatização só é a tábua da salvação para os governantes que privatizam e seus amigos. Ninguém mais.

1
1

Numa Democracia, a o poder da população é cobrar e cobrar muito.

Agencias reguladoras precisam fazer o seu trabalho.

Privatizar não significa que os dados estão soltos no mundo.

1

Infelizmente, exatamente isso que vai acontecer. nao digo que seja visível, mas sim que havera um mercado negro..

as empresas pagam horrores pelos seus dados. Insta, Face, Google, ja tem esse poder justamente pelos nossos dados.

imagina algo privatizado. 😵‍💫

1

A favor ou contra não são boas perguntas!
As respostas podem ser apenas ideológicas para os 2 lados!

Minha visão pessoal é que dados nas mãos de empresas privadas podem ser um grande problema! Ainda mais com nossas leis que não são muito boas!

1

Sim, mas gostaria de ver o que as pessoas pensam sabe.
A empresa privada, que pode ser qualquer uma, pode adquirir a preço de mercado, que na minha opinião não tem preço, e conseguir todos os dados dos paranaeses.

Alias do Brasil, que com certeza deve haver uma integração com a RFB, login algo do tipo.

Então estou bem preocupado que ninguém esteja vendo isso e indo contra. Por isso quero pelo menos entender.

Muito obrigado pelo comentário uriel!

1

Creio que o seu comentario já responde a questão:

Tenha em mente que a CELEPAR é - mal gerida infelizmente - pelo governo e hoje está sem concursos e recursos há mais de 10 anos - sendo sucateada há 8 anos pelo atual governo.

Dados nas mãos do governo em uma empresa sucateada é pior que em empresa privada, na empresa privada ainda da para entrar com alguma ação, cobrar ou algo do tipo, se acontecer algo de errado da forma que esta hoje ninguém sera culpado.

1

Sim, meio que já quis deixar claro meu ponto de vista, e no que acho que seja inteligente. Mas é opinião minha.

Tenho que abrir possibilidade de estar errado, mas não consigo ver e entender uma decisão dessa e a falta de mobilização até.

Acho que a falta de mobilização deve ser por falta de conhecimento da população, mas da comunidade Dev do Paraná, uma OAB, algo do tipo. ANPD ? Ninguém se manifesta.

A mídia paga está falando que é ótimo e vendendo o peixe, mas nenhum argumento válido do meu ponto de vista.

CELEPAR não gera custos, atende o Estado inteiro, aliás faz isso sem receber muitas vezes pelo princípio da continuidade do serviço público, que deixará de existir.

é bem preocupante!

1

Eu acredito que a celepar faz boas soluções, tenho muitos aplicativos instalados que eles fizeram e já vi outros sistemas web também. Mas como em tudo, a gestão pública é extremamente ineficiente. Acho válido a privatização de tudo que é possível, mas falando do assunto do post.. Infelizmente nossas informações já estão em mãos erradas há muito tempo, então já não faz muita diferença.

1

Eu entendo a insatisfação, mas veja, é por falta de investimento do Estado, sem concurso e verba. A CELEPAR se mantem e dá lucros.

Mas pra ter concurso precisa de incentivo e também de gerenciamento.

Os governos utilizam a CELEPAR como cabide pra assessores, gastam horrores, contudo não investem um centavo em concurso.

Uma hora ou outra isso vai aparecer como falta de qualidade.

Mas assim, pense que qualquer empresa com essas dados, pode vender por detrás dos panos e ganhar muito dinheiro ?

Planos de saúde sobre poderão saber sua saúde antes de vender um plano ?
Comércios poderão ter informações vantajosas para vender produtos, saber sobre as concorrência, explorar novas possibilidades. Quem pagar mais leva.

As possibilidades para o mal são infinitas, algo que se não privatizar, pelo menos os dados estarão protegidos.

E alias, privatização não é garantia de melhoria de serviço, mesmo pois, a CELEPAR não é exclusiva do Estado. As autarquias podem buscar soluções fora da CELEPAR.