Pergunta Sincera, Qual é a perspectiva de um Jr. no mercado curto e medio prazo?
Bem amigos, sou novo no TabNews portanto peço mil desculpas por incorências/erros de concordância.
Mas vamos lá:
No dia de hoje, nosso amigo e incansável @leoholanda contribuidor do TabNews postou o resumo das vasgas da Gupy do mês de fevereiro. e algo me deixou realmente perpexo...
Tivemos um aumento de 52% comparado ao mês de Janeiro em vagas distribuidas a Junior. Olhando dessa forma crai-se uma certa expectativa de melhora — Mas será mesmo? — sabe quantas vagas foram distribuidas?! 61 vagas ao todo. A titulo de comparação, tivemos 337 vagas para Senior e 231 vagas para pleno. Esse numero de vagas para Junior é ínfimo comparado aos demais.
É nesse ponto que entra a minha pergunta: "Qual é a perspectiva de um Jr. no mercado curto e medio prazo?", segundo informações temos uma média de 46 mil alunos em Ciencia da computação se formando todos os anos, claro, essa dado não se atrela as demais graduações similares. Ou seja, fazendo uma conta de padaria, temos em media mais de 200 mil Juniores se formando ano apos ano, disputando vagas inexistem.
Sabemos que o mercado de trabalho está muito exigetem, pedindo diversas tecnologias que muitas das vezes nem Senior de carreira conceituada entende, quem dirá um junior.
porque o mercado de trabalho ignora tanto o Junior? sinto falta daquela ambição de conhecimento, tecnologia representa a evolução da humanidade, e simplesmente estamos focado em so entregar, não importa se é bom ou é ruim, se escrevemos um poema ou prontuário médico, que nem os farmacêuticos entende. Sinto nojo quando vejos aquelas propagandas: "Aprenda programação em 6 meses", "venha trabalhar na grinda", "bla, bla, bla".
Temos conhecimentos sobre o momento atual, que sempre foi a realidade. E o bum da pandemia apenas foi uma utopia, que acontece acada cem anos. Porém, estamos numa constante absurda, com app atrás de app, diversas ideias surgindo a todo momento, e sabemos que software não é algo facil de se fazer, demanda pessoas. Porque não damos tal oportunidade? será culpa da geração Z? inflação dos salários, Home Office? quem é o culpado nessa história?
É isso... Adorei escrever aqui, me sindo acolhido num meio de tantas propagandas, o tabNews nos recebe com carinho para cantar nessas telhas e compartilhar dúvidas e ideias, bem estilo forúm.
Prometo que nas minhas proxímas publicações enviarei de forma mais organizada essa minha baderda de pensamentos. Risos...
Algumas menções honrosas:
Todos temos nossos Youtuber favoritos, e não entrarei na discução se um é melhor que o outro, isso não importa, a relevância é se irá agregar ou não. Mas, sou muito fã do @LucasMontado do canal Lucas Montado. risos...
Quem puder, veja os videos dele, inclusive conheci o tabNews atravez do canal. Conteúdo bacana, que até o momento tem agregado bastante. Ele tem um conteúdo de membro com varias videos aulas e ensinamentos fora do padrão visto. Enfim, chega de embrolho e vamos ao ponto: Umas das principais coisas que ele repassa, é sempre se atualizar e pensar como uma tecnologia é feita, utilize seus neuronios, torre-os se possível, entre de cabeça na tecnologia.
Recentemente ele criou um desafio do Mr.Beach um Youtuber muito famoso na gringa, ao qual criou um desafio de sortear 25 mil dolares para 10 pessoas que retweetarem. Amigos, foram mais de 3,5 milhores de retweet. Até certo ponto, parece uma tarefa simples... Começou a pensar?... Ta vendo, não tão simples assim?! kkkk. Vão no canal dele, desafio muito legal para acompanhar.
Para não perder a saga de referências, peço desculpas por sair do tema principal, mas continue a leitura!
Pessoas incrivéis merecem todo nosso apreço, pois não é nada facil ficar gravando videos, ainda mais tecnicos para um nicho tão pequeno de entusiastas. Jamais eu poderia fazer esse artigo sem mencionar a pessoa que mais me inspira fabioAkita uma lenda, não tenho palavras para mensurar o quanto aprendo com ele. Vale a pena cada segundo de vídeo.
Se você chegou até o fim, muito obrigado!
Se desejar compartilhar suas ideias/críticas comente, vamos bater um papo, agregar conhecimento.
Grande abraço meus amigos.