Executando verificação de segurança...
2

Mesmo tendo os requisitos da vaga e tempo de experiência as vagas não passa nem da primeira etapa, alguma dica?

Depois de 1 ano estabilizado em uma empresa do ramo de soluções de pagamento atuando como Engenheiro de Software, infelizmente estou com data prevista para ser desligado par ao final de outubro, e desde então atualizei minhas experiências e projetos e estou mandando currículos, e uma coisa que me deparei foi que ao enviar para várias vagas e cumprindo muito bem os requisitos das mesmas, mesmo assim normalmente eu sou dispensado por "não bater com o perfil da vaga", o que me deixa curioso é que se de fato eu não estou batendo com o perfil da vaga porque raios eles não mostram os reais requisitos?

Uma coisa que me leva a crer é que muitas dessas vagas atuais, não querem pagar pela remuneração de profissionais qualificados e com experiência, e se querem normalmente vão sempre buscar quem está ofertando pela remuneração barata, o que não faz o menor sentido já que se os recrutadores pedem a remuneração daquele profissional, deveriam esperar que o mesmo tem aquela remuneração por quesitos de conhecimento, experiência e formação.

Como está sendo para vocês estas etapas de seleção? Já aconteceu com vocês de baterem com o perfil da vaga e mesmo assim serem dispensados?

Ps: Apenas um contexto, apesar de ter apenas 1 ano nessa empresa, eu já passei por vários empresas do ramo de tecnologia, e atualmente estou com 8 anos na área. Só contextualizando para não levar à um mal entendimento.

Carregando publicação patrocinada...
3

Hard-skills vc Soft-skills

Pense da seguinte maneira: apesar das hard-skills serem necessárias para ter sucesso no processo seletivo, o que te leva para a próxima etapa são as soft-skills.
Trata-se muito mais da habilidade de parecer convincente do que ser um gênio da técnica, qualquer que seja.

Dica

A dica é ensaiar as entrevistas antes de acontecerem.

  • saiba contar a história da sua carreira incluíndo todos os pontos releventes sem perder a simplicidade e sem encher lingüiça
  • pense nos desafios que teve em cada experiência e como os superou; não precisam ser problemas de altíssimo nível, o mais importante é como vc raciocinou para superá-los.
  • pense nas principais perguntas que serão feitas e como dar a melhor resposta. Algumas das mais freqüentes:
    • pq vc está saiu/quer sair da empresa atual?
    • pq nossa empresa atraiu sua atenção?
    • conte sobre um desafio técnico que enfrentou no passsado;
    • conte sobre um desafio interpessoal com a equipe ou com gestores que enfrentou no passado;

Sugetão de conteúdo

Para mais perguntas, resposta e comentários sugiro ver os vídeos desse canal. Trata-se de um recrutador do vale do silício que dá dicas valiosas sobre entrevistas.

Validação técnica

Dominar a técnica é necessário e muito provavelmente haverá validação de conhecimentos e capacidades. Prepare-se também para esses momentos; conhecer a técnica é diferente de saber explicá-la, então aprenda a explicar. Lembre-se de que possivelmente vc estará falando com um validador técnico que tem conhecimento do assunto e tem competência para encontrar falhas na sua explicação. A única maneira de vencer essa etapa é com treino e talvez estudo para aprofundar o conhecimento a fim de melhorar suas explicações.

Dica final

Gravar suas próprias entrevistas pode ajudar bastante a melhorar seu discurso e suas explicações além de te mostrar onde vc precisa focar. Ao ver e ouvir sua própria entrevista é muito mais fácil encontrar os pontos que merecem atenção.

2

Somente complementando o excelente comentário do ozono, adicionaria dois pontos:

  • Além de você com o perfil da vaga, existem n pessoas na sua mesma situação, mas só tem uma vaga.
  • Os relacionamentos que você criou vão contar muito mais do que simplesmente ir para a entrevista. (De toda a minha experiência, só uma vez (de 6 empresas) fui contratado sem conhecer ninguém da empresa)
1

Curiosamente, meu exemplo é o exato oposto. Das 11 empresas desde 2011, em 3 fui indicado por um amigo, sendo que só em uma o amigo que indicou trabalhava na empresa.

1

Você foi muito assertivo nas sugestões, o problema é quando nem na parte de conversa chega nesses processos seletivos, na maioria das candidaturas que fiz eu nem mesmo fui chamado para uma prévia entrevista, e sim apenas fui recusado por "não bater com o perfil" como mencionei no post. Mas de qualquer forma, eu acho suas dicas são bem válidas, obrigado por contribuir com o post.