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anze
4 min de leitura ·

A importância dos fóruns e documentações.

Oi gente! Depois de algumas semanas resolvi escrever meu primeiro conteúdo para o Tab News. Antes de mais nada, gostaria de contar que não sou expert no assunto 'programação'. Tenho conhecimento em HTML e atualmente venho estudando Python por conta de um projeto de TCC (sou graduando do curso de Arqueologia) kkkk sim, tudo a ver né, depois posso contar mais sobre o projeto. Bem... não vou encher muita linguiça aqui, espero que o texto não fique longo e cansativo, mas é que no começo dessa semana eu estava assistindo um canal chamado Distro Hopper, do grande Liquuid. O cara é crânio! Usuário Gentoo raiz e volta e meia ele faz alguns vídeos de análise de distros Linux, além de jogar umas reais pra galera. Sim, o canal tem poucos inscritos, porém vejo isso como uma certa vantagem, pois quem participa ativamente é uma galera bastante raiz.

Enfim, em um dos vídeos do Distro Hopper, este, o Liquuid teceu um pequeno comentário sobre fóruns que me fez bastante sentindo:

Leia mais e escreva menos (...) e quando você for fazer uma pergunta, certifique-se antes de fazer a pergunta em qualquer fórum gringo (ou brasileiro), em qualquer nível de dificuldade, qualquer assunto… certifique-se de ter esgotado a sua capacidade de pesquisa sobre o assunto. Então, antes de você perguntar “ainn, meu Wi-fi não está funcionando…” problema é seu que seu Wi-fi não funciona! Você tem que chegar no fórum gringo assim: “Meu Wi-fi não funciona, pesquisei isso e aquilo, tentei aquilo, fui no Google, pesquisei no fórum e não achei nada. Vocês podem me ajudar?”

Evidentemente eu sei que há uma enorme lacuna entre um usuário iniciante e um usuário avançado, porém aquele que já está mais familiarizado com determinada tecnologia, acho pertinente buscar a solução do problema no Google ou qualquer outro meio de pesquisa. Esgotar todas as fontes e consultar todas as documentações possíveis. Eu mesmo sou usuário de distros Ubuntu desde 2013, recentemente resolvi migrar completamente para distros baseadas em Arch. Tive probleminhas, dos pequenos aos mais complexos. Daí me deparei com uma situação parecida com o que o Liquuid citou. Ninguém me ajudou! kkkkk Daí fui buscar entender: A maioria dos usuários que alí estão presentes, sequer recebem um salário para ajudar fulano a consertar o Wi-fi. Em forum gringo então... nossa, os caras são mais sistemáticos ainda.

Tendo isso em vista, vocês já pararam para analisar a documentação do Python ou da linguagem de programação que estudam/estudaram? Este é o ponto de partida! Grande parte do caminho para resolver muitos problemas encontra-se nas documentações. Python tem um guia, "o The Hitchhiker’s Guide to Python!", que é excelente! E claro... o Youtube está aí, com milhares de vídeo-aulas sobre o tema. Voltando ao Arch, pude solucionar muitos dos meus problemas consultando o chat GPT. Sim, essa é uma ótima alternativa em tempo real, para quem deseja solucionar algo.

Ontem eu ri de uma situação bastante inusitada, uma moça pedindo ajuda e pagando pelo seguinte serviço: "Comprei um Chromebook Samsung e não sei usar. Me ajuda!!" Isso também me faz pensar em como um Archlinux da vida provavelmente não terá espaço para o usuário comum. Existem pessoas preguiçosas (a maioria dos usuários), com certeza elas querem algo mais fácil. Estudar e perder várias horas do dia não é o caminho cogitado por esses. Não deu pra saber se a moça era uma pessoa preguiçosa ou se realmente não tinha conhecimento para usar um Chromebook, ainda sim eu tentei compreender qual seria a maior dificuldade de alguém que está disposta a pagar para aprender a utilizar algo que já é intuitivo demais. Outra questão é que existem usuários que realmente são limitados por questões de idade, por exemplo, o meu tio, que sofre de Alzheimer e sequer consegue pressionar a tecla power do telefone.

Para estes dois casos, muito provavelmente a solução do problema poderia ser contornada com um design de software e hardware mais inclusivo, ou realmente ficar dependente de uma I.A para ensinar como usar o Wi-fi, discar para a "pizzaria do João", traduzir um texto. De toda maneira, existe um vasto material e documentação disponível na internet. Óbvio que ninguém é obrigado a saber de tudo, porém as ferramentas de hoje em dia facilitam demais a pesquisa sobre determinado problema. O Chat GPT é um exemplo real de que o Google está com os dias contados (talvez) e que qualquer pessoa pode solucionar problemas simples, com um simples input.

Sobre os fóruns e documentações, eles vão continuar tendo uma enorme importância, afinal... são os manuais escritos pelos criadores e comunidade. E isso realmente é o supra sumo do conhecimento disponível na web. Praticamente qualquer problema que você venha a ter com hardware e software muito provavelmente está documentado na web. Por fim, a ideia é não ficar dependente de alguém (de uma pessoa real) para resolver teu problema. Essas tecnologias estão aí para serem utilizadas com o propósito de resolver, ajudar e ensinar.

Para finalizar, eu gostaria de saber de vocês: "O Chat GPT vai matar os fóruns e documentações?"

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Que post incrível! Um post que me deixou curioso para ler do início ao fim e que abordou um tema bastante interessante. 😍

Sobre a pergunta que você fez, da forma que o ChatGPT está hoje, acredito que não. Eu já disse isso várias vezes em outros comentários e vou repetir aqui: o ChatGPT não escreve bem.

Se você reparar, em quase qualquer texto gerado por ele o texto possui palavras e termos repetitivos/redundantes, coisas sem contexto ou sentido ou até mesmo informações erradas.

No entanto, como quase qualquer coisa no mundo, ele vai evoluir. Uma hora ele vai escrever tão bem ou melhor do que um humano. Mas pense por esse ponto de vista: ele possui informações sobre muitas coisas, mas não sobre tudo (pelo menos enquanto ele não está conectado à internet) e não tem experiências pessoais, vai sempre seguir uma mesma opinião ou no mínimo vai ser "hipócrita".

Pesquisas feitas por humanos ou novas criações ele não vai saber explicar corretamente e com precisão, justamente por ser uma coisa nova. Então acredito que ainda levará um bom tempo para os fóruns e documentações morrerem.

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Que legal @GabrielSozinho fico feliz em saber que tu gostou do post. Escrevi com o intuito de gerar essas reflexões. Coincidentemente o Fabio Akita lançou um vídeo hoje sobre o chat GPT, não deixe de assistir.
Eu, honestamente, não creio que as documentações vão morrer, pois elas são a base de qualquer software, literalmente um manual. Talvez as pessoas deixem de consultar e passem a usar cada vez mais o GPT. Do ponto de vista da Antropologia (área que estou me graduando), certamente teremos muito o que discutir sobre essas novas tecnologias, principalmente aquelas que mexem diretamente com o rumo da sociedade.

O debate é longo, espero ter a oportunidade de fazer parte dessa evolução por mais longos anos. ^^ forte abraço!