Executando verificação de segurança...
Em resposta a Isso é burnout?
1

Amigo, não possuo competência para assuntos psicológicos, mas posso compartilhar alguns pontos de reflexão, que venho praticando e que trouxeram resultados positivos, em situações muito similares.
Claro que não existe um algoritmo mágico que podemos seguir e que vai dar certo pra todo mundo, mas aí vão uns desses pontos:

  • Equilibrio. Soa clichê, mas é algo que vem se provando cada vez mais real no meu dia a dia. Ao sentir que sua energia acabou para aquela tarefa/naquele dia, com aquelas horas: instala uma pausa para você. Se for final de expediente, respeite isso. Pare e descanse. Descansar é uma atividade tão importante quanto focar e colocar a mão na massa.
  • Organização. Descubra quanto tempo é suficiente para você planejar aquele dia de trabalho. E tire esse tempo para isso. *Nem sempre vai ser possível seguir o plano, mas ter uma linha guia já desocupa sua mente da preocupação a respeito do que falta fazer.
  • Ainda em organização: o que for possível tirar da cabeça, tire. Tratar a mente como um HD pode ser fatal. Talvez seja mais interessante trata-la como um processador, ou seja: papel e caneta serão seus melhores amigos nessa jornada. Tirar as coisas da mente e anota-las, de forma física. Criar o habito de anotar, pode aliviar nossa mente do tanto que tentamos guardar informações, processar, relembrar, etc.
  • Identifique o momento das coisas. Enfrentei muitas dificuldades de foco e estresse por estar dizendo muitos sim e também dizendo muitos não, nas horas erradas. Isso pinga em equilibrio também.

Espero que essas reflexões agreguem. Mas, são coisas que ajudaram a minha pessoinha a lidar melhor com a pressão, prazos, e todo esse cenário.

E, citando novamente, descanse meu amigo, sem descanso todo o resto desmorona.

Carregando publicação patrocinada...