Executando verificação de segurança...
0
Carregando publicação patrocinada...
3

Você tem preguiça de programar ou de assistir o curso?

Se for a primeira opção, então acho que programação não serve pra você, ou pelo menos essa área que você escolheu não.

Se for a segunda opção, provavelmente você não se adaptou à metodologia do curso. Então você pode procurar outros cursos. Talvez você também prefira aprender lendo do que assistindo vídeos.

3

Boa tarde adrek!

Acho que existe algumas formas de você entender o conteúdo de algum curso, indepentende de qual seja:

Desenvolva junto com o instrutor

O ideal é você ir desenvolvendo junto, para entender o passo a passo. Ou, quem sabe, colocar as suas habilidades a prova, fazendo um projeto diferente, mas com as habilidades que você está aprendendo.

Deixe o ambiente mais amigável para você

Minha esposa fez um curso uma vez, de front-end, para aprender a desenvolver um site HTML do zero. Mas, envés de seguir com o conteúdo do site com artistas e pessoas famosas, ela fez de um tema que agrada muito ela: filmes da Disney. Adaptar o projeto de aprendizagem para que funcione no mundo que você está familiarizado pode ser um grande passo para deixar a aprendizagem mais leve, além de forçar você a traduzir as coisas de um outro mundo para o seu.

Utilize um método pomodoro

Tem inúmeros sites, aplicativos e extensões de temporizadores pomodoro, que você estuda por 25 minutos, e descansa por 5. Ficar o tempo todo focado no curso pode ser exaustivo para a sua mente, e conforme o tempo passa, você pode absorver cada vez menos conhecimento, então uma pausa é sempre bem-vinda.

Tenha um parceiro de jornada

Chame um amigo seu para estudar junto com você, ou talvez, alguém que tenha o curso também, para você ir compartilhando conhecimento e debatendo sobre o assunto. Ter pessoas ao seu redor que te incentivam a estudar junto deixa tudo mais tranquilo!


Espero ter ajudado!

1

Referente ao método pomodoro, deixo de recomendação o site https://studyverse.live/home. Acho um site excelente aonde você tem dísponivel além do metodo pomodoro sozinho ou compartilhado, você consegue colocar música, ajustar as configurações, usar camêra, microfone entre outras funcionalidades, acho incrível.

1

Espero que aceite um pouco de opinião pessoal.
Pra mim curso e m&rd@ é a quase mesma coisa...

Quer uma coisa melhor pra fazer?, cria um projeto e sem pretenção nenhuma e toda vez que tiver uma dúvida sobre o projeto atual, vê se no seu curso aborda algo relacionado, ai você cria algo para se motivar!

1

Existem cursos e Cursos e nao podemos generalizar. Voce realmente nao vai aprender programar vendo video, vai entender alguma coisa mas a pratica que vai te fazer aprender. Porem existem muitos triques que leva mais tempo aprendendo sozinho que um video te mostrando em 10 minutos. Acho que o que vale é aprender a aprender, ou aprender a estudar. Tem que tentar encontrar uma maneira que voce tenha prazer em aprender ai as coisas engrenam :)

1

Não concordo exatamente que são "quase a mesma coisa", os cursos podem ajudar bastante, principalmente se o instrutor focar em passar boas práticas e explicações sobre tecnologia, pequenos "focos de aprendizado" -> "vê se no seu curso aborda algo relacionado" podem prejudicar, acredito eu.

Criar um projeto realmente fixa o conteúdo e dá mais sentido ao aprendizado...

1
1

Nem sempre estamos afim de ver algum curso, isso é normal. Nesses dias vale a pena fazer um projeto seu com o que você já sabe, consolidar o que já aprendeu também é fundamental e de grande valor, boa sorte! :D

1

Acredito que além de tentar aplicar o conteúdo que você está estudando de forma prática como já foi citado aqui, algo que funcionou bastante pra mim no início foi estudar e praticar utilizando coisas que eu realmento gosto. O primeiro projeto que concluí e me ensinou muita coisa foi um site que buscava algumas informações na API pública do League of Legends (que eu gostava muito na época) e criava alguns gráficos com informações que eu queria saber. Como eu me interessava bastante pelo assunto uma coisa foi puxando a outra e acabei empolgando e me divertindo bastante durante o desenvolvimento :)

1

E ai Andre beleza? Então cara isso acontece comigo as vezes, uma coisa que eu posso dizer pra você fazer é dar uma descansada, fica sem mexer com isso se for possivel por 1, ou 2 dias, da um tempo pra você mesmo. Outra coisa que também gosto de fazer é ver coisas relacionadas, por exemplo um filme sobre desenvolvimento ou da área, um vídeo de alguém, coisas que te inspiram...
Pra mim isso sempre funciona, espero que te ajude! 😉

1

Cara a melhor forma de se motivar e tentar por algo em prática, tipo "Quero criar uma calculadora", quando você começar a fazer as dúvidas vão começar a surgir e a vontade de encontrar as respostas para as dúvidas vai ser o seu maior motivador para continuar. Começe com coisas pequenas, e até quando tiver com trabalho na área vai continuar dessa forma.
Esse site é legal, te sujere alguns desafios e da um caminho inicial

1