Executando verificação de segurança...
8

Como ter um console de jogos trabalhando home-office mudou minha vida

Introdução

Antes de tudo, é importante ressaltar que, embora seja incrível ter o hobby de jogar videogame, isso pode levar a um estilo de vida sedentário. Portanto, é importante praticar atividades físicas diárias, ter uma boa qualidade de sono e evitar o vício em jogos, limitando o tempo de jogo a duas horas por dia. Dito isso, vamos discutir um dos hobbies mais divertidos de todos os tempos e como aprimorá-lo.

Evitando ficar o dia todo no mesmo ambiente

Como um desenvolvedor de software, sou parte do público-alvo deste site. Nos dias de hoje, é comum trabalhar em casa, e muitas pessoas desejam continuar nesse modelo. No entanto, passar quase o dia inteiro no mesmo lugar pode ser como estar preso sem ter cometido um crime. Embora você possa se acostumar, isso pode ser prejudicial para a mente e o corpo. Para melhorar minha qualidade de vida, decidi adotar uma abordagem que nunca pensei que tomaria: comprar uma TV e um console. Agora, meu ambiente de lazer, onde jogo videogame, é completamente separado do ambiente do computador e do escritório. Isso não só melhorou significativamente minha qualidade de vida, mas também me permitiu focar melhor em ambas as atividades.

Evitando distrações

Quando eu jogava no PC, não conseguia passar muito tempo sem me distrair. Ficava pressionando Alt+Tab e começava a ler redes sociais, notícias e navegar pela internet por horas sem perceber. Tudo o que eu queria era jogar um pouco, distrair a mente e descansar mentalmente, mas de alguma forma eu sempre era puxado para fora do jogo para fazer outras coisas no PC. O Nintendo Switch não possui acesso a redes sociais nem à internet livremente, e isso é uma "feature", não um problema. Isso me ajuda a focar completamente no que estou fazendo, que, no caso, é jogar.

Experiência de usuário

Embora eu trabalhe na área de Tecnologia da Informação, às vezes é cansativo ter que configurar os jogos para rodarem corretamente no meu computador. Nem todos os jogos são otimizados para todos os tipos de computadores possíveis, então sempre tenho que fazer ajustes finos, testar a taxa de quadros por segundo (FPS), desativar recursos, alterar a resolução e até pensar em adquirir peças melhores ou fazer um upgrade de memória. Com o console, é só ligá-lo, colocar o jogo e começar a jogar, sem preocupações, dores de cabeça ou configurações complicadas. Atualmente, possuo o PlayStation 5 e não me preocupo em gastar com novas peças para ele. A única coisa é que daqui a seis anos será lançado o PlayStation 6, mas até lá minha mente estará tranquila.

Lazer de qualidade

Atualmente, cada vez mais pessoas estão viciadas em seus celulares, passando horas distraídas vendo vídeos. Eu no final do dia, antes de dormir, depois de passar horas navegando a internet no celular, me pego pensando: "nada disso valeu a pena". Se eu tivesse me dedicado apenas a jogar algum jogo, teria experimentado algo muito mais divertido e interessante, verdadeiramente distraído minha mente e recarregado minhas energias.

Conclusão

Embora possa parecer um detalhe, ter um console fez uma diferença drástica na minha vida, levando em consideração que meu hobby principal é jogar e que trabalho em casa. Essa mudança proporcionou uma melhoria significativa no meu bem-estar e na qualidade do meu tempo de lazer.

Carregando publicação patrocinada...
3

Só tenho notebook e uso para trabalho/faculdade, logo evito jogar nele por que a procrastinação para estudar depois vai ser ENORME, já pensava na ideia de ter um PS5 anteriormente, e realmente seu relato faz sentido, separar as coisas para focar no que está fazendo no momento, é uma bela estratégia, futuramente vou comprar um console por causa disso.

3

Tem uma frase, de um Santo católico, que gosto muito. Ele diz assim: "Faz o que deves e está no que fazes". Teu post me fez refletir em cima disso. Hoje em dia, até para coisas, digamos que, supérfluas como jogos eletrônicos, a gente tem dificuldade de estar naquilo que estamos fazendo. Pelo PC ser multitarefas, te permitir fazer várias coisas ao mesmo tempo, a gente esquece da importância de estar ali enquanto fazemos as coisas, de estar concentrando e fazer aquilo bem, de fazer com qualidade.

E, acho que isso se enquadra em todas as áreas da vida. Tudo que você "está no que fazes", você faz melhor. Seja um tempo em qualidade com a família, sem o celular próximo; seja um tempo de trabalho de qualidade, sem distração com redes sociais; seja com lazer, jogando vídeo-game ou ainda, lendo um livro. E o exemplo do trabalho eu acho muito bom também. Isso da gente se distrair muito fácil é um ponto ruim. O profissional que "está no que fazes", que está ali no trabalho concentrado apenas trabalhando mesmo, e não passando horas em frente às redes-sociais se distraindo, ele terá muito mais valor para a empresa do que o profissional que, das suas 8 horas de trabalho diárias, passa 3h no celular, disperso, trabalhando pela metade. Sem dar verdadeira atenção àquilo.

Gostei muito da publicação! Não tinha parado para pensar nessa vantagem dos consoles haha, e olha que eu já preferia consoles para jogos. Valeu pelo conteúdo!

2

Relato fantástico, concordo com todos os pontos. Infelizmente nos últimos 2 anos estou morando em um apartamento com apenas 2 quartos, entao em um é o escritório e em outro é o quarto, impossibilitando ter um terceiro espaço para PC, no entanto a sala é um local perfeito pra consoles e é realmente uma experiência bem diferente ir pra sala jogar, sair do local q trabalho e uso o PC, pra jogar algo, é bem reconfortante e leve.
Sobre a falta de distrações, acho um dos pontos mais incríveis nos consoles. As vezes vou jogar no PC e depois de 2 horas nele, eu simplesmente fiz qualquer coisa menos jogar, agora no console isso é impossível.

1

Muito obrigado pelo feedback! No meu apartamento, também enfrento uma situação semelhante. Utilizo um dos quartos como escritório para trabalhar e o outro como quarto para dormir. A única área com um ambiente realmente diferente é a sala. Após encerrar um dia de trabalho, desligo o computador, saio do escritório e vou para a sala, onde costumo jogar algo no sofá. Recentemente, adquiri uma TV, o que proporciona uma experiência quase cinematográfica. Tanto o PlayStation 5 quanto o Nintendo Switch são excelentes para jogar e não oferecem muitas distrações. Isso tem sido muito útil para manter o foco.

1
1

To trabalhando HO faz uma semana, minha primeira experiência.

Certamente tem muito mais pontos positivos que negativos. Mas um ponto negativo é a falta da "conversa fiada" e de "ver gente" durante o deslocamento e ate mesmo na empresa.

Realmente sair do escritório pra comer já é um alivio. Então, entendo o que vcs estão dizendo, mesmo games não sendo o meu hobby.

Atividade fisica, como foi dito no texto, é importante tbem. Vitamina D, liberacao de endorfina, serotonina e cortisol é o tipo de coisa que salva a nossa saude no longo prazo, e se torna ainda mais importante quando estamos de HO.

1

Eu tinha um PC e comprei um notebook pra usar na faculdade, e em casa usava o notebook pra estudar e o PC só pra entretenimento, mas um dia tive que vender o notebook e fiquei só com o PC e posso confirmar, a distração é grande meus senhores.

Fiquei um bom tempo assim mas felizmente consegui comprar um novo notebook pra estudar/trabalhar (Já terminei o curso) e estou muito aliviado, é como se quando você muda de ambiente seu cérebro muda um interruptor pra modo trabalho/modo lazer.

1

Oiii. Gostei do seu post e ele me fez refletir sobre algumas coisas.

Eu sempre amei jogar, seja nos consoles ou no PC. Atualmente eu tenho só um notebook, mas é um notebook muito foda hahaha. E como já havia feito a alguns anos atrás, a pouco tempo decidi parar de jogar TUDO. Estava me sentindo sugado, desatendo, vivendo no automático e por vezes, afetando a minha rotina porque eu fico tão imerso, tão empolgado que quando percebo já são 3hrs da manhá.

Eu pensei que assim que equilibrasse a minha rotina, conseguiria encaixar um lolzinho das sextas aos domingos. No começo foi até tranquilo, mas a medida que eu vou melhorando no jogo, vou me envolvendo até ao ponto de passar o dia pensando na jogatina da noite, mesmo que eu não jogasse todos os dias.

Essa batalha entre as minhas responsabilidades e meus hobbies (por vezes vício, eu acho) SEMPRE me desgastou. Acho que já estou a umas duas semanas sem jogar absolutamente nada e não sei se fiz a escolha certa. Mas a fiz, por achar que não consigo equilibrar as coisas. Por um lado tenho notado benefícios, mas por vezes fico triste e agoniado por não saber o que fazer. Algumas horinhas imerson numa lore fantástica com certeza me tiraria do tédio.

Mas apesar de tudo, são pessoas como você que aparentemente conseguem equilibrar esse hobby com o lado profissional que me motiva a querer voltar a jogar. Parabéns pelo compromisso e pulso firme hahaha. Porque eu não tenho. E obrigado por compartilhar sua experiência. Quem sabe eu não volte aqui em algum momento com um post semelhante ao seu hahaha.

1

Excelente relato. No dia que eu conseguir minha própria casa eu penso também em fazer um espaço separado para o trabalho e outro para jogos, atualmente eu faço os dois no meu quarto kkkkkk. Uma coisa interessante sobre o uso do celular é que, quando eu fico vendo redes sociais, geralmente 1 hora de antes de dormir, meu cérebro não "para" quando ele deveria "parar" na hora de dormir, mas se eu coloco o celular de lado 1 hora antes do sono e só assisto alguma coisa na tv eu consigo dormir tranquilamente...