Executando verificação de segurança...
4

Trabalho a mais de 25 anos com Ti e desde o setor público que foi onde comecei até o privado(principalmente) tudo se resume ao faturamento/valor da empresa, ou seja, Quanto custa 1 hora do seu cliente sem as soluções que você esta disposto a vender?.

Numa analise basica com a matriz SWOT voce descobre o que sua solução é para seu cliente, e tambem pode avaliar o seu negócio pra saber se é viável diante das soluções existentes no mercado.

Infraestrutura é algo tentador porque da uma sensação de "Poder". Por saber que sua empresa prove uma solução para diversas empresas/negócios.

Pra te animar lembre-se que grandes empresas do seguimento um dia tiveram seu início. Hoje a maior empresa do seguimento, no inicio vendia a infra que sobrava.

Pra finalizar minhas considerações, o PLANEJAMENTO, que por mais chato que seja(reuniões, papelada...) pode mitigar o numero de erros no início do seu negócio. Procure orientações com empresas como o Sebrae, para nortear a parte burocrática nesse planejamento e boa sorte.

Carregando publicação patrocinada...
1

Realmente, a infraestrutura traz uma sensação de poder, especialmente sabendo que estou gerenciando tudo diretamente, mas eu sei que o foco tem que ser sempre o cliente e o quanto a minha solução agrega para eles. A questão do valor da hora sem as soluções que estou propondo é algo que vou considerar com mais atenção ao definir o posicionamento do meu SaaS.

Achei interessante a sugestão de usar a matriz SWOT para entender melhor as fraquezas e forças, tanto do meu negócio quanto das necessidades do cliente. Vou aprofundar essa análise para ver onde consigo agregar mais valor.

Quanto ao planejamento, reconheço que é uma parte essencial. E na parte burocrática já estou correndo atrás pesquisando valores e tudo mais, pois quero fazer tudo certo para não ter dor de cabeça e erros.

Obrigado pelas dicas e por compartilhar sua experiência!