Executando verificação de segurança...
1

Migrando de UX pra Desenvolvimento: procuro estágio ou foco em tentar vagas júnior?

Oi pessoal,

Quero pedir um conselho pra vocês. Quero migrar de UX Design pra Desenvolvimento, tomei essa decisão mais ou menos um ano atrás. Tenho experiência como UX Designer (de 4 a 5 anos), e depois de uma longa jornada de aprendizado pessoal, concluí que eu serei mais feliz no meu dia-a-dia se eu estiver trampando com programação. Estudei e ensaiei ir pra desenvolvimento diversas vezes nos últimos 10 anos (tenho 29). Me formei em Design no ano passado. Programar me instiga e alimenta um ciclo de auto-motivação absurdo pra mim, tenho muito prazer em programar.

Em 2021/22 participei da Apple Developer Academy e desenvolvi alguns apps em Swift, consegui ser chamada pra um processo seletivo de Desenvolvimento iOS esse ano, mas não passei no teste técnico. Desde então foquei em solidificar minhas bases, tô quase terminando o CS50 (curso gratuito de introdução à ciência da computação) e sinto que tá sendo transformador pra mim. O curso me abriu os olhos pra possibilidade de me inserir na programação por outras trilhas além do desenvolvimento iOS, até porque tenho achado pouquíssimas/nenhuma oportunidade júnior em iOS.

Também considero talvez ingressar numa graduação pra poder ser estagiária em alguma empresa, porque o cenário pra júnior no geral parece estar muito difícil. Atualmente estou procurando um trampo em UX pra poder ter uma renda e investir no meu preparo pra migrar de carreira quando estiver mais madura em aspectos técnicos pro mercado. Estava trampando com UX até semana retrasada, mas todo o time de tech foi desligado de uma vez só.

O que vocês me aconselhariam? É mais realista tentar entrar no mercado via estágio? Acham possível conseguir um trampo nível júnior?
Pelo que acompanho o mercado pra devs tá começando a melhorar, sinto que ainda vai demorar bastante pra melhorar pra pessoas num contexto como o meu.

Se tiverem dicas de qualquer tipo, serão muito bem-vindas. Obrigada!

Carregando publicação patrocinada...
1

Olá Ana.
Uma sugestão que dou é você continuar tentando uma vaga júnior, mas seria legal aumentar o seu portifólio de projetos. Isso vai te dar mais experiência e também ajuda os recrutadores a avaliarem seu trabalho. Uma sugestão é contribuir com algum projeto open source que você se identifica.
Acredito que um estágio valha a pena apenas se a empresa possuir um programa sério de estágio, ou seja, você ter um acompanhamento e mentoria técnica. Um outro ponto é que pelo que você citou, ainda não começou a faculdade e geralmente os candidatos se aplicam para estágio depois de um ou dois períodos, ou seja, daqui a pelo menos um ano. Claro que nada impede de tentar antes (nesse caso volto a sugerir aumentar seu portifólio de projetos), mas entrevistadores tendem a dar preferência para candidatos mais avançados.

Também existem programas de residência tecnológica. Alguns possuem vínculos com empresas que absorvem parte da mão de obra técnica dessa residência. Também pode ser uma porta de entrada.

1

Obrigada, adoniram!
Estou com algumas ideias pra aumentar meu portifólio de projetos, vou focar nisso nos próximos meses. Cheguei a procurar projetos open source mas não encontrei algo que achei que poderia contribuir, vou olhar isso com mais cuidado, aposto que tem coisas legais, mesmo que não tenham a ver com desenvolvimento iOS.
Vou pesquisar também os programas de residência tecnológica.
Muito obrigada pelo tempo e pelas dicas! ✨

1

Só acrescentar mais um ponto.
Você pode começar como UX em uma empresa e depois tentar migrar de área lá dentro. Isso também é bem comum. E talvez seja mais fácil pois você já conhecerá a empresa, o time e o workflow do trabalho.
Uma última sugestão é tentar conciliar as duas áreas. É muito comum UX designers com idéias excelentes mas sem o conhecimento para implementar e programadores com muito conhecimento técnico mas pouca visão de experiência do usuário.
Navegar pelas duas áreas e unir os conceitos e conhecimentos de ambas é um diferencial.

No mais sucesso na sua jornada.