Executando verificação de segurança...
2

Realmente, muitos atualmente estão migrando pra área de TI com promessas de trabalho e dinheiro fáceis, o que não é bem assim. Aí muitos acabam entrando só pelo dinheiro, e por ser uma área que exige bastante conhecimento dos profissionais, a pessoa se frustra.

Acho que o caminho certo mesmo para alguém trabalhar com programação é realmente a pessoa gostar disso. Como você disse, há pessoas que programam fora do trabalho, por diversão, porque é algo que elas gostam. Se a pessoa faz o que gosta, lógico que tem as questões profissionais, que envolvem prazos e projetos que nem sempre vão ser de seu agrado, mas penso que tende a ser um bom trabalho.

Há muitos trabalhos estressantes. A maioria das pessoas estressadas são as que não estão atuando na área que desejam ou que estão trabalhando simplesmente pelo dinheiro. O trabalho ocupa uma grande parte do tempo, e passar boa parte do tempo em algo que você não gosta não é bom e penso que não faz bem. Talvez algo temporário, mas nada permanente.

O que me preocupa mais é a questão do tempo. Claro que gastar algumas madrugadas e fins de semana pode ser normal, mas ter um trabalho que impeça você de ter um tempo de qualidade com a sua família (esposa e filhos), por exemplo, ao meu ver é um percurso ruim. Porém, se a pessoa se qualificar bem o suficiente, encontrar uma oportunidade boa e conseguir dizer não a trabalhos extras não importantes que implicam na vida pessoal, não só na área de T.I., mas em qualquer outra penso que seria uma ótima profissão.

A área de atuação é outro fator também, não? Pessoas que trabalham com ciência de dados, por exemplo, podem ter bem menos problemas do que alguém que trabalha na manutenção de aplicativos, já que um está sendo utilizado por milhares de pessoas e o sistema não pode cair, enquanto o outro é "apenas" um modelo de Inteligência Artificial sendo treinado (exemplo), que pode ser refeito e corrigido antes do lançamento.

Porém em relação aos salários altos, eles realmente são acima da média, não? O que me faz pensar que estudar e praticar o suficiente para ser um profissional qualificado pode gerar um bom resultado profissional, já que a falta de mão de obra qualificada na área de T.I. é evidente.

Carregando publicação patrocinada...