Executando verificação de segurança...
1

Lucro Ético e Contribuição Forçada no Open Source

Já tinha visto uma parte da live do ThePrimeagen e agora, com a Código Fonte TV fazendo um vídeo, achei que seria legal trazer aqui para a gente discutir também.

Não sei se vocês aí estão acompanhando a treta do WordPress e da WP Engine, mas que situação complicada, né?

Até que ponto fica zuado cobrar a contribuição de quem lucra com open source sem parecer um babaca ganancioso. O que é cômico é que os dois são gananciosos, mas no final das contas um ficou mais às "claras" que o outro.

E é estranho que normalmente temos uma visão de que pessoas que fornecem soluções open source e contribuem com elas já automaticamente ganham vários pontos de ética, mas realmente é um julgamento superficial onde, na verdade, podem só ser pessoas arrogantes e mesquinhas kkkk.

Enfim, acho que isso vai abrir uma margem para começar a surgir mais soluções que possam competir definitivamente com WordPress ou mesmo, como já vi, soluções para criar lojas descentralizadas como morpheus

Carregando publicação patrocinada...
1

Engraçado teve um podcast do diolinux sobre esse assunto no caso especifico do wordpress na real havia um conflito de interesses isso é outro problema.
Mas, existe quem faz um projeto "está fazendo sua arte" muitas vezes não se importa com o dinheiro em si, mas, muitas vezes o projeto precisa de financiamento para continuar vide o "caso do xz" isso envolve alguns problemas como qual o melhor approach, muitos colocam para contrinuir num patreon ou no github (caso do criador do vue), tem casos mais complexos que se cria uma fundação para captar recursos como a Mozzila e Bevy Foundation.

Aproveitando pra fazer um autojabá eu tenho uma solução de ecommerce logo mais deve entrar em alpha e ela é open source ou seja qualquer um pode usar.

Sobre blogs tem esse movimento que vem ganhando força do small web, e tem muitas soluções de blogs com páginas estáticas. Curiosamente lancei hoje um vídeo mostrando como subir um blog estático usando zola + github pages.

1

O que mais vi nestes meus 16 (ou mais) anos que conheço software livre é: a maioria (quase totalidade) das pessoas só usa por que é livre de pagamento de lincença.
Sendo assim, elas podem ganhar dinheiro a vontade sem qualquer preocupação de ter repassar uma parte.
Conheço desenvolvedores que usam tudo que é livre, para os mais diversos fins e jamais fez uma contribuição. Nem mesmo uma mísera ajuda aos usuários nos fóruns, mas vai sempre em busca de conteúdo.

1
1

cara.
tudo depende de como vc fornece a solução open source e como "cobra" por algo nela.

digo isso pq teve uma treta recente em uma comunidade que participo, uma lib js que faz a conexão com o WhatsApp web.

o criador da lib acabou saindo dela por problemas com a Meta, então outros assumiram.
Com o criador a lib ia bem, não tinha ganância envolvida no desenvolvimento dela, mesmo que boa parte dos usuários utilizassem pra lucrar.

o problema começou quando um Dev adolescente acabou assumindo a lib e desenvolvendo soluções pra ela basicamente sozinho.

daí que começou os problemas, atualizações quebradas, briga de ego impedindo a aprovação de PRs de outros devs.

e de uns tempos pra cá esse mesmo Dev adolescente acabou ficando ganancioso demais. recebendo grana via sponsor, prometendo atualizações prioritárias pra quem pagasse, mas não entregando nada no fim.

começou as cobranças dos apoiadores, e do lado do Dev só desculpas.

até que teve a gota d'água: ele removeu funções da lib oficial e tentou vender as mesmas funções por fora a um preço alto.

Aí que o pessoal começou a cobrar e pertubar o cara.

no fim, esse pessoal planeja criar um fork independente e manter por conta própria já que o atual mantenedor só pensa em ganhar dinheiro com promessas.

moral da história: tudo depende da forma como vc "vende" a ideia.
Se prometeu algo em troca de dinheiro, nada mais justo do que cumprir.
open source é ótimo pra todos, mas não são todos que sabem lidar com a manutenção de projetos open.