Meus 2 cents sobre o assunto:
Vou falar com base na minha experiência e opinião. Minha mãe é professora há mais de 30 anos e geralmente atua com alunos do Fundamental I. Ela também já trabalhou com o Fundamental II, Ensino Médio e Educação Especial. Em algumas escolas onde ela trabalhou, tablets e celulares eram utilizados de forma didática. Obviamente, ter o controle de 100% do que os alunos acessam em seus próprios aparelhos é impossível e, além disso, não é trabalho da escola intervir nisso.
Acredito que o uso de celulares não seja o principal fator prejudicial ao ensino na escola pública. Normalmente, estamos falando de alunos de periferia com condições abaixo da média. O sistema de ensino, além de ser precário, não acompanha as mudanças da sociedade atual. Posso estar enganado, mas o mesmo ensino que tive há 10 anos ainda é o mesmo de hoje, sem mudanças significativas em vários aspectos. Mesmo com a reforma do Ensino Médio, muitas escolas não tinham e ainda não possuem estrutura para implementá-la de forma adequada.
A raiz do problema é muito mais profunda, e inibir os estudantes de usarem seus aparelhos na escola, caso traga algum benefício, provavelmente será mínimo. Além disso, para os estudantes — principalmente os adolescentes — essa medida pode ser recebida de forma extremamente negativa.
Caso eu tenha fugido do assunto ou feito algum comentário errado, relevem e corrijam.