Executando verificação de segurança...
1

Eu comecei no linux quando comecei a faculdade de TADS em 2018, por percalços da vida ainda estou nela, mas me sinto feliz, porque nunca vi mudanças tão rápidas não só no Linux como no mercado global de TI e geral. Comecei no PC com Debian's like, mas rápidamente quis me aprofundar e percebi o quanto o mundo do software livre é belo e formidável pra quem tem sede de viver aprendendo coisas.
Aí veio os problemas, o Debian tem problemas complexos de resolver para um iniciante, quando se trata de firmwares. Boa parte disso já foi resolvido nas últimas versões, mas ainda não é tão fácil como no Arch Linux e suas derivadas. E foi quando tive problemas com meu notebook, que descobri as belezas do Arch Linux e além, as pluralidades emocionantes de você entender a fundo como o ecosistema Linux funciona.
Foi dessa experiência que entendo hoje, que não só como mencionou acima R1ck, mas vendo que até lendas como o Fábio Akita recomanda o Arch Linux pelo aprendizado é extremamente justo. Pois mesmo não estando profundamente ligado ao mercado empresarial de TI, percebo que as gerações parecem ter perdido o gosto por entender o ecosistema como um todo, o que tem levado a "bugs" desnecessários e a uma mudança de mercado drástica, não só pelas condições globais, mas como resultado de uma piora na qualidade de programadores juniors.
O que me assusta hoje é quanto o Arch mudou, não só na questão de bugs, mas na questão de facilidade também e mesmo assim ainda vejo muita gente interligar coisas que não deveriam ser interligadas e juntar tudo pra falar mal do Arch e de distros mais raízes, Debian, Gentoo etc.
Espero que mais pessoas encontrem a beleza não só no Arch, mas no Debian e todas as distro mais raízes e percebam o quanto isso vai fazer bem a elas, não só como Desenvolvedores, mas como solucionadores de problema, que é exatamente o que o mercado pede hoje.

Carregando publicação patrocinada...