Eu entendo e não nego que exista um "mercado de ilusão" nessas mentorias. É claro. Mas existe um outro ponto não tratado aí: o do aprendiz vislumbrado.
Com essa enxurrada de informação, ofertas e possibilidades, tem muito aprendiz que se vê tão perdido que, mesmo com uma mentoria bem feita, ou mesmo vendo vídeos tão claros e bem explicados quanto os do Deschamps, se perde. O caso mais abundante da nossa área é aquele famoso estudante que muda de linguagem toda hora, faixa branca em muitas, mas que vive troca de estratégia quando vê qualquer novo objeto brilhante no Instagram ou no YouTube.
Como o @lucasmath177 falou, "o processo de aprendizado necessita que você sente a bunda na cadeira, erre várias vezes e se fod%% bastante". E complementa cirurgicamente: "mas tudo isso com uma estratégia."
Na outra ponta está também aquele "mentor ideal" do post original: "aquele que não vende seu conhecimento". O que escolhe o mentorado baseado na compatibilidade de valores, metas e visões. É o mentor que quer se dedicar, e que por suas razões nobres, realmente quer ajudar outros a trilhar um caminho bem sucedido no mercado.
O problema é quando o mentor ideal encontra o aprendiz vislumbrado. E isso acontece com MUITA frequência.
O aprendiz não quer passar pela demorada etapa de aprender. Ele acha que a mentoria vai trazer o conhecimento, mas esquece que a mentoria tá lá, principalmente, pela ESTRATÉGIA.
Complementando o que o @lucasmath177 novamente falou, "pessoas que estão começando agora, podem facilmente tomar um rumo errado e perder um tempo extremamente precioso" mudando de estratégia o tempo inteiro, e não confiando ou persistindo sobre as dificuldades do processo.
Por isso acredito que o dinheiro pode sim ser válido como uma primeira barreira. É a barreira da vontade, do compromisso, da seriedade. O estudante vislumbrado dificilmente valoriza o que vem de graça. Mas se ele gastou um dinheiro significativo com isso, ah!, quase sempre ele vai querer expremer tudo o que vem dali. E por isso existe esse mercado: é a arte de tornar a sua mentoria um objeto brilhante também.
Então, novamente: Eu entendo e não nego que exista um "mercado de ilusão" nessas mentorias, e que haverá mentores aproveitadores e estudantes distraídos por todo o processo. Mas tome cuidado ao achar que o dinheiro é problema disso. Como bem mencionado no post original, na descrição do mentor ideal, "A relação transcende uma mera troca comercial." E daí, o mentor entende que haverá compromisso do mentorado, e o mentorado também entende que haverá compromisso do mentor.