Executando verificação de segurança...
2

Como você tratam a relação entre PDI e expectativa de remuneração?

"Pedir um aumento" ou simplismente declarar que você espera ganhar mais, costuma ser um momento complicado e cheio de tabus.
Quando se é iniciante na carreira, acho que é extremamente válido definir um Plano de Desenvolvimento Individual, de preferência junto com profissionais que você admire e trilhar esse caminho para que se consiga evoluir na carreira.
Sempre tratei as posições que queria ocupar e o valor que gostaria de receber em foruns separados, mas recentemente um lider que tive me passou que tratava ambas as coisas de forma conjunta com o lider dele, isso me fez pensar se realmente é uma boa ideia.
Por exemplo:
"Estou na posição de programador Pleno e tenho expectativa de estar na posição Senior em 2 anos, ganhando por volta de 8 mil reais e para isso entendo que preciso evoluir no aspecto X, Y e Z e fazer A, B e C."

Até hoje nunca coloquei valores em PDIs mas achei que parece uma proposta bem aberta e que pode de fato gerar um alinhamento maior entre a gestão e o funcionário.

Introdução ao problema feita! Agora é com vocês, tratam ambas as coisas em conjunto? Passam o valor de forma aberta para a gestão de vocês? Corrigem o valor pela inflação quando vão atualizar o PDI?

Até mais galera!

Carregando publicação patrocinada...
1

Alanlviana,

Boa provocação!

Na minha visão, o PDI deveria ser uma propriedade do funcionário, integrando o conceito do "Life Long Learning".

E expectativa de salário deveria ser regida pelo mercado, então a gente deveria se perguntar:

  • Qual proporção de profissionais por vagas existem hoje?
  • Qual a criticidade da posição?
  • Qual o nível estratégico da posição?