Acabei de ver um video a poucos momentos do Felipe sobre esse tema, e cara...
Assim, pelo momento que estamos passando fica até dificil pontuar algumas coisas , o video do Felipe no caso é perfeito mas outras abordagens como geralmente vemos não são nem um pouco agradaveis.
Não é o seu caso, mas é o meu que me interessei pela área e comecei a mergulhar de cabeça após 2020 pra cá e em momentos como esse nós somos tratado somente como aventureiros que cairam de paraquedas na área sem entender nada e ouvimos coisas do tipo "surfou na onda e era modinha né ? " "Afinal, o mercado ta regulando e só os ruins que estão sendo cortados" . Tem um pessoal mais velho e saudosista que parece que fica feliz com situações cada vez mais dificeis de se entrar ou reingressar na área e eu digo isso sendo uma pessoa que não é muito sensivel a temas atuais e coisas do tipo, não gosto do popular mimimi mas são tempos tristes cara...
Batem muito na tecla de que o mercado subiu a régua, e ai vamos a alguns questionamentos :
É facil de se imaginar um cenário de equipe, pessoas técnicas trabalhando em conjuntos de 10, 15 ou mais pessoas lideradas por um techlead ou coisa do tipo, nesse mundo de conto de fadas é fácil entender um critério técnico pra um possível layoff, ai num momento de crise o responsável vira (por motivos técnicos ou não , bem importante esse ou não) e demite Joãozinho e Mariazinha pois não são bons pra empresa mais, entendam nesse contexto o meu técnico inclui as softskills tambem, não só pessoas que só sabem programar e mais nada.
Nesse cenário acima eu te pergunto, quem subiu a régua do mercado ? pessoas capacitadas pra isso na maioria das vezes, né ? Se desconsiderarmos os contextos políticos dentro das empressas,esse cenário de subida de régua é essencial e inevitavel.
Isso geralmente é o fluxo de saída dos profissionais
Agora vamos pensar no fluxo de entrada de profissionais:
A empresa ta lá, com suas demandas tendo um time funcionando certinho ou não, dependendo do porte da empresa e questões orçamentarias, e surge alguma necessidade de contar com alguém.
E é nesse ponto que surgem alguns problemas, E ai ? Quem vai formalizar essa demanda e criar a vaga ? Como que vai funcionar esse processo ? Tem reunião interna do time técnico com o RH para isso ? Essa vaga é revisada pra ver se ficou bem elaborada ?
Não temos essas respostas pois isso vai variar abismos de uma empresa pra outra, esse processo é turvo e nebuloso em varias empresas e não sabemos no colo de quem essa reponsabilidade cai, eu penso que é nesse início que começa todo esse caos dos processos seletivos.
Todos falam que precisamos melhorar, treinar outras diversas mil habilidades , softskills, estudar a base, ter anos de expêriencia com projetos práticos e se você não conseguir vaga é porquê não é bom o bastante ainda, a ênfase de melhora é totalmente focada na gente, nos sujeitos programadores, e eu concordo com toda essa atmosfera de que não deve ser fácil e que devemos ingressar no mercado sendo realmente pessoas úteis já prontas para atacar problemas.
Mas é só a gente que tem que melhorar para dar esse match com as empresas ? Será que esse boom de crescimento inflado que tivemos durante a pandemia também não diminuiu o nível de outras áreas como os RH's ?
São infinitos os processos seletivos na Gupy, vagas sem sentido nenhum, mil requisitos técnicos, partes do processo seletivo que não fazem o menor sentido e a gente tendo que driblar isso, é uma das coisas que mais desanima esses processos seletivos porcos. Se você recrutador não pode retornar pelo menos um email para cada um candidato depois de um mês participando de um processo seletivo, então não deixa a porra da vaga aberta esperando bater 1000, 2000, 3000 candidatos que vc não vai poder avaliar de forma justa.
Descartam os profissionais ideais pra vaga muita das vezes com o curriculo nem passando da triagem pois o recrutador passou batido ou olhou com desprezo para o mesmo, enfim né tivemos demissões na área e a régua subiu mas pra entrar na área também existe essa mesma régua só que com pessoas que não sabem em qual altura segurar a régua, não aguentam o peso da régua e muito menos sabem o porque existe essa régua ali e é por isso que temos bizarrices essas bizarrices na área, o portão de entrada tá muito mal feito.