Executando verificação de segurança...
2

Ajude um Dev Iniciante! (Java)

Ola Galerinha, me chamo Pedro e estou migrando de area almejando um desenvolvedor Back-End codando na linguagem Java, ja peguei bastante a logica de programacao e no momento estou estudando Orientacao em Objetos entendendo os conceitos de heranca, encapsulamentos, interfaces e etc.

Eu real estou me interessando no assunto e sei que vou conseguir migrar da minha area (audiovisual) pro mundo da programacao, estou dando meu melhor e de fato dando um all-in na minha vida e ate reconheco que estou bem longe da minha primeira vaga.

Eu estou muito confuso em relacao o que as vagas de Junior hoje pedem, entao venho aqui pedir encarecidamente a ajuda de voces Dev's Junior, Pleno e Senior para me ajudar a dar um norte, o que eu preciso saber caso algum dia eu fosse o Dev Junior na equipe de voces!

Logo de antemao reitero que sou novo aqui na comunidade e nao sei se essa pergunta pode ser
bem aceita aqui desde ja peco desculpas. Quero muito um dia somar nessa comunidade e ajudar no crescimento da mesma com minhas contribuicoes ou ate ajudando no desenvolvimento!

Obrigado pelo carinho e pelas proximas ajudas desde ja!

System.out.println("Ass: Pedro Adekanbi");

Carregando publicação patrocinada...
3

As coisas são muito mais simples do que parece. Se você quer saber o que precisa para trabalhar numa empresa como Junior, você vai nas vagas dessa empresa, analisa os requisitos delas, salva num bloco de anotação e vai pesquisando aos poucos.

Você pode mandar mensagem no Linkedin para pessoas que trabalham numa empresa que queres entrar, para saber como é o dia a dia lá e as tecnologias. Além de olhar no próprio perfil dos funcionários da empresa o que eles escreveram na sua experiência na empresa.

Depois que pegou os conhecimentos técnicos. Parabénss ✨🎉, primeiro passo concluído!

Aí você vai entrar nos próximos passos, onde vais perceber que era apenas o mínimo do mínimo o conhecimento técnico.

Agora, você precisa focar em ter conhecimento sobre processos criativos, o Business das empresas que tu quer entrar, UX, área de produto, inteligência emocional e boa comunicação.

Você não precisa saber muito sobre cada um desses tópicos que mencionei, porém, a maior parte dos Devs não tem eles, e eu eliminaria dum processo seletivo alguém que não tenha essas habilidades.

Mas claro, isso vai do meu caso, onde gosto de trabalhar com Produtos. Onde preciso sempre pensar com o time como podemos melhorar ele, levando para mais usuários, melhorando usabilidade e experiência do cliente e tudo mais. E nisso, os requisitos técnicos (programar) são meros detalhes.

Mas claro, no início de carreira, talvez tu não tenha tanto esse espaço para dar pitaco no produto (principalmente porque a maioria dos Devs tem dificuldade já na parte de Codar, imagina outras que vão além disso), porém, caso queira de fato crescer na área e ir pra cada vez mais espaços e talvez até criar um produto próprio um dia, vai ver que ir além, nada mais é do que o mínimo que deverias fazer, sempre estar se adaptando e sendo melhor do que ontem.

1

Opa xará, tudo certo?

Cara, varia muito de empresa pra empresa, mas na minha opinião, em quesito técnico, essas coisas são bem interessantes você ter um pouco de noção:

  • Java - conceitos básicos, POO, Streams, Lambdas...
  • Spring - é um framework do java, que é amplamente usado em várias empresas no desenvolvimentos de aplicações em java
  • API REST - o que é, o que faz, onde dorme... (além disso, saber fazer uma API em Java+Spring seria topper - SPOILER: Essa vai ser umas das suas atuações como dev)
  • GIT - versionamento de código
  • SQL/NoSQL - queries básicas e integração com projeto java (Não precisa ser os dois, um ou outro já seriam o suficiente)
  • Docker - conceitos e comandos básicos
  • Ter uma noção minima sobre Cloud (AWS || GCP || Azure)
  • Bônus:
    • Design Patterns - padrões de projetos é um diferencial bacana e pode te ajudar bastante no desenvolvimento das aplicações
    • Testes unitários - é uma coisa essencial pra você melhorar seu código e aplicações (vai te evitar bastante dores de cabeça no futuro)
    • Swagger - para documentar as aplicações
    • Sistemas de mensagerias (Kafka, RabbitMQ...) - é algo que muito utilizado em aplicações de grande escala, vale a pena dar uma olhada

Espero que eu não tenha te assustado com esses "requisitos mínimos". Tem algumas coisas comentei acima, que apenas "conhecer", já seriam o suficiente, pois você aprenderá mesmo na prática, no dia a dia, como desenvolvedor.

E lembre-se, como desenvolvedor junior, você está lá para aprender, pra errar, pra se desenvolver, pra evoluir...

Desejo muita sorte na sua transição de carreira e que logo logo você esteja atuando como dev.