Executando verificação de segurança...
1
adal
1 min de leitura ·

Quais as dicas que vocês dariam para um iniciante em desenvolvimento web?

Bom dia, seres!

Bom, sou desenvolvedor backend em java (Spring Boot) e trabalho com SalesForce (majoritariamente com Apex e componentes LWC). No momento estou estudando por fora a respeito do desenvolvimento web, fora do contexto do SalesForce, e gostaria de sugestões sobre frameworks, alguns conselhos/dicas que vocês pegaram com o tempo e demais tecnologias para ficar de olho no próximo ano.

2

Eu sou desenvolvedor web. A dica que tenho a oferecer é conhecer mesmo a linguagem Javascript a fundo e só depois estudar algum framework.
O mal que os iniciantes em desenvolvimento web pode cometer (foi o que aconteceu comigo) é estudar logo o framework e se deparar com problemas básicos da linguagem javascript. Tive que buscar os ensinos básico da linguagem que negligênciei no inicio da carreira.

Estude muito bem HTML, CSS quando estiver domindo e construindo interfaces básicas ai comece a fazer sites dinâmicos com o javascript.
Assim é a melhor forma de começar na area.

1

Eu entrei no mercado de trabalho com SalesForce e na plataforma eu desenvolvo os LWC (Lightning Web Component), tive a mesma sensação que voce mencionou: a de estudar um framework antes de entender a linguagem. No meu caso, por ja ser web, eu tive de aprender o básico em js. No momento estou estudando react mas só depois de fazer algumas páginas estáticas utilizando o js como validação de input, e 'brincando' um pouco com o framework p5.js.
Não sei bem dizer se no meu caso me falta experiência nessa área de desenvolvimento ou conhecimento nas linguagens e frameworks.
Enfim, agradeço a resposta, vou dedicar os estudos com javascript e quem sabe logo começar algum projeto mais interessante.

Vlw! \o

2

Olá, me chamo Diego e atualmente estou estudando para entrar na área de dev web. Porém, posso te ajudar com essa dúvida, segue algumas dicas:

  1. Vamos começar pelo básico, foco no HTML, CSS e Javascript (Se já souber é sempre bom relembrar kkkkk)
  2. Com relelação a frameworks front-end vamos com os três mais famosos react, angular e Vue (Sendo que, o react é o que possui mais vagas e angular é mais utilizado por empresas que precisam de uma maior segurança, como bancos e setor público)
  3. Para o back-end vc já sabe java então vai com esse mesmo (Mas se quiser algo novo, dá uma olhada no Node.js)
  4. Depois que estiver bastente familiarizado com essas tecnologias dá uma olhada no typescript (que é basicamente um javascript tipado).

Esse é o básico da web, porém cada um desses tem muitas nuances e caminhos possiveis. Sendo assim, vou deixar alguns links que podem ser úteis para vc.


para treinar sua lógica e se desfiar:
codewars
leetcode
hackerrank

canais do youtube que podem te ajudar:
Curso em Video
Alura
Attekita Dev
Bóson Treinamentos
Felipe - Dev Samurai
Mayk Brito
Otávio Miranda
Rodrigo Branas
Rocketseat

Site para aprender o básico da web de graça:
rocketseat

OBS: Vou deixar um site que pode ser muito útil para você, Developer Roadmaps (ele é basicamente um mapa mais comleto de diversos assuntos)

1

Achei interessante o trecho

3. Para o back-end vc já sabe java então vai com esse mesmo (Mas se quiser algo novo, dá uma olhada no Node.js)

Nesse ponto me fez pensar um pouco: continuar com o desenvolvimento em java + spring boot e usar algum framework ou 'vanilla js', ou aprender Node?
Eu tive aula de Node na faculdade, cheguei a fazer um CRUD simples.
Vou continuar pesquisando a respeito do Node e estudar o uso do react com spring boot, apenas por estar mais na minha zona de conforto, mais para frente eu pego para estudar melhor o Node e fazer algum projeto mais elaborado.

Agradeço os links de referência, apartir daqui ja tenho um bom guia.

Vlw! \o

1

Não mude de Stack.

Como você ja comentou que é desenvolvedor backend e trabalha com Java usando SpringBoot, recomendo manter os estudos e começar a se aprofundar. O java evoluiu muito e continua sendo uma das escolhas principais de empresas que precisam de uma ferramenta que além de robusta seja estável. Com o SpringBoot o desenvolvimento backend web em java ganhou uma nova vida.

Por que não mudar?

Conhecimento e experiência se conquistam com o tempo. Sabe aquelas vagas de emprego que pedem X anos pra o candidato? Se você mudar de Stack vai "zerar" sua conta com Java e vai precisar trilhar o caminho todo até estar no ponto atual com a nova tecnologia.
Se estiver se sentindo desanimado com a linguagem ou quiser entender os outros frameworks recomendo que faça os estudos em paralelo e busque inspirações de projetos pra exercitar. A maestria demora e demanda esforço. Se acha que já domina o básico, é hora de especializar-se. Construa serviços com java, utilizando serviços e a infraestrutura da AWS, entenda o básico de devops e o processo de compilação e os "por baixos" da linguagem.

Importância da nuvem:

Como comentei acima, o mercado precisa de desenvolveres que entendam de cloud. A nuvem será é pré-requisito e ter esses conhecimentos bem fundamentados faz uma grande diferença nos processos de contratação e fará diferença na sua carreira.

Recomendações:

Mantenha o foco e procure conteúdos que despertem interesse pra colocar a mão na massa. Conheça padrões de projetos, domine as estruturas de dados e o mais importante, mantenha a constância. Mesmo que pouco, estudar todos os dias vai lhe beneficiar.

Respira fundo, mantenha o interesse e keep coding.

1

Muito obrigado pela resposta. Ultimamente estou desenvolvendo um portfolio simples com react, apenas por questão de estudo. Estou dando uma olhada nessa base em front e frameworks web para tentar dar os meus primeiros passos com Spring Boot + [framework] ja que normalmente eu fico na parte de Restful API e web services.

Falando em springboot + [frameworks], terias alguma dica de host (barato)? Ou algo a ser considerado quando implementar demais frmeworks web com spring.

1

Acho que Linode ou DigitalOcean são boas alternativas, mas o ideal é você pesquisar qual se encaixa melhor no seu contexto, avaliando performance e o nível de utilização que sua aplicação terá.