Executando verificação de segurança...
1

Carreiras alternativas em programação

Olá a todos! Minha primeira publicação por aqui. Estou no quarto ano de Engenharia da Computação pela Univesp, ja faz algum tempo que me interesso por tecnologia e fiz alguns cursos do Guanabara antes de entrar na facul. Durante esse tempo me tornei funcionario na prefeitura de minha cidade e mesmo assim ingressei na univesp com esperança de ingressar nessa carreira.
Mas como o mundo da voltas o mundo da tecnologia não está mais tão favorável como estava antes, aliás talvez nunca esteve pois a maioria das vagas desde sempre possui exigencias um tanto absurdas, além do grande numero de vendedores de cursos e marketeiros que tentam convencer os leigos de que o mundo da tecnologia proporciona grandes possibilidades e tudo é favoravel.
Eu acho muito arriscado e até burrice eu me desfazer da minha estabilidade no setor público, trocar tudo isso por uma vaga de estagio ao meu ver é um prejuizo muito grande, alem do fato de que até no setor publico os concursos exigem experiência na área.
Gostaria de dicas de como posso ingressar na programação como uma forma alternativa de carreira, para renda complementar e pra ganhar experiencia.

Carregando publicação patrocinada...
1

A velha área de front-end e back-end está super saturada, cursos gratuitos saindo pelo ladrão, certificados distribuídos igual capim, ou cursos completos pelo preço de uma pizza (R$ 30,00 a R$ 50,00) e por aí vai.
Escolha algo onde não tenha demasiados cursos gratuitos, se especialize e seja feliz.
- Data Mining SAS
- SAP.
- Protheus da TOTVS.
- Amazon QuickSight. (B.I. - Business Intelligence)
- Salesforce.
- RPA - Robotic Process Automation
- BMC Control-M
- Power Center (ferramenta de ETL - Extract Transform Load)
- Oracle Database.
- Oracle Exadata.
- Cobol
A vantagem é que você só precisa saber uma delas.
E claro somado a Machine Learning que é o nosso presente e futuro, não tem como escapar disso, porém noto que está havendo muito curso gratuito sobre este assunto, então talvez não compense.

1
2

O que estou dizendo é para fazer o treinamento da própria empresa
https://www.sap.com/brazil/training-certification.html

É caro, mas vale o investimento, pouca concorrência e paga bons salários.
Sem contar que você não vai tomar um reset a todo instante igual acontece com front-end, onde todo ano a moda muda a cada estação.
Agora é PHP
Agora é jQuery
Agora é Bootstrap
Agora é CodeIgniter
Agora é Vue
Agora é React
Agora é Angular
Agora é Express
Agora é Node.js
Agora é Bun
Esquece tudo agora é Python com Django
....

1

Gostaria de dicas de como posso ingressar na programação como uma forma alternativa de carreira, para renda complementar e pra ganhar experiencia.

Você pode fazer freelancer...

Ou construir alguma coisa legal, você pode dedicar algum tempo e trabalhar em um projeto pessoal, construir algo que ajude as pessoas ou ajude você mesmo, pode ser algo pra um público mais específico, pra outros devs por exemplo, pode ser algo voltado também para o entretenimento, sei lá, qualquer ideia que você ache bacana, bem, não é gatinha que gere algum tipo de retorno, mas de todo jeito você vai estar ganhando algo, pense assim, você vai estar trabalhando em um projeto que tem o potencial de te trazer um retorno financeiro, você vai estar ganhando experiência, você vai ter um projeto pra colocar no teu portfólio e vai estar trabalhando em algo que você gosta. O ponto positivo de trabalhar em um projeto pessoal enquanto está empregado é que você não tem a pressão de entrar no mercado de trabalho ou realmente precisar que esse projeto te der algum retorno financeiro, simplesmente você vai estar trabalhando em algo que gosta. Essa é minha dica 😐

1

Olá abnercorreia, um caminho que acredito é montar um portfólio de projetos, começando com projetos simples e ir evoluindo, também trabalhando com freeelancers (tem um post aqui no tabnews que fala sobre isso "Dicas de conteúdos para quem está interessado em freelance", tem indicações de sites nos comentários), são caminhos para adquirir conhecimento e apresentar em um entrevista de emprego. As exigências absurdas para candidatos pelo que vejo é uma constante, pois sempre vejo esse questionamento.
Em todo caso é bom pensar muito bem se é viável trocar uma carreira pública pela privada, ou se for possível conciliar carreira de TI no setor público aí é uma boa para sua meta. Espero ter ajudado, sucesso!

1

O que te falta é direcionamento.
Eu te garanto, tem vaga ate demais, infelizmente a regua aumentou.

O que te indico, de incio, é tu decidir logo de cara, o que tu quer fazer da tua vida.

Vou te listar algumas carreiras que, te garanto, teem vagas, mas pra isso tu tem que estudar fortemente:

  • Desenvolvedor Mobile (React Native)
  • Desenvolvedor frontend Angular (O mercado Angular aumentou demais esses ultimos tempos)
  • Desenvolvedor Dotnet (Mercado C# literalmente sempre tem)

Mas so saber essas stacks nao garantem nada.
Tu tem que saber deploy, tu tem que entender de projetos, tem que saber se desenrolar.

(Java e Node, na minha opniao, deram um esfriada)

Hoje qualquer um faz uma api em nodejs, e quem mexe com Java, geralmente tem que aprender um monte de coisa que nem faz mais sentido.

Eh bem dificil alguem conseguir uma vaga 100% so Spring Boot, raro.

Node flopou! Todo mundo é dev node.

Tem muito mercado tambem, pra programador Magento e VTEX.

0