Certificações podem ser sim muito importantes e podem realmente definir seu futuro na área de tecnologia, dependendo da área e da empresa que te certificou.
Se você quer trabalhar com redes em empresas grandes, é praticamente obrigatório ter uma certificação como a CCNA (Cisco Certified Network Associate), por exemplo.
Além disso,m outras áreas e que vão te destacar no meio de outros candidatos, com existem diversas outras que são "game changers" eo, por exemplo, a Certificação Red Hat, a CISSP (Certified Information Systems Security Professional), a Certificação GCP (Google Cloud Computing) e a queridinha AWS Certified Solutions Architect.
A questão é que existem certificados que podem não ter tanto peso e relevância no seu currículo, como um certificado Alura ou Kenzie Academy, por exemplo. Acredito que, na minha opinião, o que esses cursos têm a te adicionar são experiências básicas e práticas, e projetos para o seu portfólio (o que é algo extremamente importante para conseguir uma primeira vaga júnior ou um estágio).
Além do mais, se você não tiver experiência na área de tecnologia, tente participar de projetos voluntários, contribuir para projetos open-source ou criar produtos e soluções para o dia-a-dia. Tudo isso vai te destacar bastante e vai te dar a chance de encher seu currículo com coisas valorosas (ainda mais se forem projetos em grupo em que você teve que trabalhar com outras pessoas).
De qualquer forma, tudo depende da área que você quer trabalhar e do porte da empresa que você tem como objetivo; empresas maiores sempre vão procurar por profissionais certificados, enquanto muitas menores não dão tanta importância para isso. No entanto, um certificado bem avaliado e reconhecido sempre te destaca no meio dos outros candidatos.
Agora, se você pretende entrar numa GAFAM/MANGA (antiga FAANG), além dos certificados meio que "exigidos" para a área, você vai, com certeza, precisar de um diploma universitário. Conheço bastante gente de Big Tech e não consigo me lembrar de ninguém que não tenha uma graduação em STEM. Então, se esse é seu objetivo, você já tem metade do caminho feito, agora é só seguir em frente, estudar e aplicar para vagas.
PS: se você quiser ser dev ou sofware engineer nunca deixe de estudar algoritmos, estrutura de dados e lógica programação. Isso é mais importante do que qualquer linguagem que você venha a aprender