Executando verificação de segurança...
2

Por que a galera mais jovem odeia o Java ?!

Pessoal trabalho na area a mais de 10 anos, atualmente programo em Java, Node, Go etc. Mas meu foco principal é o Java no qual tenho certificação e outras coisas, a alguns anos eu tenho percebido que os garotos(recém formados) que estão entrando na area cada vez mais tem se distanciado do Java e muitas vezes odeiam essa linguagem, por acharem muito verbosa com muito boilerplate etc.

Mas sinceramente o Java é uma linguagem que está no mercado a muitos anos, o boilerplate foi reduzido drasticamente com os lambdas, records etc... ao meu ver é uma linguagem super perfomática, já trabalhei em aplicações com thourghput de 10Milhoes/rpm e não somente performace como também qualidade de código e estrutura.

Coisas que ouço devs falando:

  • Não gosto de Java por que é mais dificil!
  • Não precisamos mais programar Orientado a objetos!
  • Java é muito lento!
  • Eu não gosto por que escreve muito!

O que vocês acham ??

Carregando publicação patrocinada...
3

Falam isso porque realmente é mais difícil, e não é por conta de Java, mas sim por causa da POO. Além do mais, o javascript, que é por onde a maioria começa, não obriga POO. Quem tem formação acadêmica, não se espanta com java, pois POO é obrigatório, inclusive, minha introdução nesse paradigma foi com Java. Mas as pessoas que estudam por conta própria, normalmente não vão muito além da programação funcional. A pessoa aprende javascript e constroi uma aplicação de ponta a ponta e não entende porque deveria estudar POO, e JAVA.

É muito chato pra quem não tem obrigação de estudar, estudar coisas como classes, objetos, atributos, polimorfismo, herança, métodos modificadores de acesso, getters, setters, injeção de dependência, inversão de controle, abstração, encapsulamento, e junto com isso, diversos design patterns que casam bem com principios de desenvolvimento como o SOLID...percebe? é muita coisa, é outro mundo na programação. e a maioria não está preparada pra esse aprofundamento, principalmente o pessoal que se diz autodidata.

1
1

Eu concordo com você, apesar de ter feito o oposto sendo um iniciante. Eu de fato adorei POO porquê ela passou a me dar "tudo" o que eu queria de forma que fazia bastante sentido. Antes, enquanto eu estudava python e javascripst eu não sabia diferenciar um método de uma função. Aprendia a sintaxe, o funcionamento de algumas coisas, mas sempre de uma forma bastante superficial. Só com Java que passei a entender o conceito de POO de fato e porquê de utilizá-lo. Saí de um grande preconceituoso com a linguagem e passei a ser um admirador.

Mas na parte de concordo com você, é mesmo intimidador olhar e ver que tem que aprender tanta, mas tanta coisa pela frente e nesse mundo corrido e frenético onde os iniciantes como eu querem uma rápida inserção no mercado, a gente se pega querendo atalhos, embora na programação esses atalhos de fato não existem, porque independente da linguagem que se está aprendendo, a dedicação sempre vai ser um fato excepcional.

1

Minha primeira linguagem de programação foi JAVA e me enquadro nesse grupo que você citou de jovens que não gostam muito de JAVA.

Dos quatro tópicos que você destacou eu me identifico com dois:

  • Não precisamos mais programar Orientado a objetos!
  • Java é muito lento!

Comecei a estudar Java em um curso técnico ainda no ensino médio, gostei bastante desse primeiro contato com a programação, pensei até em seguir carreira na programação focando em java. Ao terminar o ensino médio decidi cursar física, e foi quando tive contato com a linguagem C e passei a gostar mais desta linguagem em detrimento de Java.

Apesar de reconhecer a enorme importância do paradigma de orientação a objetos, no meu caso particular não é necessário, uma vez que trabalho realizando simulações físicas e o paradigma procedural é suficiente, além disso, o mais importante para mim é a velocidade de execução. Com isso justifico os pontos que me fazem não gostar de trabalhar com Java, apesar de admirar a linguagem.

1

Excelentes pontos @felipemoreira, acho que pra você que esta utilizando C, realmente concordo com seus pontos, eu utilizei mais o Java como linguagem para criar API, mas pra quem usa C, não sei se o Java teria o mesmo desempenho, muito bem colocado, o Java também não é bala de prata para todos os problemas rsrs

1

Ja trabalhei com Java la em 2010, em um projeto de iniciação cientifica da faculdade... hoje nao trabalho mais pois tudo que vc quiser fazer vc pode fazer com mais facilidade, velocidade e segurança com outras linguagens... principalmente JS e Python (que sao as linguagens que estou focando agora)... claro que oJava ainda tera muito mercado e muitos sistemas ainda usam e vao continuar usando por muito tempo... (vejo a mesma discução sobre php...) mas esse é o ciclo de vida das coisas... eentre 2005 a 2010 java era praticamente obrigatorio em todas as faculdades... agora o python esta dominando no meio academico, pelo menos nas areas de conhecimento que atuo como analise de dados estatistica, engenharia e afins...

1

Tenho essa mesma percepção amigo, o mesmo pra c#, ambos tem sintaxes chatas
Recentemente me apaixonei pelo Python, mto versátil e simples, direto ao ponto, e pode ser usado em tantas aplicacoes que é indescritivel, top demais

1

eu sou velho e odeio java!

em 10 anos java não conseguiu passar de 3 bilhoes de devices kkkkk

trabalho em uma empresa gigante que usava java para tudo, quando entendeu que precisava ser melhor em tecnologia do que seus concorrentes mais novos descobriu que precisa de agilidade, colocar produtos na prateleira rapidamente, escalar ambientes, api's, campanhas ... no java tudo era mais massante, SOA, websphere.. tudo on premisse então foi ai que empresas como essa estão parando de adotar o java para subir lambdas, serveles, nodes e por ai vai, em poucos git copilots vc constroi algo e da deploy em alguma cloud por centavos a hora.

o que vai tirar uma empresa das linguagens verbosas e com alto tempo de deploy é justamente a agilidade de se criar um produto e colocar na rua para vender.

1

A questão é... vocês usavam websphere imagino como deveria ser dificil fazer um deploy rsrs pelo menos na epoca que usei ele demorava muito tempo pra subir, era uma empresa do setor de seguro bancário, um bancão gigante que comeca com Bra... (não sei se posso colocar o nome aqui rs), fazia integrações com o Cobol etc. Você acha que culpa é do Java?

1
1

Creio que me encaixo bem ness galera mais nova que voce citou (tenho 2 anos de experiencia de mercado apenas), mas sempre enxerguei esse papo do Java mais como um grande meme como uma verdade. MASS eu tenho minhas pequenas criticas tambem, sendo elas:

  • Iniciar em java requer mais trabalho e dedicação do que em outras langs mais simples (como python e js), seja pelos conceitos que ja são introduzidos de cara em java ou pelo proprio setup mesmo para rodar (toda aquela historia da JVM e etc).
  • Definitivamente eh mais verboso e trabalhoso fazer coisas "simples" em java do que em outras linguagens, desde implementacao de metodos. Tudo em python, javascript e ate mesmo go (por incrivel que parece) parece mais simples do que em java pra mim.

Acho que juntando esses dois pontos e mais os memes que a galera faz em cima, desmotiva o povo que ta entrando na area ou ate mesmo que esta na area ja a aprender ou trabalhar com a linguagem.

1

Eu tinha essa visão ruim do Java pela forma traumática como me deparei com a linguagem pela primeira vez. Mas depois, dando uma segunda chance, eu de fato fui conseguindo assimilar mais seus conceitos e Java tem sido a linguagem que me fez de fato entender muito mais sobre programação em si. Ainda sou um iniciante, mas tenho estudado Java com muito gosto e rumando em desenvolver meu primeiro projetinho com a linguagem para dar o meu primeiro passo em um estágio e entrar para o mercado.

Minha experiência com a linguagem ainda é muito rasa, mas minha opinião já mudou drasticamente. O que eu antes achava extremamente difícil de entender hoje se tornou muito simples - apesar de continuar complexo. Inclusive, o aprendizado de Java tem me feito aprender melhor outras linguagens pelas quais eu já passei e aprendi muito por alto sem entender muitos de seus conceitos. Seguirei estudando Java com afinco para não me perder pelo caminho e espero ter muita história para contar sobre a minha experiência com a linguagem.

1

Excelente @thiagookan, sinceramente eu acredito que o Java abre muitas portas e realmente melhora os conhecimento de como programar, como o @devmayke mencinou, você comeca a se aprofundar mais em conceitos super importantes como SOLID, POO etc.

Talvez o problema seja em como os jovens estão sendo introduzidos nesses conceitos.

1