No longo prazo, isso se transforma num pesadelo de manutenção, e alguém vai ter que pagar essa conta. Spoiler: não vai ser a IA.
Mas é justamente sobre isso. Se a IA está fazendo surgir "milhões de CRUDs inúteis" e depois alguém vai ter que pagar essa conta, essa conta quem vai pagar é a empresa que os contratam e quem vai receber pra corrigir esse estrago é justamente os bons programadores. Ou seja, quem é bom programador não precisa se preocupar com nada disso, pois ele receberá para resolver esses problemas.
A questão principal aqui é como você formula a sua ideia. É simples entender que você está criticando os programadores superficíais que para tudo precisam pesquisar ou gerar código (isso quando sabem aonde pesquisar). Mas a forma como você coloca isso, da a entender que se uma pessoa não sabe traduzir uma string em um código binário ela não tem espaço no mercado ou é um péssimo programador. Mas, apesar de eu ter aprendido como fazer essa tradução na faculdade, até hoje não tem uma única vez que precisei exercer esse conhecimento e, caso precise, uma rapída googlada (que você parece ser contra) lembra o método de fazer esse calculo (isso se for realmente necessário fazer na mão, porque se precisar em 10 segundos você acessa um site gratuito e faz a tradução.
Eu acho válida a sua ideia de se buscar tem um conhecimento geral sobre tudo envolvido na programação, mas não dá pra generalizar, tudo depende de contexto, porque se o programador for obrigado a saber exatamente tudo sem recorrer a uma pesquisa, então não há programadores bons, porque nenhum sabe tudo.