Executando verificação de segurança...
1

[AJUDA] - Proximos passos

Tenho 20 anos, comecei uma faculdade de Sistemas de Informação apesar de já ter alguma experiência como web dev, optei pelo caminho do bacharelado por questões pessoais e não estou disposto a desistir do curso atualmente. Estou me sentindo um pouco perdido, gostaria de adiantar minha experiência de algum modo, seja estudando conteúdos específicos ou correndo atrás de um estágio. Gostaria de saber o que vocês focariam em meu lugar.

Carregando publicação patrocinada...
2

Me desculpe se for duro, mas tem casos que é melhor assim.

O que acontece com a faculdade que você não consegue ajuda com ela? Faculdade não é só ensino.

Eu sempre acho estranho quem precisa de ajuda de pessoas aleatórias na internet quando ela está fazendo faculdade. Também acho estranho quando a pessoa pede para estranhos que faculdade ela deve fazer quando a faculdade pode dar todas informações que ela pode querer, e pode até dizer quando aquele cursos não é para ela (sei que nem todas serão honestas, mas estranhos serão piores que desonestos pela completa falta de informação).

Também acho que a faculdade no mínimo deveria dar a base para a pessoa descobrir o que mais a pessoa poderia estudar. Sei que muitos alunos sequer leram o ementário do curso. Ali dá muita coisa. Os professores podem responder oque mais podem ver que nem no ementário pode ter. Eles podem fazer melhor que nós. Isso é uma forma da pessoa resolver seu próprio problema. A profissão de desenvolvedor, antes de codificar, é solucionar problemas dos outros. É pegar algo que precisa ser feito, sem ajuda de ninguém, definir esse problema muito bem, não tem enunciados do problema, e depois achar a melhor solução para aquilo, para no fim codificar algo.

Me lembro que eu matava muita aula que eu achava fraca na faculdade. Sabe o que eu fazia? Ia à biblioteca, escolhia um livro, ou pegava uma revista ou jornal da área (internet não existia) e ia aprendendo coisas novas. Até algumas que nunca me serviram diretamente, mas me ajudaram a entender outras coisas. O meu problema sempre foi administrar tanta coisa legal para fazer. Mas era um bom problema, e eu fazia, melhor ou pior.

Espero que isso sirva de inspiração. Não posso dizer o'que deve fazer, até porque não fez uma descrição completa da sua situação. Eu estudava em uma cidade, trabalhava em outra e morava em uma terceira. Eu já entrei com bom conhecimento, já era um profissional, eu comecei com 13 anos, eu tive uma base escolar boa, mas sempre tive problemas cognitivos. Eu sou diferente de todos os habitantes deste planeta. Você também é.

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

Tenta fazer o que acha importante.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Eu fiz sistemas de informacao enquanto trabalhava, foram os piores anos da minha vida mas foi a epoca que mais aprendi, juntava teoria da faculdade com a pratica do mercado.
Se eu puder te dar um conselho é: consiga um estágio o mais rapido possivel e tente conciliar teoria com a prática.

1

Vou falar da minha experiência pois acho que rolou algo parecido comigo.

Antes de entrar na faculdade também já tinha certa experiência de trabalhos voluntários que fiz construindo "mini projetos" de web, mesmo assim, optei por fazer o bacharelado em Engenharia de Software e minha porta de entrada real no mercado foi um estágio.

Eu procurei muito até conseguir um estágio antes de começarem as aulas e acabei conseguindo um logo no início da graduação. Eu particularmente tive dificuldade de conciliar estágio e matérias iniciais e acabei não aproveitando de nada muito bem até que pedi pra reduzirem minha carga horária no estágio (de 6h para 4h) e isso me ajudou a levar ambos no início.

Então, acho que primeiro vale a pena considerar o peso da faculdade na sua rotina e o tempo que vai precisar se dedicar a ela.

E segundo, eu consideraria que entrar no mercado, mesmo que por estágio, não é tão simples e exige uma base de conteúdo, então vale avaliar se seus conhecimentos básicos já são sólidos e convincentes o suficiente para ir buscar vagas. No meu caso, tinha noção de lógica de programação e algoritmos, javascript, css, html e mínimo de vue.js quando consegui o meu. No entanto, não foram poucos os momentos em que conhecimentos mais técnicos como orientação a objetos e estrutura de dados teriam me ajudado a desempenhar melhor nas tarefas do estágio e consequentemente, aprender mais, e eu não tinha visto isso com a profundidade necessária ainda justamente porque estava no início do curso.

Claro que estágio é para aprender, mas aprender na prática aquilo que um dia você talvez possa ter visto - mesmo que minimamente - na teoria. As vezes vale a pena buscar conhecimento primeiro e dar à si o momento que é seu de aprender nesses períodos iniciais da faculdade.

Sobre adiantar a experiência, acho que estágio e conteúdos específicos agregam, mas outra ideia de como te impulsionar nisso é buscar participar de projetos na faculdade ou até mesmo se desafiar em open sources por ai, como você disse que já tem certa experiência, essas coisas ensinam muito e quando decidir buscar estágio elas estarão lá para impulsionar seu currículo. :)

1

Desistir de uma faculdade não parece razoável. Se alguém te falar isso, fique a vontade para mandar àquele lugar e se retirar.

Correria atrás de um estágio!
Quanto antes entrar no mercado, melhor. Depois que se forma é mais difícil conseguir estágio e sem experiência prévia é mais complicado conseguir uma vaga júnior. Mais difícil mas não impossível.

Siga estudando em paralelo para se aprofundar nas coisas que gosta e ganhar bagagem própria, mas com certeza o mercado de trabalho vai te amadurecer mais rápido do que qualquer projeto que você encontre na web. Além de te acostumar a trabalhar com outras pessoas. Isso é um desafio e tanto. Quanto antes aprender a lidar com profissionais variados, melhor vai ser no futuro se quiser crescer ou gerir pessoas.

Boa sorte no caminho!

1

Me fez lembrar que uma das qualidades de uma faculdade, além do que ela ensina em termos de conhecimentos, é abrir portas para estágios! Principalmente para iniciqntes, é algo que ajuda demais.

1

Aparentemente, meu caro, você não descobriu ainda o que quer fazer, ou o que você gosta de fazer. Você tem 20 anos, muito novo, já com uma facul no pente... Se você está perdito, teste as opções! O caminho depois da faculdade é extremamente amplo, são muitas opções. Além do que, e isso eu digo como opinião própria, nunca tive uma boa experiência com faculdade. Atualmente estou finalizando Jogos Digitais, mas apenas por teimosia e para ter alguma "graduação" caso necessário.
Sobre o que escolher, ou melhor, como encontrar o que focar, isso é muito pessoal, por isso você tem que testar. Gostou de web, por exemplo? Dentro de web tem diversos subnichos, front, back, devops, DBA, suporte, SRE, AMS... são tantos que nem lembro, e cada um com suas particularidades. Existe fora web, desenvolvimento de jogos, SI, hardware, desktop, sistemas bancários, mobile, IoT, IA...
O que eu faria no seu lugar, faria uma lista com todos, leria nem que seja uma introdução na wikipédia, ou assistiria um vídeo que explicasse o que a área faz, escolheria talvez 3 favoritos, e focaria em um de cada vez. Eu escolhi como favoritos web e jogos, por exemplo. Hoje sou dev backend, mas quero migrar para jogos pois é onde me encontrei, então estou trabalhando nisso.
Você é novo, se permita testar e errar um pouco. Muitos de nós não tem mais idade pra errar e acabam ficando presos a uma área ou profissão que não gosta, apenas pra pagar as contas.

1

Cara, na minha opnião, a faculdade vai te dar a Base de conhecimento, mas você deve buscar por conta própria qual caminho seguir, Se hoje eu estivesse na sua situação, eu buscaria um estágio, pois é ele que vai te abrir portas para o mercado de trabalho e te dar experiencia, que é muito importante.

Eu já vi pessoas que nesses momento trancaram a faculdade e fizeram cursos de 6 meses da rocketseat, cubos'academy, trybe entre outros, mas acho que depende muito do contexto da pessoa.

Resumindo minha opnião é, focar em achar um estágio, depois foca em aprender alguma linguagem de programação, no estágio buscar aprender a trabalhar e se relacionar profissionalmente, e na faculdade vc foca em aprender a programar.