Executando verificação de segurança...
4

NVidia diz que não existe mais necessidade de programar

A programação como conhecemos está acabando.
Cada vez mais ela está mais voltada a "engenharia de prompt", saber como pedir, saber como a I.A. irá entender o nosso pedido e ter uma noção do resultado.
Acredito que será como conversar com alguém, o velho programador, irá conversar com o usuário que por sua vez irá conversar com a I.A. mas usando uma linguagem mais técnica e então obter o produto que o usuário espera.
Claro vem a pergunta, ué, porque o usuário não conversa diretamente com a I.A.?
Sim até é possível é muitos farão, mas as pessoas ficarão mais burras, será enfadonho o usuário ficar explicando o que quer com seu vocabulário fraco e sem conhecer quase nada, enquanto um programdor irá sacar mais rápido o que a pessoa realmente quer e repassar para a I.A.
Basta ver o WordExpress, quando ele surgiu eu pensei, nossa só escolher os plugins que precisa e pronto, ninguém vai pagar por isso, todos irão aprender WordExpress e farão o site que vier na cabeça, que nada, pessoal paga sim, e quem manja de WordExpress tem mas dinheiro do quê outros tipos de programadores, entrega rápido, rotatividade alta, grande carteira de clientes, qualidade boa e com boa fama no mercado.

Carregando publicação patrocinada...
6

Ele fala isso pois pra ele é interessante que invistam em seu produto, afinal ele tá ganhando $$$.

Falou a mesma coisa de crypto, falaram de web3, falaram de NFT, e vão inventar outro hype pra falar.

2

Pior que você está certo. Estes CEO's só estão interessados na grana, a mão de obra que se foda (desculpa o linguajar). Espero que eles (CEO's) também sejam substituidos por IA

1
4

Na verdade, eles dizeram que as crianças não precisam pensar em ser programadoras no futuro, e se foquem em outras areas. Acho que no básico é só o CEO da Nvidia muito velho preocupado com a falta de investimento em Saude.

No fim é dificil acabar com programadores devido a complexidade de código. É igual quando falaram que com a Orientação a Objetos, a programação seria muito simples, bastaria importar um objeto já pronto ou combinar objetos para criar novos recursos.

A complexidade e os códigos gigantes, estão é fazendo novas linguagens é abandonar um pouco os paradigma.

Fazer o básico, e falar que funciona é fácil. Um código grande mesmo em Python se torna complexo e precisa de um programador para ajustar as coisas, a IA gera códigos, ajuda a explicar conceitos e pode ser excelente nisso. Mas pegar um código de 10.000 linhas e deixar funcional é imposivel para a mesma, até para o ser humano comum que precisa de horas e horas pensando em otimizações.

1

...É igual quando falaram que com a Orientação a Objetos, a programação seria muito simples, bastaria importar um objeto já pronto ou combinar objetos para criar novos recursos. ...

Mas foi o que realmente aconteceu, você vê um sistema inteiro e o cara não quebrou a cabeça com com filas, lista ligada, estrutura de dados, ponteiros, interrupções, stack, heap, algoritmo de sorting na unha, acesso a memória, alocação de memória, liberação de memória, bits, bytes, id de processos, chamadas, segmento de memória, paginação, dump, etc.

2

Quando a IA evoluir ao ponto de contruir um sistema completo, escalável, corrigir bugs, etc sem a supervisão e intervenção de humanos, muitas outras profissões já terão ido antes dos programadores. Como designers gráficos, UI/UX designers, arquitetos, artistas conceituais e, inclusive, os tais "engenheiros de prompt", já que as IAs conseguem entender cada vez mais a linguagem natural declarativa.
Além disso, com cada vez mais investimentos em robôtica, não vai demorar muito até darem corpos a essas coisas para substituirem até os garçons também.

1
2

Ele está certo. Ele não está dizendo que o marmanjo não precisa aprender a programar ou que a profissão de programador morreu, está dizendo que em 20 anos pedreiros de código não serão mais necessários.

1
1

Nvidia é aquela empresa que teve a maior valorização da história da humanidade? Isso tem um nome: bolha. E das grandes. Eu entendo que nós como programadores precisamos aprender a usar e até mesmo a criar modelos, que resolven problemas sem que tenhamos que criar regras explícitas. Mas ainda não consigo enxergar um futuro sem programadores no geral. Mas a minha empresa não vale tanto quanto a dele, rs...

1
1

A maior falácia a respeito dessas notícias sensacionalistas sobre IA é presumir que, após a invenção dela, não haverão mais avanços científicos e tecnológicos a serem feitos pioneiramente pelo ser humano. Que nada!

Somente para o "programador medíocre" (termo que muitos odeiam) não haverá mais trabalho.

Com o avanço da IA, inevitavelmente surgirão novas pesquisas, áreas e tecnologias para que os programadores entusiastas se aventurem.

1

Cara eu diria que isso depende muito. É óbvio que a IA veio com força total, mas na minha visão não mostrou sua capacidade total até o momento, ou pelo menos, ainda tem muito "mercado" disponível.

Isso entra em contraste com outro pensamento que tive a um tempo atrás. Estava estudando sobre geração de energia e as possibilidades, e me deparei com a escala de Kardashev, que diz basicamente que a cultura da civilização depende basicamente da quantidade de energia que ela produz e de sua tecnologia. Levando em conta que não passamos nem do nivel 1, eu colocaria outra coisa na teoria, que é referente a eficiência energética que se possui. As invenções que foram atualizadas até então tem o consumo energético trabalhado até o limite, onde hoje é possível que liguemos uma geladeira com 1/4 da quantidade de energia que era usada a 10 anos atrás (ou até menos).

Pensando em IA é a mesma coisa pra mim. Chegará um momento que talvez estejamos medindo a potência de uma IA em niveis, e atualmente talvez estejamos no primeiro nível, mas ainda assim, aprenderemos a ser eficientes com niveis baixíssimos.

Da mesma forma, a programação não morrerá, pelo menos não tão facilmente. É como a produção de comida, temos industrializada e artesanal, e a comida artesanal é muito melhor e mais cara, além de ser mais bem vista. Comida industrializada possui muitos work around's para que seja "comestivel e durável". Apesar disso, mesmo para pessoas muito chatas para dieta (tipo eu) ainda fazem parte de uma boa porcentagem do que é consumido.

Mas é aquilo, não tenho bola de cristal.

1

Ainda não chegamos nesse nível de não precisar programar, mas acredito que não esteja longe disso. Não é que vai acabar por completo a necessidade de programar, mas o mercado que hoje tem milhões de programadores, vai comportar somente milhares. Quem discorda disso provavelmente vai ter a conversa printada para mostrar para os alunos do futuro, assim como mostraram pra gente a frase do presidente da IBM: "Não há razão para alguém querer ter um computador em casa".