Estou com 44 anos e ainda programo.
Programo desde a época do Clipper Summer, banco de dados dBase (.dbf), Visual Basic 6.0, Delphi, etc.
Hoje programo em Java com Spring.
Estou estudando Angular.
O mercado não está fácil, estou desempregado, antes conseguia emprego em no máximo 2 semanas, já fazem 6 meses que estou tentando.
Aprendi Spring recentemente, mesmo sabendo o que eles desejam vai ser difícil pois preferem pessoas empregadas e com experiência em TODAS tecnologias que exigem.
Também estão pedindo mensageria (RabbitMQ), docker e microserviços, e eu não conheço nada disso ainda.
Para piorar surgiu essa I.A. assim que eu conseguir emprego, já sei que não adianta mais avançar no aprendizado dessas tecnologias, o único caminho a seguir é Machine Learning.
acho que vc está um pouco equivocado em relação ao único caminho... IA só ajuda as pessoas a estudarem mais rapido, nao vai substituir ninguém.( pelo menos por enquanto) para vc construir alguma ML vc precisa treinar um modelo.... é complexo, nao é qualquer 1 que faz isso... Agora adaptar chatbot é outra história
Sim. Isso que estou dizendo. Como a I.A. está entendendo a nossa linguagem natural, então as linguagens de programação e bons salários para aprendê-las não fará sentido, qualquer um que entenda pelo menos a disciplina básica de algoritmos irá conseguir criar um software. Até a tela não precisará de diagramação em HTML, basta mostrar o rascunho que você desenhou que irá surgir uma tela prontinha.
O programador de agora para manter seu salário no futuro tem que aprender a treinar um modelo.