Executando verificação de segurança...
4

Não espere reconhecimento dentro do militarismo, pois ele não existe pra isso, não é a prioridade dele e muito menos o compare com o que ocorre longe das fileiras da instituição que você integra. Os valores defendidos são outros, como o "senso de dever", que nada mais é você empregar seus esforços e conhecimentos simplesmente porque "é o correto a ser feito", mesmo que isso não lhe devolva nenhum reconhecimento ou recompensa.
Militares trabalham com um único resultado em mente: o cumprimento de sua missão, seja qual ela for, e esse resultado já deveria os satisfazer.

~ Eu mesmo

Feita a introdução, vamos aos fatos: nenhuma instituição baseada em hierarquia e disciplina se compara ao que é praticado EM QUALQUER LUGAR que esteja dos seus portões para fora, então não adianta comparar. Não vou entrar no mérito do certo ou errado, mas sim do ter ou não ter perfil para viver esse "mundo" separado.

Logicamente que tais instituições não sobreviveriam sem seus técnicos e especialistas, principalmente em tempos de paz, porém todas elas são moldadas a "se manter" mesmo com a ausência de qualquer integrante. Do atirador ao general, todos são números e substituíveis, e isso não está errado. Isso impede que o Exército, por exemplo, seja dependente de uma mão de obra específica, como acontece com empresas comuns com seus funcionários indemissíveis.

Logo, pertencer a uma instituição militar não é fácil e exige características distintas de quem se presta a estar lá, como esse desprendimento de reconhecimentos, elogios, "tapinhas nas costas"... Isso não vai acontecer e você precisa estar OK com relação a isso para suportar estar lá. Se for fazer algo, faça por si, pelo seu propósito individual ou porque é sua missão entregar uma Telemática melhor do que quando você chegou, também faz bem. Contribua por onde passar, sempre que possível.

Poderia ser diferente? Poderia. Seria melhor? Talvez sim, talvez não.

Sou dev em uma dessas instituições e também entreguei mudanças significativas através do uso do meu conhecimento. As faculdades, cursos, especializações, pós graduações... todas saíram do meu bolso. Mas não faço pelas pessoas que deixam de reconhecer, muito menos pelas que criticam. Eu faço pelas pessoas que são impactadas positivamente em cada ideia que coloco em prática e pelo meu crescimento pessoal.

Digo mais, parabéns pelo que tem feito! Tenho certeza que o que relatou é 1% do que fez e da sua capacidade. Precisamos de pessoas como você para a peteca não cair... Ela não é de um ou de outro oficial ou praça, mas sim nossa.

Carregando publicação patrocinada...