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Como se tornar um Gamedev indie em 2023

O desafio

Durante meus poucos anos na carreira como desenvolvedor encontrei diversas pessoas que enntraram para o ramo com o intúito de se tornarem desenvolvedoras de jogos mas acabam desistindo devido o caminho arduo e difícil que é para iniciantes no ramo.
Muitos acabam entrando com ideias grandes demais ou com pouco conhecimento do quão difícil é cada parte do desenvolvimento e planejamento de um jogo.
Martketing, Estrutura dos Dados, Networking, Performance, são todos conceitos que iniciantes não levam em consideração antes de começarem a desenvolver seu "dream game".

As principais dicas de como começar bem

  • Não começe com projetos grandes
    Essa parace ser óbvia, mas é porque realmente é... Muitos iniciantes entram no ramo querendo desenvolver o próximo hit AAA, mas é praticamente impossível. Desenvolvimento de jogos leva tempo e muitas vezes você vai detestar seu jogo, persistência e motivação são habilidades necessárias para todo indie gamedev.
  • Escolha uma Game Engine e fique com ela.
    Game Engines são apenas ferramenteas que facilitam o processo de desenvolvimento de jogos, não há um engine correta, ela pode ter seus prós e cons mas é o artista que determina a qualidade da arte, não o pincel. Escolha uma Game Engine e masterize ela, assim você vai pode criar as features que você desejar, independente dos desafios.
  • Participe de Game Jams
    Game Jams são ótimos lugares para praticar suas habilidades, aprender novas coisas e criar um networking poderoso, as game jams mais famosas são a Ludum Dare, GMTK Game Jam e a Game Jaaj (Nacional).

Agora você já deve ter uma ideia de por onde começar sua jornada como Gamedev Indie, mas caso ainda não saiba por onde começar eu recomendo praticar os básicos antes de tentar suas próprias ideias, faça uma cópia de flappy bird na sua engine de escolha seguindo um tutorial, depois tente refazer mas sem consultar muito a internet, por fim, tente refazer o jogo em 1 hora sem consultar a internet (sei que é tentador mas vai por mim, isso vai te ajudar muito).

OBS: não se preocupe com a qualidade dos seus primeiros jogos, eles não vao ser perfeitos, foque no seu aprendizado e principalmente em gostar do processo, utilize assets para facilitar o desenvolvimento.

Dica Gamedev master das galáxias

Há uma roadmap que mutios iniciantes vem utilizando recentemente e vem sendo muito aprovada pelo aprendizado dos que utilizam, inclusive eu mesmo utilizei e aprovo o método.
O método consiste em criar pequenos jogos em um determinado período de tempo, isso permite que você possua um prazo para concluir os projetos e vá criando seu portifólio. A ordem é a seguinte

  1. Criar um jogo em 1 hora
  2. Criar um jogo em 2 horas
  3. Criar um jogo em 1 dia
  4. Criar um jogo em 2 dias (Duração clássica de game jams)
  5. Criar um jogo em 1 semana
  6. Criar um jogo em 1 mês
  7. Criar um jogo em 3 meses

Meus parabéns, se você conseguiu chegar no sétimo item da lista você já pode se considerar capaz de criar seu próprio grande jogo sem problemas, Durante todo o processo você já deve ter se habituado com os processos de Game Design, Desenvolvimento, Lançamento e Atualizações de seus jogos, agora é só colocar a mão na massa dev

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Muito boas as dicas mano, vou começar a praticar elas! Pra quem nunca mexeu com uma game engine, tem muito material no youtube mostrando como iniciar, até mesmo em português, os que eu mais vi eram de Contruct e Unity.

Game jans são muito divertidas de fazer, tu aprende muito no processo. To querendo fazer a Game Jaaj já faz um tempo, a próxima que tiver eu acho que participo.

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vou comecar na godot, ela ainda é meio nova,facil, open source e ta evoluindo rapido entao acho que é uma boa pra poder pegar desde o começo

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Queria tirar duas dúvidas sobre a carreira de gamedev se possível..

1-Qual o salario medio de um gameDev Jr, Pleno e Senior?
Estou perguntando isso por que ao pesquisar vejo muitas respostas diferentes..

2-A carreira de gameDev é mais "rapida"?
Pergunto isso por que tenho a impressão que um gamedev demora menos tempo para se tornar um pleno ou senior.. mas isso é só um achismo..

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Muito massa mesmo. Estou com um projeto com meu irmão mais novo que a gente vai começar a criar um jogo de cartas (estilo yu-gi-oh, pokemon, magic). Num primeiro momento vamos fazer um jogo estilo texto, onde o foco vai ser a programação e lógica das cartas, campo de batalha e os efeitos de magias e habilidades das criaturas.

Por uma coincidencia do destino, eu criei o repositório hoje https://github.com/aureliowozhiak/tcg_poder_elemental e nesse fim de semana a gente prototipou algumas coisas que fomos documentando no Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1nl31C6eMKqQTuf8xpInteUN5PtSBu0uM?usp=sharing

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Olá, sou developer de games no Roblox, acredito que o roblox studio seja muito boa para começar a fazer games pois a linguagem de programação Lua e bastante simples de aprender e fora isso o roblox tem uma grande marge de publico para jogar o seu game e se diverti, fora que possui uma comunidade bastante ativa e com muitos ensimanetos completos!
Ps. Eles dão a host de graça

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De fato, esqueci de comentar sobre as game Engines disponíveis no mercado (como a Godot, Unity, Unreal Engine, Construct e Roblox) e sim, por mais que a Roblox te de oportunidades com uma linguagem dinâmica e de fácil entendimento e mais o host de graça, creio que não seja uma boa porta para iniciantes devido a grande carga necessária de conhecimento sobre networking. Por se tratar de uma plataforma majoritariamente online o desenvolvedor deve ter uma carga prévia de conhecimento em dados de forma online, confesso que tive um pouco de dificuldade com a plataforma no começo, mas não descarto a possibilidade de usa-la no futuro, mas obrigado pro compartilhar a dica :)

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