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Desenvolvimento “intra-profissional/pessoal”!?

Venho até a aqui buscando por pontos de vista e opiniões sobre este assunto que surgiu durante uma 1:1 com a minha liderança.

Dando uma pequena contextualização sobre a pauta:
Muitos profissionais sempre buscam estar se especializando em algo ou simplesmente buscam novos conhecimentos, garantidamente buscam estar em um nível superior a ele mesmo no passado de uma forma mais rápida e concisa. Certo, com isto, é naturalmente esperando que se destaque dentro da empresa e que eleve o nível de qualidade/produtividade da equipe/produto em que trabalha.

Tope! Mas qual a problemática em que me encontro?
A questão que me faz vir buscar pontos de vista seria o quando seria o melhor momento para buscar este crescimento? E não menos importante, quem deveria ser mais interessado no assunto, empresa ou profissional?

Buscando o entendimento se devemos utilizando uma fração da carga horaria da empresa para buscar conhecimento, ou devemos estar estudando em casa? Com isto gostaria de trazer alguns pontos:

  • Assuntos específicos da empresa, devem ser estudados na empresa? De certa forma não deveria ser diferente, então ok. E assuntos a parte da empresa, como, por exemplo, estudar como outra stack, melhorar as softskills ou simplesmente estar nos atualizando sobre os assuntos e novidades no mundo de tecnologia. Eventualmente vamos achar respostas e perguntas que ajudaram o produto ou o time.
  • Juntamente com o ponto acima, devemos lembrar que muitos colegas de trabalho já estão com suas famílias formadas e vão sempre dar preferencia à mesma, assim só terão tempo de se atualizar durante o horário de trabalho, agora pensando de uma forma mais dura, se não é possível durante a carga horaria de trabalho devemos procurar evoluir profissionalmente o máximo possível antes de formar uma família? Não me cheira ser algo saudável.
  • Não há dúvidas que é de muito valor para a empresa um profissional sempre bem atualizado e com muito conhecimento, é de nossa responsabilidade procurar incentivar a nossa empresa a nos trazer oportunidades únicas de desenvolvimento? Creio que sim, e como trazer isto de uma forma mais sutil, existem várias empresas conservadoras, que não concorda com tais pontos, pois os ganhos financeiros de tal investimento são vistos com mais facilidade somente a longo prazo.

Seria este um brainstorm async? Tomara que sim, estou com muitas ideias na cabeça, confesso que não foi tão simples adicioná-las ao markdown.

Desde já agradeço a leitura, e fico no aguardo de contribuições incríveis à pauta :)

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Eu trabalho na área de capacitação de TI na Universidade de Brasília.
Eu sei que a dinâmica do setor público é diferente da área privada, mas acho que posso trazer um ponto nessa discussão.
Aqui o que vale é o seguinte: capacitação é considerada jornada de trabalho. Ou seja, se você está se capacitando em algo que vai trazer benefícios para as suas atividades laborais (seja soft ou hardskills), você pode e deve fazê-la no horário de trabalho.
Obviamente, se você trabalha com TI e quer fazer um curso de cutelaria, não pode usar dessa prerrogativa para fazer o curso no horário de trabalho.

Deve haver um alinhamento entre colaborador e chefia sobre essa concessão. A empresa "liberar" o colaborador a realizar curso em horário de trabalho, está abrindo mão da hora de trabalho paga para um benefício mútuo.