Executando verificação de segurança...
13

Pitch: FiscalizaJá - Uma forma diferente de fiscalizar

🔎 Quem não deve, não teme.

Quem aqui viu o meu antigo post sobre o meu projeto Pitch: FiscalizaJá: Website open source que mostra despesas dos deputados federais, ao fácil acesso.
Fiscaliza Já!
já sabe o que é o site (:

🕵️‍♂️ O que é o FiscalizaJá?

FiscalizaJá é um projeto que surgiu em meados de fevereiro de 2023, com objetivo de promover e possibilitar a transparência política no Brasil, permitindo que cidadãos auditem de forma fácil os gastos dos políticos com o dinheiro público.

Bom... só que sofreu uma atualização gigante e recebeu muitas melhorias.

🙋‍♂️ O novo FiscalizaJá.

Bom, o projeto agora conta com um backend dedicado que baixa os dados da câmara e mantém em um banco de dados paralelo, o que garante total liberdade para filtrar, modificar etc e também uma alta disponibilidade.

O website está em versão beta e eu conto com o apoio de vocês nessa missão! Eu sei que é perigoso. Nesses últimos 3 meses eu me ausentei daqui do Tabnews quase totalmente para focar nesse projeto.

Sei que há muita gente que se preocupou quando fiz o primeiro post, eu agradeço a precupação ❤ e tenho consciência do risco, mas eu estou determinado a continuar.

💪 Mudanças e melhorias

  • Frontend reescrito com Astro, garantindo um tempo de resposta melhor e um site mais barato de manter.
  • Backend dedicado desenvolvido com Fastify e PostgreSQL, que serve os dados baixados da câmara com extrema performance.
  • Filtros aprimorados, onde você consegue selecionar o fornecedor que deseja nas despesas (no antigo, você tinha de caçar o CNPJ)
  • Diversos tratamentos e melhorias nas imagens como redução de tamanho, compressão, etc que também contribui para um melhor carregamento do site.

E claro, há outros recursos que vocês podem explorar no site e, dar feedbacks aqui, é importante para mim!

🔓 Limitações atuais

  • A câmara não publica para download as informações de contato dos deputados, portanto, ainda não há essa informação no site. Eu entrei em contato com o dados abertos da câmara e me disseram que esses dados estão em fase de teste para serem publicados e logo estarão para download.
  • Alguns deputados podem estar com despesas ausentes, ás vezes ocorre problemas na geração dos dados diários e nem todas são baixadas pelo FiscalizaJá Deputados.

🚀 Planos para o futuro

Eu planejo, ainda em 2024 expandir esse projeto para o Senado Federal, possibilitando que nossos Senadores também sejam auditados e para o Senado, a transparência é menor ainda, portanto, é um passo importante.

🙋‍♂️ Open Source?

Sim, o projeto é 100% open source. Por enquanto, o código do backend e do website da versão para deputados não está aberto pois ainda não está completamente documentado e ajustado. No entanto, vou finalizar tudo até dia 15 e deixar todos os repositórios públicos! Vocês podem acompanhar por aqui: https://github.com/FiscalizaJa

👐 Está interessado em contribuir financeiramente?

Além de poder contribuir para o projeto com melhorias no código fonte (depois do dia 15 xD), também estou aceitando ajuda para manter o projeto online, preciso pagar uma VPS mensalmente e ainda não tenho um emprego, faço freelas de vez em quando, mas é, nem sempre tem dinheiro entrando, por isso a doação seria de grande ajuda

Link da vakinha online: https://www.vakinha.com.br/4280807
Pix da vakinha online: [email protected]

Quem quiser doar diretamente para mim via pix: [email protected]
Eu recomendo usar a vakinha online pois é melhor de organizar o dinheiro e prestar contas.

🚀 Eu vou ficando por aqui!

É isso pessoal, estou ansioso por feedbacks dessa comunidade incrível do tabnews e obrigado pela leitura! Eu sou Victor Reis David. Um jovem desenvolvedor com objetivo de fazer diferença no mundo contemporâneo. Esse é o meu pedacinho de contribuição para um futuro melhor do nosso país 💙

Link do site: https://fiscalizaja.com
Deputados: https://deputados.fiscalizaja.com

Versão antiga do site, para quem quiser comparar: https://legacy.fiscalizaja.com

Postei e esqueci de colocar os links, olha só que coisa boa kkkkkk

2

Interessante a ideia, é mesmo uma forma mais prática de se consultar esses dados. Seria legal no futuro aplicar para as câmaras municipais, incluindo assim os vereadores também, se for viável.
De todo modo, é um ótimo projeto para portfólio.

1

É algo que quero fazer no futuro. É mais difícil fazer para cidades pois há de olhar se o municipio disponibiliza os dados. Nem todos fazem isso /: mas no futuro eu quero sim expandir para câmaras municipais!

2

Ter onde pegar a procurar dados é legal, mas o mais legal é ter um sistema que consegue apontar que tem alguma coisa errada nos gastos, e notificar. Você já viu alguma coisa que saltou aos olhos e mostrou que tem alguma coisa errada ali? Bora tentar fazer um algoritmo pra pegar isso.

2

Já vi alguns casos estranhos enquanto ajeitava o banco de dados. Já vi deputado estourando a cota também. Fora casos onde o cnpj numa despesa não condizia ao fornecedor dela. São mais de 5 milhões de despesas (contando baixo), com certeza tem algo ali.

No entanto, para isso, existe também a operação Serenata do Amor em que eles empregam o uso de machine learning para encontrar gastos suspeitos, vale apena olhar: https://serenata.ai

Eu quero sim fazer um algoritmo para pegar casos suspeitos, é difícil fazer pois os dados não tem uma constância, um padrão para seguir.

Por exemplo, a pesquisa de fornecedores, eu precisei pegar todas as variações do nome de um fornecedor pelo cnpj, assim a api chega nos que não têm cnpj informado, e só a GOL, há mais de 211 variações de nome.

Eu vou sim desenvolver algoritmos para achar irregularidades nos gastos e escancarar no site. Só preciso de mais tempo para analisar certinho o conjunto de dados e entender ele.

Outro exemplo de como os dados são inconstantes e incompletos, no arquivo json dos deputados da câmara, não tem o partido deles! Eu precisei montar uma query para pesquisar na tabela de despesas cada deputado e achar os partidos por lá.

1
1
1
1

Longe de mim querer defender político, mas em um período praticamente 15 anos não tem como alguém lembrar certinho a forma que registrou o nome da GOL, ainda mais que esse é apenas uma de inúmeras despesas, sem contar que pode ter rotatividade no cargo de acessoria e etc. Não da pra já de cara assumir que foi na má intenção (apesar que eu não me surpreenderia se fosse).

1

Quem não deve, não teme.

O julgo do injusto, eu temo sim.
Pega quem não corre e fere quem não deve.

Quem lembra, Alexandre de Moraes querendo proibir VPN, como se todo mundo que usasse VPN fosse bandido.
Quem lembra, projetos de lei querendo proibir garupa em moto, como se todo garupa fosse bandido.
Quem lembra, proibição do Flipper Zero, ao invés de exigir mais segurança na IoT e punir fabricantes negligentes.
E por aí vai...

Legal seu projeto, mas quando ganhar fama vai ser derrubado, igual tantos outros.

1